Irão inicia manobras para reforçar defesa aérea da sua central nuclear

O Irão iniciou hoje manobras militares destinadas a reforçar a defesa aérea da central nuclear de Natanz, perante a possibilidade de um ataque às suas instalações, depois de os Estados Unidos terem aventado tal hipótese.

© D.R.

As manobras, designadas Eqtedar 1403 (Poderio 1403), estão a ser realizadas conjuntamente pelo Exército e a Guarda Revolucionária iranianos no perímetro da defesa aérea da central nuclear de Natanz, no centro do país, informou a agência noticiosa IRNA.

“Nesta fase das manobras, as unidades de defesa aérea estão a levar a cabo uma defesa abrangente do complexo nuclear contra um grande número de ameaças aéreas em condições difíceis de guerra eletrónica”, indicou o general de brigada Qader Rahimzade, comandante da Base de Defesa Aérea Khatam Al-Anbia do Exército.

No primeiro dia dos exercícios militares, que se prolongarão até meados de março, foram apresentados os novos sistemas de defesa aérea de produção nacional.

O complexo nuclear de Natanz, que conta com uma instalação subterrânea de enriquecimento de urânio, está protegido por um escudo de betão e por sofisticados sistemas de defesa aérea, segundo as autoridades iranianas.

Estas manobras militares iniciam-se dias depois de o portal da Internet norte-americano Axios ter noticiado que o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, apresentou ao Presidente cessante, Joe Biden, opções para um possível ataque às instalações nucleares iranianas, caso o Irão se aproxime do desenvolvimento de armas nucleares antes de 20 de janeiro, data em que o chefe de Estado democrata norte-americano deixa o cargo.

Nesse dia, assumirá a Presidência dos Estados Unidos Donald Trump, que, durante o seu primeiro mandato (2017-2021) retirou o país do acordo nuclear assinado em 2015 entre o Irão e as potências mundiais, reimpôs as sanções a Teerão e adotou a chamada política de “máxima pressão” sobre a República Islâmica.

Desde então, Teerão aumentou o nível de enriquecimento de urânio até 60%, estando muito próximo dos 90% necessários para a produção de armas atómicas.

Últimas do Mundo

O Parlamento espanhol aprovou esta quinta-feira, por maioria absoluta de deputados, uma resolução em que pede ao primeiro-ministro, o socialista Pedro Sánchez, para se demitir ou, pelo menos, submeter-se a uma moção de confiança.
Anúncios com preços de dezenas de milhares de euros e descrições consideradas invulgares na plataforma para comprar e vender roupa pré-adquirida desencadearam uma onda de suspeitas de tráfico de menores nas redes sociais. O caso chegou às autoridades francesas, que decidiram abrir uma investigação.
Pelo menos 164 pessoas morreram e 971 ficaram feridas depois de dois fortes sismos terem atingido a Venezuela, declarou hoje a presidente interina venezuelana, Delcy Rodríguez.
Espanha registou pelo menos 212 mortes "atribuíveis à temperatura" entre domingo e quarta-feira, coincidindo com a onda de calor que atingiu o país, de acordo com estimativas do Instituto de Saúde Pública espanhol Carlos III hoje conhecidas.
As autoridades francesas emitiram esta quinta-feira avisos de tempestades severas e ampliaram o alerta vermelho de calor para 72 dos 100 departamentos, um dia depois de França ter chegado aos 30ºC, a temperatura média mais alta da sua história.
Um sismo de magnitude 7,1, com epicentro junto à capital Caracas, atingiu hoje a Venezuela, adiantou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Três quartos do território francês vão estar em alerta máximo devido à onda de calor na quinta-feira a partir das 12h00 (11h00 em Lisboa), anunciou hoje o serviço meteorológico francês.
Investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriram três subtipos diferentes da pneumonia grave, o que pode ajudar a desenvolver tratamentos personalizados para os doentes, segundo um estudo divulgado na terça-feira.
Pelo menos 94 milhões de pessoas na Europa deverão sentir hoje temperaturas acima dos 35° Celsius, segundo os dados levantados pela agência de notícias AFP, com a maioria dos afetados em França e Espanha.
Quase 70 mil pessoas estão hoje sem eletricidade no departamento francês de Finistère (oeste) devido a uma avaria num transformador, provocada pelas altas temperaturas, num dia em que são esperados novos recordes de temperatura.