Dia Europeu sem Carros com ruas cortadas e qualidade do ar medida em Lisboa

Dezenas de cidades de Portugal assinalam hoje o Dia Europeu sem Carros (DESC) com ruas cortadas ao trânsito, um dia aproveitado pela associação ambientalista Zero para medir a qualidade do ar em Lisboa.

© D.R.

A associação aproveita a efeméride para realizar “uma maratona de medições da qualidade do ar em diversos pontos críticos da cidade de Lisboa”, como anuncia em comunicado, explicando que quer perceber como estão os níveis da qualidade do ar em Lisboa no DESC.

Em Lisboa acontecem várias iniciativas para assinalar o dia, mas não está previsto o corte de ruas, ao contrário do que acontece, por exemplo, em Gondomar ou Vila Nova de Gaia, Vendas Novas ou Celorico da Beira, Mealhada ou Vagos.

Na capital celebrou-se em 2000 o primeiro DESC com o encerramento de diversas artérias da cidade e nesse dia milhares de automóveis não entraram sequer na capital.

Com o sucesso do DESC nesse ano, e no seguinte, em 2002 foi lançada a Semana Europeia da Mobilidade, que desde então decorre na União Europeia de 16 a 22 de setembro.

Com as duas iniciativas pretende-se incentivar a mobilidade suave e sustentável, evitando a emissão de gases com efeito de estufa e ao mesmo tempo melhorando a qualidade do ar e o ruído (o DESC surgiu na sequência de uma diretiva europeia sobre a qualidade do ar).

Segundo um comunicado da Zero divulgado recentemente as emissões de gases geradas pelo transporte rodoviário em Portugal aumentaram 6,2% em relação ao período pré-pandemia. ”As emissões associadas ao consumo de gasóleo e gasolina no transporte rodoviário não param de aumentar”.

Hoje, a associação, usando um aparelho de medição da qualidade do ar (transportado em bicicleta), vai estar em vários locais da cidade para medir níveis de, por exemplo, dióxido de azoto ou partículas inaláveis e finas.

A ação, segundo a Zero, visa chamar a atenção “para os problemas da qualidade do ar nas cidades portuguesas, para a urgência de retirar carros das cidades, para a necessidade do reforço do transporte público e para as consequências para a saúde” de níveis de concentrações de poluentes acima dos valores recomendados pela Organização Mundial de Saúde.

No ano passado, para assinalar a data, a Zero divulgou um estudo segundo o qual um dia por semana sem carros poupará o equivalente a 03% a 05% do gasóleo e gasolina consumidos em meio urbano.

Números divulgados na imprensa em 2018 davam conta de que entravam em Lisboa, diariamente, cerca de 370 mil carros.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje, no Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa, um homem próximo do ex-presidente da Guiné-Bissau Sissoco Embaló por suspeita de contrabando e branqueamento, adiantou à Lusa fonte ligada à investigação.
Um jovem de 18 anos foi detido pela GNR por furto de azeitona, no concelho de Mourão, no distrito de Évora, tendo os militares apreendido 300 quilos daquele fruto, revelou hoje a força de segurança.
O tempo médio de espera no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra, atingia hoje as 15 horas e 19 minutos, com 36 utentes a aguardar uma primeira observação, cerca das 10:15.
Os concursos para contratar médicos especialistas recém-formados estão atrasados, alertou o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), sublinhando que o prazo para colocar mais profissionais nos serviços de saúde públicos terminou na sexta-feira.
A área ardida até 30 de novembro foi a quarta mais elevada desde 2001, com 270.000 hectares em 8.284 sinistros, e a segunda pior na década, só superada em 2017, segundo o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.
O advogado Paulo Abreu dos Santos, com passagem pelo Governo, foi detido por centenas de crimes ligados à pornografia de menores e a abusos sexuais de crianças, alguns alegadamente praticados e registados pelo próprio.
O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira registou até às 12h00 deste sábado um total de 185 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas adversas nesta região.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reclamou, este sábado, o pagamento imediato da dívida de 30 milhões de euros às corporações respeitante ao transporte de doentes urgentes para os hospitais e pediu para ser ouvida em qualquer reforma do setor.
Dois homens foram detidos na quinta-feira no concelho de Cantanhede por suspeita de tráfico de estupefacientes, informou hoje a GNR de Coimbra.
Os ministros das pescas europeus chegaram hoje a um acordo sobre as capturas em 2026, com uma previsão de reduzir o volume global, nalguns casos com impacto em Portugal, como é o caso do carapau, solha ou linguado.