Mais de 11 mil peregrinos em Uman para celebrar o Ano Novo Judaico

Mais de 11 mil peregrinos judeus vindos principalmente de Israel, mas também de países da Europa e da América, chegaram hoje à cidade de Uman, no centro da Ucrânia, para celebrar o Ano Novo Judaico.

© D.R.

“11.000 já chegaram. No total, esperamos até 30 mil”, disse o chefe da Administração Militar de Uman, Igor Miklashchuk, à agência de notícias nacional ucraniana, Ukrinform.

Os peregrinos viajaram para a Ucrânia, um país em guerra que é atacado diariamente com mísseis e drones desde que a Rússia o invadiu em 24 de fevereiro de 2022, apesar das recomendações das autoridades israelitas para não o fazerem e dos avisos dos ucranianos.

O rabino Nachman de Uman, também conhecido como Nachman de Breslov, foi enterrado nesta cidade no centro da Ucrânia em 1810.

Nachman é o fundador e único líder espiritual do movimento hassídico de Breslov, cujos seguidores são conhecidos por adorar a Deus através da música e da dança.

As peregrinações a Uman para celebrar o Ano Novo Judaico no túmulo de Nachman começaram a tornar-se populares após a morte do rabino e foram interrompidas durante décadas devido às políticas anti-religiosas do regime soviético que controlava a Ucrânia.

Com a independência da Ucrânia em 1991, Uman tornou-se “mais uma vez um íman para os seguidores do movimento Breslov”, e milhares de judeus ultraortodoxos ou simplesmente religiosos de todo o mundo visitam esta cidade ucraniana todos os anos no Ano Novo Judeu.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia foi alvo de buscas policiais em Bruxelas devido a suspeitas na venda de 23 imóveis ao Estado belga em 2024. A investigação está a cargo do Ministério Público Europeu, que confirmou diligências de recolha de provas.
Dados recentes da agência europeia FRONTEX indicam que, entre 2024 e 2025, mais de 100 mil pessoas entraram ilegalmente em Espanha pelas rotas do Mediterrâneo Ocidental e das Canárias. Cerca de 73% provêm de países sem conflitos armados generalizados.
As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.