Preço de leite ao consumidor sobe dois cêntimos entre janeiro e março e desce no produtor

O preço do leite subiu dois cêntimos para os consumidores entre janeiro e março, atingindo os 0,86 euros por litro, mas o valor pago ao produtor recuou ligeiramente neste período.

© D.R.

De acordo com dados do Observatório de Preços, entre 01 de janeiro e 25 de março, o preço de um litro de leite UHT meio gordo passou de 0,84 euros para 0,86 euros.

O pico foi atingido no final de fevereiro, quando um litro de leite passou a custar 0,87 euros.

No caso do leite, o acréscimo que os consumidores passaram a pagar não se refletiu no preço pago aos produtores.

O Observatório de Preços só apresenta o valor pago pelo leite aos produtores do continente entre 01 e 29 de janeiro, período em que se manteve estável nos 0,47 euros.

Contudo, os dados do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) revelam que o leite adquirido a produtores individuais teve o seu preço fixado em 0,457 euros por quilograma (kg) em abril, abaixo dos 0,460 euros por kg de janeiro.

Nos Açores, o leite comprado a produtores individuais (com tanque na refrigeração na exploração e transporte a cargo da fábrica) caiu, entre janeiro e abril, de 0,406 euros por kg para 0,397 euros por kg.

Ainda nos Açores, o leite comprado a produtores individuais, que entregam em postos de receção da fábrica, com o transporte a cargo do produtor, passou de 0,387 euros por kg em janeiro para 0,379 euros em abril.

Nos primeiros quatro meses do ano, o preço do leite biológico à produção caiu de 0,563 euros por kg para 0,550 euros.

Segundo dados da União Europeia, o preço médio do leite cru (sem tratamento) de vaca pago aos produtores situou-se, em maio, nos 46,22 euros por 100 kg.

Destacam-se países como o Chipre (63,76 euros), Malta (56,10 euros), Grécia (52,20 euros) ou Itália (49,55 euros).

No fundo da tabela está a Lituânia (39,18 euros) e a Letónia (39,72 euros).

Em 2023, o preço do leite à produção desceu 11 cêntimos por litro em cinco meses, uma quebra justificada com a evolução do mercado, conforme denunciou, na altura, a Associação dos Produtores de Leite de Portugal (Aprolep).

No caso da manteiga a subida de preço ao consumidor foi ainda mais expressiva, passando de 8,10 euros por kg para 8,34 euros em 25 de março. Neste caso, o preço médio semanal da manteiga à saída da fábrica tem vindo a crescer: em 08 de janeiro estava em 563,70 euros por 100 kg e em 27 de maio já se situava nos 578,31 euros.

O valor mais elevado foi atingido em 08 de abril, nomeadamente 588,48 euros por 100 kg.

O preço do queijo flamengo também apresentou uma trajetória ascendente no primeiro trimestre, atingindo 9,33 euros por kg no final de março, acima dos 9,23 euros registados em 01 de janeiro. Também na fábrica, o preço do queijo flamengo aumentou de 677,92 euros por 100 kg (janeiro) para 684,77 euros.

O valor mais elevado foi verificado em 29 de janeiro, quando o kg de queijo flamengo custava 9,41 euros.

Em 25 de março, o quilograma de queijo flamengo em bola custava 9,47 euros, quando em janeiro estava nos 9,23 euros.

Últimas de Economia

No relatório "Reformas da Política Fiscal", a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) resume a trajetória das medidas fiscais introduzidas ou anunciadas pelos governos de 86 jurisdições em 2024, olhando para a realidade dos países da organização e de algumas economias "parceiras".
O objetivo destes empréstimos, disse o grupo BEI, é reduzir a fatura de energia e aumentar a competitividade das pequenas e médias empresas (PME).
A agricultura portuguesa pode perder até 510 milhões de euros anuais devido à redução da produtividade e ao aumento de custos, com a decisão de Bruxelas proibir o uso de algumas substâncias ativas, revelou um estudo hoje divulgado.
O valor das rendas poderá aumentar 2,24% em 2026, abaixo dos 2,25% estimados no final de agosto, após uma revisão dos dados da inflação publicada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os viticultores do Alentejo registam uma quebra média de 30% da produção de uva, em alguns casos até de 40%, na época de vindimas deste ano, face a 2024, revelou hoje a associação técnica do setor.
A circulação nas quatro linhas do Metropolitano de Lisboa teve já início hoje de manhã, depois de o serviço não ter arrancado à hora habitual, às 06:30, devido à greve parcial de trabalhadores.
As exportações de bens recuaram 11,3% e as importações aumentaram 2,8% em julho, em termos homólogos, acumulando uma subida de 0,7% e 6,3% desde o início do ano, divulgou hoje o INE.
Os professores portugueses têm salários mais elevados do que a média dos trabalhadores com formação superior, mas perderam poder de compra na última década, segundo um relatório da OCDE divulgado hoje.
A circulação do metro de Lisboa está hoje de manhã suspensa e as estações estão encerradas devido à greve dos trabalhadores, prevendo-se a reabertura às 10:30, segundo a página da empresa na Internet.
O Tribunal de Contas Europeu (TCE) apelou hoje a um orçamento da União Europeia (UE) "mais simples e mais inteligente" por atualmente ser difícil mobilizar verbas para circunstâncias imprevistas e emergências, como desastres ou guerra.