Argentina elege hoje à segunda volta o próximo Presidente da República

Cerca de 35,8 milhões de argentinos escolhem hoje qual dos candidatos à segunda volta das presidenciais - o ministro da Economia, Sergio Massa, ou o deputado populista Javier Milei - governará a Argentina a partir de 10 de dezembro.

© Facebook de Javier Milei

Na primeira volta, em 22 de outubro, Sergio Massa, candidato do partido no poder, obteve 36,78% dos votos, enquanto Javier Milei, que é apoiado pelo ex-presidente Mauricio Macri e se define como um “anarco-capitalista” – uma forma extrema de liberalismo defensora de uma sociedade capitalista sem Estado – ficou com 29,99%.

Para a reta final da eleição, Milei obteve o apoio da terceira classificada na primeira volta, Patricia Bullrich.

A média das 12 sondagens às quais a Lusa teve acesso deixa Milei com 44,65% das intenções de voto contra 42,67% de Massa, uma diferença de dois pontos, dentro da margem de erro, deixando a decisão nas mãos dos 6% de indecisos.

Cerca de 86.000 efetivos das Forças Armadas e das forças de segurança nacionais e provinciais foram mobilizados para assegurar o normal decurso desta jornada eleitoral no país sul-americano.

O Ministério da Defesa anunciou que o Comando-Geral Eleitoral (CGE) será responsável pelo envio de unidades e recursos logísticos para “garantir a proteção” nos locais envolvidos no processo eleitoral.

O Comandante-Geral Eleitoral nomeado, o general de brigada Jorge Fabián Berredo, liderará os efetivos do Exército, da Marinha e da Força Aérea que fazem parte da operação, juntamente com a Guarda Republicana Nacional, a Guarda Costeira, a Polícia Federal, a Polícia de Segurança Aeroportuária e as polícias provinciais.

Também envolvidos na operação estarão 4.500 veículos terrestres, um avião Hércules C-130, 14 helicópteros, quatro barcos e cerca de 90 mulas para transportar as urnas nas regiões montanhosas da Argentina.

A operação de segurança abrangerá as 16.888 assembleias de voto, onde estarão instaladas 106.160 mesas de voto.

Segundo o Ministério da Defesa, o CGE garantirá nos 24 distritos eleitorais do país “a proteção e a segurança do ato eleitoral, incluindo os locais de recolha de material, a vigilância das instalações onde funcionarão as mesas de voto e a guarda das urnas e da documentação durante o seu transporte nos veículos dos Correios Argentinos, bem como os locais de contagem provisória e escrutínio definitivo”.

Últimas do Mundo

O número de pessoas desaparecidas em todo o mundo aumentou 70% em cinco anos, indicou hoje o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), com base nos seus registos.
Alojados pela Cruz Vermelha em hotéis locais, vários imigrantes africanos envolveram-se em confrontos com residentes. A decisão de alojamento, apoiada pelo Partido dos Socialistas da Catalunha (PSC), gerou protestos e expôs a tensão crescente na região catalã.
Os preços mundiais do café situaram-se em outubro 30,3% acima do mesmo mês de 2024, subindo apenas 0,5% face a setembro, num mês de muitas oscilações devido às negociações tarifárias e problemas de produção e logística.
Um sismo de magnitude 6,2 atingiu hoje a mesma zona da costa nordeste do Japão, que tinha sido atingida por um forte tremor no domingo, desencadeando novo alerta de tsunami de menor gravidade.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.
As autoridades das Filipinas retiraram mais de 100 mil residentes das suas habitações no leste e norte do país, antes da chegada, prevista para hoje, do supertufão Fung-wong.
Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas por um tornado que devastou parte de um município no sul do Brasil, no estado do Paraná, informaram as autoridades locais.
As operações de socorro foram suspensas em Cebu, a província filipina mais atingida pelo tufão Kalmaegi, devido à aproximação de uma nova e poderosa tempestade, anunciaram hoje as autoridades locais.
Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.