Mais de 200 veículos fiscalizados em operação de fiscalização da ASAE em todo o país

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou desde o fim da tarde de quarta-feira e até às 08:00 de hoje 250 veículos e instaurou cinco processos de contraordenação no âmbito de uma operação de fiscalização em todo o país.

©ASAE

Em declarações à agência Lusa, o inspetor-geral da ASAE, Luís Lourenço, que está a acompanhar a operação na ponte 25 de Abril, distrito de Lisboa, adiantou que até às 08:00 foram inspecionados 250 veículos.

“Até esta hora [08:00] já foram fiscalizados 250 operadores e foram detetadas cinco situações de infração com contraordenação que tiveram a ver com a falta de controlo da temperatura em que os alimentos são transportados e falta de higiene”, disse à Lusa o inspetor-geral da ASAE.

Segundo Luís Lourenço, não houve apreensões porque as situações detetadas foram corrigidas e as condições asseguradas até ao retalho.

O inspetor-geral da ASAE indicou que a operação de fiscalização, a nível nacional, tem a duração de 24 horas, terminando às 20:00 de hoje, e visa o controlo e verificação das condições de higiene e segurança alimentar das mercadorias (azeite, carnes, pescado, produtos de panificação, etc) em circulação.

“A operação de fiscalização de transportes teve início ontem [quarta-feira] junto das fronteiras terrestres e irá decorrer hoje durante todo o dia. Empenha 160 inspetores da ASAE, que estão a ser auxiliados pelas forças de segurança, GNR e PSP, e tem lugar em todos os distritos”, disse.

De acordo com Luís Lourenço, ma operação está a decorrer em 50 pontos do país e visa igualmente a deteção de eventuais ilícitos relacionados com as mercadorias em trânsito, com consequências diretas para o consumidor final.

Últimas do País

Cinco urgências hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia serão encerradas no sábado, enquanto no domingo fecham quatro destes serviços e um de Pediatria, segundo dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por conduzirem com níveis de álcool no sangue considerados crime nos primeiros oito dias das operações Natal e Ano Novo da GNR e PSP, anunciaram as corporações.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve ontem em Lisboa o jovem alemão de 19 anos suspeito do triplo homicídio ocorrido na terça-feira em São Vicente, Cabo Verde, que vitimou o seu pai e a mulher e enteada deste.
Os doentes classificados como urgentes no hospital de Matosinhos esperavam ao início da manhã de hoje mais de 12 horas para primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Dez pessoas, entre as quais cinco crianças, foram hoje feridas sem gravidade por intoxicação por monóxido de carbono numa habitação nos arredores de Coimbra, disse fonte dos bombeiros.
Doze pessoas morreram e 433 pessoas foram detidas por conduçãoem sob efeito de álcool entre 18 e 24 de dezembro, no âmbito da operação de Natal e Ano novo, anunciaram hoje em comunicado a GNR e PSP.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje tempos de espera de mais de 11 horas para a primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Almeida, estimou hoje que há cerca de 2.800 internamentos indevidos nos hospitais, quer devido a situações sociais, quer a falta de camas nos cuidados continuados.
O quinto dia de greve dos guardas prisionais, convocada pela Associação Sindical dos Profissionais do Corpo da Guarda Prisional (ASPCGP), está a ter uma adesão que ronda os 80%, adiantou hoje a estrutura representativa.
Os trabalhadores das empresas de distribuição cumprem hoje um dia de greve, reivindicando aumentos salariais e valorização profissional, e voltam a parar no final do ano.