Cerca de 350 pessoas deslocadas em Odemira já foram acolhidas pela câmara

© D.R.

Cerca de 350 pessoas deslocadas por causa do incêndio que lavra no concelho de Odemira, no distrito de Beja, já foram acolhidas em duas estruturas de apoio criadas pela câmara municipal, revelou hoje o presidente do município.

balanço foi feito pelo autarca de Odemira, Hélder Guerreiro, durante um ponto de situação aos jornalistas realizado, ao início da noite, no posto de comando em São Teotónio, freguesia deste concelho onde o fogo rural teve início.

“Criámos um centro de acolhimento em São Teotónio, na [escola] EB 2,3 de São Teotónio, e já passaram por ali 271 pessoas”, adiantou, referindo que agora “são cerca de 180 pessoas” que se encontram naquele espaço.

Hélder Guerreiro salientou que as pessoas que, entretanto, saíram deste centro de acolhimento encontraram “soluções mais favoráveis” e outras, como turistas, acabaram por continuar as férias noutro local ou por encurtar as férias.

“E em Odemira, com uma parceria com a Segurança Social de Beja, também já montámos um outro centro de acolhimento à população, tendo em conta a evacuação que foi feita à localidade de São Miguel”, realçou.

Segundo o autarca, este espaço situado na sede do concelho acolhe 80 das cerca de 250 pessoas que vivem na aldeia de São Miguel, uma das povoações que teve que ser evacuada, por precaução, devido ao incêndio.

O presidente do município assinalou que foram evacuadas quatro unidades turísticas no concelho e que, para já, não há informação de casas atingidas pelas chamas.

“Existem muitas habitações no perímetro do incêndio” cuja área envolvente “sofreu as consequências naturais da passagem do incêndio”, acrescentou.

No total, este incêndio já obrigou à deslocação preventiva de cerca de 1.400 pessoas.

Também em declarações aos jornalistas, o comandante territorial de Beja da GNR, Galvão da Silva, disse que, até agora, foram evacuadas 19 pequenas povoações, a maioria no concelho de Odemira e uma no de Monchique, além do Parque de Campismo de São Miguel.

Os lugares evacuados, precisou, são Vale de Alhos, Vale de Água, Relva Grande, Selão, Corgos, Choças, Sobral, Escolas Vale de Água, Vale dos Alhinhos, Reguengos, Delfeira, São Miguel, Maroco, Moita, Monte Moinho, Zambujeira de Baixo, Vale Juncal, Juncalinho e Baiona.

De acordo com o responsável, a circulação rodoviária está cortada na Estrada Nacional (EN) 120, entre São Teotónio e Odeceixe, no concelho vizinho de Aljezur.

O militar salientou que estão igualmente cortadas ao trânsito as Estradas Municipais (EM) 501, entre São Teotónio e Relva Grande, e 1186, entre São Miguel e Vale dos Olhos, na freguesia de São Teotónio.

O incêndio rural numa área de mato e pinhal deflagrou na zona de Baiona, na freguesia de São Teotónio, a meio da tarde de sábado, e já entrou por algumas vezes no Algarve, tendo hoje à tarde rodeado Odeceixe, no concelho de Aljezur, no distrito de Faro.

O fogo levou a Câmara de Odemira a ativar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, com efeitos desde as 14:30 de domingo.

Últimas do País

A Barragem do Caia, em Elvas, no distrito de Portalegre, concluiu as descargas à superfície e de fundo, que terão libertado "entre 20 a 25 milhões de metros cúbicos" de água, revelou hoje fonte da entidade gestora.
No pavilhão do Souto da Carpalhosa, em Leiria, chegaram a estar 26 desalojados por causa da depressão Kristin. Hoje, ainda há 12 pessoas, entre elas Filomena e Vitor, há quase três semanas à espera de dias melhores.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penela estima prejuízos de 500 mil euros na sequência das recentes tempestades, disse hoje à agência Lusa o presidente da instituição, que lamentou a falta de respostas para estas organizações.
Mais de metade das 232 intoxicações medicamentosas voluntárias de jovens registadas nos últimos seis anos na Urgência Pediátrica da ULS Santa Maria ocorreu em 2024 e 2025 e a maioria foi feita com medicamentos disponíveis em casa.
A administração do hospital de Portalegre abriu um inquérito interno a uma enfermeira suspeita de ter agredido e insultado uma utente, a bordo de uma ambulância, quando se deslocava para um hospital em Lisboa, para realizar exames.
A PSP deteve mais de 1.000 pessoas, cerca de metade por crimes rodoviários, e apreendeu 40.402 artigos de pirotecnia durante a operação Carnaval em Segurança 2026, anunciou a polícia.
Viseu tem prejuízos superiores a 2,5 milhões de euros (ME) na sequência do mau tempo e o presidente da Câmara disse hoje que quer integrar a lista de municípios em calamidade para ter apoio do Governo.
Um sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter com epicentro em Alenquer, no distrito de Lisboa, foi registado ao início da tarde hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os agricultores do Alentejo declararam 75,8 milhões de euros de prejuízos provocados pelo mau tempo, desde 29 de janeiro e até hoje, revelou à agência Lusa fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional (CCDR).
A GNR, com a cooperação da Guardia Civil espanhola, desmantelou na quarta-feira uma rede organizada de tráfico de droga com ramificações internacionais e deteve 20 pessoas nos concelhos de Mafra, Sintra, no distrito de Lisboa, e em Setúbal.