Mais de 11 mil peregrinos em Uman para celebrar o Ano Novo Judaico

Mais de 11 mil peregrinos judeus vindos principalmente de Israel, mas também de países da Europa e da América, chegaram hoje à cidade de Uman, no centro da Ucrânia, para celebrar o Ano Novo Judaico.

© D.R.

“11.000 já chegaram. No total, esperamos até 30 mil”, disse o chefe da Administração Militar de Uman, Igor Miklashchuk, à agência de notícias nacional ucraniana, Ukrinform.

Os peregrinos viajaram para a Ucrânia, um país em guerra que é atacado diariamente com mísseis e drones desde que a Rússia o invadiu em 24 de fevereiro de 2022, apesar das recomendações das autoridades israelitas para não o fazerem e dos avisos dos ucranianos.

O rabino Nachman de Uman, também conhecido como Nachman de Breslov, foi enterrado nesta cidade no centro da Ucrânia em 1810.

Nachman é o fundador e único líder espiritual do movimento hassídico de Breslov, cujos seguidores são conhecidos por adorar a Deus através da música e da dança.

As peregrinações a Uman para celebrar o Ano Novo Judaico no túmulo de Nachman começaram a tornar-se populares após a morte do rabino e foram interrompidas durante décadas devido às políticas anti-religiosas do regime soviético que controlava a Ucrânia.

Com a independência da Ucrânia em 1991, Uman tornou-se “mais uma vez um íman para os seguidores do movimento Breslov”, e milhares de judeus ultraortodoxos ou simplesmente religiosos de todo o mundo visitam esta cidade ucraniana todos os anos no Ano Novo Judeu.

Últimas do Mundo

O número de mortos no incêndio que destruiu um complexo residencial em Hong Kong no final de novembro subiu para 168, anunciaram hoje as autoridades, confirmando tratar-se do balanço final após a conclusão das operações de identificação.
Espanha recebeu no ano passado 97 milhões de turistas internacionais, mais 3,5% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, segundo uma estimativa oficial divulgada hoje pelo Governo.
A rede social X anunciou na quarta-feira que implementou medidas para impedir que a sua ferramenta de inteligência artificial Grok dispa "pessoas reais", em resposta às críticas e à pressão das autoridades de vários países.
A autoridade suíça da concorrência anunciou hoje que abriu uma investigação contra a ‘gigante’ americana Microsoft relativamente ao preço das suas licenças.
Portugal determinou na quarta-feira o encerramento temporário da embaixada no Irão, quando ocorrem manifestações massivas contra o regime iraniano, anunciou hoje o Ministério dos Negócios português.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou hoje que 2025 foi um dos três anos mais quentes desde que há registos.
A Google atualizou a sua política de controlo parental para que os pais tenham de dar o seu consentimento antes que um menor possa desativar a supervisão parental gerida pelo ‘Family Link’ na sua conta Google.
A coproprietária do bar La Constellation, na estância de esqui suíça Crans-Montana, onde morreram 40 pessoas num incêndio em 01 de janeiro, incluindo uma portuguesa, ficou hoje em liberdade condicional, decidiu o tribunal do cantão de Valais.
A Tailândia recebeu, no ano passado, 57.497 turistas portugueses, um aumento de 4,93% em relação a 2024, o que constitui um recorde, de acordo com dados hoje divulgados.
Uma segunda volta nas presidenciais implica novos boletins de voto, mas alguns emigrantes portugueses poderão ter de fazer a sua escolha nos boletins da primeira volta, se os novos não chegarem a tempo, segundo fonte oficial.