Inquérito vai avaliar bem-estar dos jovens profissionais de Saúde

A Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde lançou hoje um inquérito 'online' para avaliar o bem-estar de jovens médicos, farmacêuticos e enfermeiros até aos 35 anos, identificando os maiores desafios que enfrentam atualmente no setor.

© D.R.

“O barómetro pretende clarificar a realidade dos jovens profissionais de saúde, compreender quais são os maiores desafios que os jovens enfrentam e o que os fideliza à sua profissão e às suas equipas”, explica Xavier Canavilhas, representante da Plataforma, citado em comunicado.

De acordo com a plataforma, que integra representantes dos jovens profissionais da área da saúde, o estudo “vai dar origem a um barómetro nacional, que será apresentado a 05 de abril”, sendo “pioneiro no setor”.

“Será a base para a criação do ‘Barómetro dos Jovens Profissionais de Saúde em Portugal’, uma ferramenta estratégica para compreender os desafios e oportunidades enfrentados por estes profissionais”, lê-se.

O questionário, que está acessível a todos os jovens profissionais de saúde até aos 35 anos, inclusive, desde hoje na página oficial do estudo na Internet (https://www.jovenssaude.pt/barómetro), abrange temas como qualidade de vida, condições de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a satisfação com a escolha da carreira.

“Num momento em que a saúde é um dos temas mais debatidos no país, acreditamos que vamos trazer respostas para tomadas de decisão mais eficazes sobre o futuro destes profissionais. Esta ferramenta é uma importante auscultação à sociedade, por isso, apelamos à participação de todos os profissionais de saúde, como médicos, farmacêuticos, enfermeiros, médicos-veterinários entre outras classes”, indica Xavier Canavilhas.

A Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde, que agrega sete associações da área, salienta que os dados recolhidos vão ajudar a identificar tendências e prioridades, que vão desde a adequação da formação académica ao mercado de trabalho, sem esquecer os principais fatores de motivação e retenção de talentos.

“Acreditamos que esta iniciativa também pode ser um ponto de partida para novas políticas públicas e estratégias organizacionais que valorizem os profissionais e assegurem a sustentabilidade dos sistemas de saúde em Portugal através da retenção de jovens profissionais”, conclui o representante da Plataforma.

Os resultados do inquérito vão ser apresentados na Convenção Nacional de Jovens Profissionais de Saúde, que está agendada para 05 de abril, em Lisboa.

Últimas do País

O tempo médio de espera para doentes não urgentes atingia este sábado as 10 horas no Amadora-Sintra, com os urgentes (pulseira amarela) a esperarem mais de seis horas.
As burlas foram responsáveis no ano passado por um prejuízo patrimonial superior a 65 milhões de euros, menos 41% face a 2023, uma diminuição que acompanha o decréscimo das denúncias deste tipo de crime em 2024, revela a PSP.
Recusou abandonar o hospital após alta clínica, intimidou profissionais de saúde e chegou a exigir casa e cirurgia inexistente. O caso arrastou-se durante meio ano no Hospital Amadora-Sintra e só terminou com intervenção policial.
A PSP deteve nos últimos dias no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos estrangeiros procurados internacionalmente por crimes sexuais, fraudes e burlas transnacionais, e captação indevida de depósitos, anunciou esta sexta-feira a força de segurança.
Portugal registou um aumento de infeções respiratórias graves, sobretudo nos maiores de 65 anos, e excesso de mortalidade na região Norte em pessoas de 75 a 84 anos, revelam dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
Agentes da PSP foram alvo de apedrejamento no Bairro da Cova da Moura, depois de tentarem intercetar uma viatura em fuga. Os suspeitos escaparam, mas deixaram para trás indícios de crime.
Dezenas de repartições de Finanças estão encerradas durante a manhã de hoje, até às 13h, e outras enfrentam constrangimentos no atendimento, enquanto decorre uma reunião ‘online’ de trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para discutir reivindicações salariais e laborais.
Uma mulher de 60 anos foi constituída arguida pela GNR por utilização indevida de cartão bancário na aquisição de vários bens, num valor superior a 3 mil euros, no concelho do Sabugal.
O segundo dia de greve dos trabalhadores da função pública estava às 09:00 de hoje a ter uma adesão elevada, com 75% na educação e 90% nas cantinas das universidades e politécnicos, disse à Lusa fonte sindical.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentaram hoje de manhã tempos de espera que rondava as 12 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.