PSP vai pagar este mês serviços remunerados aos polícias

A PSP vai pagar durante este mês de dezembro os serviços remunerados prestados pelos polícias durante a Jornada Mundial da Juventude, que se realizou em Lisboa na primeira semana de agosto, indicou hoje aquela polícia.

©facebook.com/PSPPortugal

Os sindicatos da Polícia de Segurança Pública têm alertado que os polícias que prestaram serviço extra, os chamados gratificados ou serviços remunerados, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ainda não tinham recebido aquele pagamento mais de quatro meses depois da realização do evento.

Em comunicado, a PSP refere que realizou, durante a JMJ, a maior operação policial com a mobilização do maior número de meios de sempre e os polícias empenhados prestaram serviço “em regime de serviço público e serviço remunerado”.

“No caso dos serviços remunerados, a direção nacional da PSP desenvolveu todos os esforços para que o pagamento fosse efetuado com a brevidade desejada”, indica aquela força de segurança, especificando que, na semana passada, a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros efetuou a transferência global da verba dos serviços remunerados prestados.

A PSP diz que o pagamento dos serviços remunerados está associado ao processamento mensal dos vencimentos, “o que levaria a que o valor dos remunerados da JMJ só fosse creditado no vencimento de janeiro de 2024”, tendo sido dada indicação ao Departamento de Gestão Financeira para que “se iniciasse o processo de registo e processamento de imediato”.

A PSP acrescenta que “será possível fazer um processamento extraordinário e os serviços remunerados serão pagos ainda durante o mês de dezembro”.

Últimas do País

Os Bombeiros Voluntários de Pombal foram chamados, na segunda-feira, para duas ocorrências que não terão tido resposta do INEM e em que acabaram por morrer dois homens, de 53 e 90 anos, revelou hoje o 2.º comandante.
A PSP deteve na noite de sexta-feira dois homens na Amadora após informação de que três homens estariam a incendiar caixotes de lixo, adiantou fonte desta polícia à Lusa.
Um cidadão estrangeiro ficou em estado crítico após uma agressão com arma branca na última madrugada em Lisboa, tendo o agressor, também estrangeiro, sido detido pela PSP.
Um homem de 38 anos foi detido na freguesia da Misericórdia, centro de Lisboa, com quase 60 doses de haxixe, anunciou hoje a PSP.
A PSP de Coimbra anunciou hoje a apreensão de cerca de 125 mil euros, duas viaturas e uma serra de corte de metal, numa operação que está relacionada com uma investigação sobre criminalidade automóvel.
Uma sondagem, realizada pelo Folha Nacional, revelou que os autores dos tumultos devem cumprir pena e pagar pelos danos causados.
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) acusou hoje o ministro da Educação de tentar enganar sobre os docentes no topo da carreira e de a proposta de Orçamento do Estado para 2025 “manter o setor em subfinanciamento”.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) abriu um inquérito aos casos de mortes noticiados nos últimos dias por alegados atrasos no atendimento do INEM, anunciou hoje a entidade.
Ana Paula Martins disse ter sido surpreendida pela greve às horas extra. Mas o aviso foi enviado à tutela no dia 10 de outubro.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) lamentou hoje que, apesar dos alertas, tenham sido as diversas mortes na sequência dos atrasos nas chamadas de emergência a forçar o Governo a ouvir os técnicos de emergência pré-hospitalar.