Avisos amarelo e laranja devido ao calor em quase todo o território no fim de semana

© D.R.

Quase todo o território de Portugal continental vai estar sob aviso amarelo por causa do calor no fim de semana, sendo agravado, para laranja, em Lisboa e Setúbal no sábado e em Beja e Évora no domingo.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo – o menos grave de uma escala de três – estará ativo a partir das 12:00 de hoje em Faro, Beja, Setúbal e Lisboa, estende-se no sábado (a partir das 12:00) a Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Évora e, no domingo, a Vila Real, Porto, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra e Braga.

As persistência de valores elevados da temperatura fará o aviso passar para laranja (o segundo mais grave) a partir das 12:00 de sábado em Lisboa e Setúbal e, no domingo (12:00), em Beja e Évora, mantendo-se ativo pelo menos até às 00:00 de segunda-feira.

A Proteção Civil alertou na quinta-feira para o agravamento do estado do tempo nos próximos dias, devido à previsão de aumento da temperatura, mantendo o país em alerta amarelo para risco de incêndios rurais.

Também por causa do calor, a Direção-Geral de Saúde (DGS) recomendou na quinta-feira aos peregrinos que participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em Lisboa, que procurem ambientes frescos, bebam água, utilizem protetor solar e optem por refeições leves devido ao aumento das temperaturas previsto a partir de hoje.

Para ajudar os peregrinos a enfrentarem o calor, há uma sistema de nebulização que poderá ser acionado em caso de necessidade durante a missa de domingo, no Parque Tejo, assim como será distribuída água extra para que quem participa na JMJ se mantenha hidratado.

Para hoje, o IPMA prevê uma subida da temperatura máxima, mais significativa nas regiões Centro e Sul, e vento por vezes forte na faixa costeira ocidental durante a tarde, assim como nas terras altas.

Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 10º Celsius (Bragança) e os 21ºC (Faro) e as máximas entre os 24ºC (Aveiro) e os 36ºC (Faro, Beja e Setúbal).

Últimas do País

As ovelhas estão a salvo na Queijaria do Paul, no concelho da Covilhã, mas a maioria dos 100 hectares de pasto arderam com o fogo. Num setor difícil, olha-se com desconfiança para o futuro e procura-se continuar a resistir.
Os tribunais voltam a funcionar em pleno, depois de um mês e meio de férias judiciais, com a continuação e início de julgamentos mediáticos como o caso BES, Operação Marquês e a morte de Odair Moniz.
Quatro serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e três no domingo, de acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 14h00 de hoje.
Um casal de ourives que seguia hoje para a Feira de Santana em Leça do Balio, em Matosinhos, foi emboscado no caminho por indivíduos armados, revelou à Lusa fonte da PSP.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 306 pessoas no primeiro semestre deste ano por suspeita de violência doméstica, período em que foram constituídos 3.404 arguidos pelo mesmo crime, anunciou hoje aquela força de segurança.
O incêndio em Vinhais, distrito de Bragança, já está com "grande parte do perímetro controlado", disse hoje à Lusa o comandante sub-regional de Trás-os-Montes da Proteção Civil.
Um homem de 66 anos foi detido por suspeita do crime de violência doméstica cometido na quarta-feira contra a sua mulher, na residência do casal, numa freguesia do concelho de Aveiro, informou hoje a PSP.
Os incêndios que afetaram o país levaram a "cancelamentos massivos" de reservas em hotéis, alojamentos e restaurantes, em plena época alta, ameaçando comprometer os resultados de 2025, disse hoje à Lusa a AHRESP, que aguarda medidas de apoio ao setor
Em 2024, 5,1% dos portugueses em risco de pobreza não tinham acesso a uma refeição que contivesse carne, peixe ou um equivalente vegetariano, a cada dois dias.
Sete casas de primeira habitação e de emigrantes arderam no concelho de Sernancelhe, assim como 39 devolutas, revelou hoje o presidente desta Câmara do distrito de Viseu.