Biden recusa entregar a Congresso dos EUA gravação de depoimento judicial

O presidente dos EUA, Joe Biden, rejeitou hoje um pedido de comissões do Congresso controladas pelos adversários republicanos para fornecer a gravação do seu depoimento perante um procurador especial.

© Facebook / President biden

O procurador especial Robert Hur recomendou – no seu relatório de 388 páginas, divulgado em fevereiro – que Biden, de 81 anos, visse arquivado um caso de retenção ilegal de documentos confidenciais, mas mencionou que se tratava de um processo envolvendo um “homem idoso com falhas de memória”.

Por recomendação do seu procurador-geral federal, Merrick Garland, Biden invocou as suas “prerrogativas como chefe do executivo” para rejeitar este pedido, informou hoje o consultor jurídico da Casa Branca, Ed Siskel, aos líderes republicanos dos comités de Congresso.

“A falta de uma necessidade legítima para solicitar estas gravações de áudio expõe o seu objetivo provável: tirá-las de contexto, distorcê-las e usá-las para fins partidários”, escreveu Ed Siskel, na mensagem enviada aos líderes dos dois comités, Jim Jordan e James Comer.

Garland justificou a sua recomendação de invocar as prerrogativas do executivo, alegando que ceder aos pedidos do Congresso teria “prejudicado a capacidade de conduzir investigações sensíveis no futuro”.

Nomeado em janeiro de 2023 por Garland, o procurador especial concluiu no seu relatório que Joe Biden “manteve e divulgou conscientemente documentos confidenciais após a sua vice-presidência, enquanto era cidadão comum”.

Contudo, no relatório, o procurador argumentou que “uma acusação não se justificava”, acreditando que um júri daria o benefício da dúvida a “um idoso simpático, bem-intencionado e com má memória”.

O procurador reportou, como exemplo, que o presidente, durante um interrogatório, já não se lembrava do ano da morte do seu filho mais velho, Beau.

Os democratas no Congresso criticaram o relatório, dizendo que os comentários eram “gratuitos” e com “motivações políticas”, mas os seus adversários republicanos na Câmara dos Representantes exploraram imediatamente o relatório para defender que Joe Biden era “inapto” para exercer as suas funções de presidente.

Durante uma audiência em março, perante as duas comissões da Câmara dos Representantes, Robert Hur justificou os seus comentários às falhas de memória de Biden.

“Não higienizei a minha explicação, nem denegri injustamente o presidente”, assegurou o procurador.

A nomeação do procurador especial em janeiro de 2023 seguiu-se à descoberta de documentos confidenciais datados da época em que Joe Biden era vice-presidente (2009-2017), nomeadamente sobre o envolvimento militar norte-americano no Afeganistão, na sua residência em Wilmington, no Delaware, bem como num antigo escritório.

Últimas do Mundo

Uma em cada três empresas alemãs prevê cortar postos de trabalho em 2026, segundo a sondagem de expetativas de outono apresentada hoje pelo Instituto da Economia, próximo do patronato germânico.
Mais de 50 pessoas morreram devido à passagem do furacão Melissa na região das Caraíbas, principalmente no Haiti e na Jamaica, onde as equipas de resgate esforçam-se por chegar às áreas mais afetadas e isoladas.
O elevado custo de vida e a segurança estão no topo das preocupações de vários jovens portugueses a viver em Nova Iorque, que não poderão votar na eleição para 'mayor', mas que serão afetados pela decisão dos eleitores.
Mais de 527 mil estrangeiros em situação irregular foram expulsos dos EUA desde o início do segundo mandato de Trump, incluindo criminosos perigosos. Entre eles, Bou Khathavong, responsável pelo homicídio de um adolescente em 1994, foi finalmente enviado para o Laos.
O grupo Patriotas pela Europa alerta para a construção da maior mesquita da Europa, a apenas seis quilómetros do Parlamento Europeu, acusando o projeto de visar a imposição da Sharia no continente. O financiamento vem maioritariamente da Turquia e está ligado à organização islamista Millî Görüş.
Inundações provocadas por chuvas recorde no centro do Vietname mataram pelo menos dez pessoas esta semana e deixaram mais de 128 mil casas debaixo de água, anunciaram esta quinta-feira as autoridades vietnamitas.
Os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordaram um conjunto de ações que vão permitir avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid até 2030, com viagem de cinco horas, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas.
As autoridades francesas efetuaram cinco novas detenções, incluindo a de um dos principais suspeitos, no âmbito da investigação do assalto ao Museu do Louvre, em Paris, noticiou hoje a rádio RTL.
A previsão é uma queda de 7% nos preços tanto em 2025 como em 2026, impulsionada pelo fraco crescimento económico global, pelo excedente crescente de petróleo e pela incerteza política, de acordo com o Commodity Markets Outlook, divulgado esta quarta-feira.
Um homem foi detido em Espanha após 11 dias nos cuidados intensivos com queimaduras muito graves sofridas quando tentava roubar cabos com cobre de uma subestação de energia.