Escavações revelaram mais estruturas do Teatro Romano de Lisboa

A equipa do Museu de Lisboa descobriu mais uma parte da área central do Teatro Romano durante escavações que decorreram entre 02 e 12 de dezembro do ano passado, foi hoje anunciado.

© Museu de Lisboa

Em comunicado, o Museu de Lisboa – Teatro Romano adianta que a escavação revelou a continuação do muro que separa o palco da área reservada aos espetadores.

“Contrariando as baixas expectativas, as estruturas arqueológicas encontradas — a parte inferior em que assentava o muro do proscénio, que separava o palco da área reservada aos espetadores — estão em muito melhores condições do que as que neste momento se podem ver no sítio arqueológico do Teatro Romano de Lisboa”, é referido na nota.

A equipa, coordenada por Lídia Fernandes, diz ter encontrado toda a “argamassa em ‘opus signinum'[material de construção usado na Roma antiga] que estaria debaixo do muro proscénio em ótimas condições”.

“Parece que foi acabado de fazer. A argamassa não tem uma beliscadura’, especifica Lídia Fernandes, arqueóloga e coordenadora do Museu de Lisboa – Teatro Romano, citada na nota.

Lídia Fernandes, que desde 2010 coordena o Museu de Lisboa – Teatro Romano, referiu que, apesar desta descoberta, para já as escavações não vão continuar, para que o espaço possa ser usufruídas pelo público.

“O Teatro Romano de Lisboa é o único teatro de época romana musealizado no país. Com um projeto bem pensado e atrativo, poderia ser um polo de atração de público, nacional e estrangeiro, ajudando a desviar a pressão de outras zonas da cidade, e tirando proveito da sua localização, num dos eixos de acesso ao Castelo de São Jorge”, defendeu.

Últimas de Cultura

Uma operação internacional liderada pela polícia italiana hoje divulgada permitiu recuperar 104 obras e arte falsas à venda no mercado, uma das quais um Picasso que a Polícia Judiciária (PJ) apreendeu numa leiloeira no ano passado.
A final do 69.º Festival Eurovisão da Canção é disputada hoje em Basileia, na Suíça, por 26 países, incluindo Portugal, com Suécia, Áustria e França como favoritos à vitória.
Mais de 300 atividades assinalam, este fim de semana, a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus, entre visitas guiadas, oficinas, jogos, experiências imersivas e atividades para famílias, em todo o país.
A canção “Deslocado”, interpretada pelos NAPA, venceu hoje o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.
Nove espetáculos e 25 apresentações integram o programa do Festival de Teatro de Pombal, que este ano se estende pela primeira vez a todas as 13 freguesias daquele concelho do distrito de Leiria, de 07 a 27 de março.
O coordenador científico do Centro de Investigação sobre as Artes do Circo (RISCO), Rui Leitão, alertou que o património circense português está em risco por falta de um espaço digno para armazenamento e conservação de documentos históricos.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia na quinta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa, o bailado 'Stravinsky Violin Concerto', do coreógrafo George Balanchine (1904-1983), inserido num programa com peças de William Forsythe e Andrew McNicol.
O Festival de Cannes escolheu um dos rostos mais conhecidos do cinema francês, a atriz Juliette Binoche, para presidir ao júri da sua 78.ª edição, de 13 a 24 de maio.
A relevância das artes e indústrias gráficas, bem como a história ligada ao movimento associativo daqueles profissionais, são o mote para duas exposições na Universidade de Coimbra (UC) que serão inauguradas na segunda-feira.
O Centro de Ciência Viva do Museu do Côa lançou um desafio aos alunos do 1.º ciclo do Vale do Côa que, desde 2022, os leva numa viagem no tempo, desde o Paleolítico Superior até à atualidade.