Concluída avaliação da AT a 83 barragens e liquidado IMI de 32

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, revelou hoje que a Autoridade Tributária concluiu a avaliação de 83 barragens no país, tendo sido feita a liquidação de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de 32.

© Folha Nacional

 

Nuno Santos Félix falava numa audição parlamentar na Comissão de Orçamento e Finanças, depois de um requerimento apresentado pelo Bloco de Esquerda (BE) sobre a caducidade do prazo de pagamento do IMI das barragens.

“O cenário que temos, na informação que foi ontem [quarta-feira] transmitida pela Autoridade Tributária e Aduaneira [AT], foi de ter sido concluída a primeira avaliação de 83 barragens no país e de ter sido feita a liquidação de IMI de 32 barragens”, disse.

A Autoridade Tributária (AT) deixou caducar o direito à liquidação do IMI, de 2019, relativo a mais de 160 barragens em todo o país, entre as quais o relativo ao negócio da venda, pela EDP, por 2,2 mil milhões de euros, das seis barragens transmontanas (Miranda do Douro, Picote, Bemposta, Baixo Sabor, Feiticeiro e Tua), noticiou a Sic Notícias, no início de janeiro.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais defendeu que quando se fala do IMI das barragens não está em causa apenas um ano, mas “décadas”.

“O importante é que estão a ser concluídas as avaliações, a análise das declarações e decisões para podermos no futuro a calcular a cobrança e o recebimento do imposto em causa”, disse.

Últimas de Economia

Na região de Lisboa e Vale do Tejo trata-se de um valor mais de cinco vezes superior ao registado no período homólogo, quando tinham sido despedidos 44 trabalhadores.
Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a descer a dois anos e a subir a cinco e a 10 anos, alinhados com os de Espanha, Grécia e Itália.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) emitiu ao longo do ano passado 92 licenças de exportação de bens de dupla utilização, produtos civis que podem ser usados em contexto militar.
A Comissão Europeia quer apresentar na primavera de 2026 o primeiro plano para a habitação acessível, para ajudar as cidades com maior pressão imobiliária a debelarem um problema que é cada vez maior, foi hoje anunciado.
O índice de produção na construção aumentou 2,1% em maio, um crescimento de 0,3 pontos percentuais (p.p.) face ao observado no mês anterior, avançou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O número de passageiros nos aeroportos nacionais aumentou 5,7% em maio, em termos homólogos, para 6,9 milhões, um ligeiro abrandamento face à subida de 8,1% registada no mês anterior, avançou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os preços dos combustíveis vão subir a partir de segunda-feira, afetando a gasolina 95 e o gasóleo. O gasóleo regista o maior aumento, com cerca de 3 cêntimos por litro. Esta subida ocorre no início da segunda quinzena de julho, altura de férias para muitos portugueses.
O comissário europeu do Comércio, Maroš Šefčovič, disse que vai continuar a negociar hoje com os seus homólogos dos Estados Unidos apesar do anúncio norte-americano de tarifas de 30% à União Europeia, recusando-se a desistir sem “esforço genuíno”.
As exportações chinesas de terras raras aumentaram 32%, entre maio e junho, após Pequim ter prometido "rever e aprovar" os pedidos para vender ao exterior este grupo de minerais críticos para indústrias como semicondutores, aeronáutica, automóvel e defesa.
A presidente da Comissão Europeia anunciou hoje que a União Europeia vai suspender as medidas de retaliação contra as tarifas norte-americanas, previstas para segunda-feira, com o objetivo de continuar negociações com os Estados Unidos até 01 de agosto.