Escavações revelaram mais estruturas do Teatro Romano de Lisboa

A equipa do Museu de Lisboa descobriu mais uma parte da área central do Teatro Romano durante escavações que decorreram entre 02 e 12 de dezembro do ano passado, foi hoje anunciado.

© Museu de Lisboa

Em comunicado, o Museu de Lisboa – Teatro Romano adianta que a escavação revelou a continuação do muro que separa o palco da área reservada aos espetadores.

“Contrariando as baixas expectativas, as estruturas arqueológicas encontradas — a parte inferior em que assentava o muro do proscénio, que separava o palco da área reservada aos espetadores — estão em muito melhores condições do que as que neste momento se podem ver no sítio arqueológico do Teatro Romano de Lisboa”, é referido na nota.

A equipa, coordenada por Lídia Fernandes, diz ter encontrado toda a “argamassa em ‘opus signinum'[material de construção usado na Roma antiga] que estaria debaixo do muro proscénio em ótimas condições”.

“Parece que foi acabado de fazer. A argamassa não tem uma beliscadura’, especifica Lídia Fernandes, arqueóloga e coordenadora do Museu de Lisboa – Teatro Romano, citada na nota.

Lídia Fernandes, que desde 2010 coordena o Museu de Lisboa – Teatro Romano, referiu que, apesar desta descoberta, para já as escavações não vão continuar, para que o espaço possa ser usufruídas pelo público.

“O Teatro Romano de Lisboa é o único teatro de época romana musealizado no país. Com um projeto bem pensado e atrativo, poderia ser um polo de atração de público, nacional e estrangeiro, ajudando a desviar a pressão de outras zonas da cidade, e tirando proveito da sua localização, num dos eixos de acesso ao Castelo de São Jorge”, defendeu.

Últimas de Cultura

A equipa do Museu de Lisboa descobriu mais uma parte da área central do Teatro Romano durante escavações que decorreram entre 02 e 12 de dezembro do ano passado, foi hoje anunciado.
Um coro constituído por doentes oncológicos e seus cuidadores está em embrião em Braga, sendo o seu principal objetivo combater o isolamento de quem lida de perto com o cancro, foi anunciado esta segunda-feira.
A Coordenação do Ensino de Português na Alemanha (CEPE), realiza, durante todo o ano letivo, a 1.ª edição das tertúlias infantojuvenis "Entreler as Entrelinhas" para promover a língua portuguesa e os hábitos de leitura.
Os portugueses MAQUINA., Marta Pereira da Costa, Raquel Martins e Travo atuam esta semana no festival Eurosonic, que começa na quarta-feira em Groningen, nos Países Baixos.
A Câmara do Funchal anunciou, na segunda-feira, que vai candidatar a calçada madeirense ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial, considerando essencial preservar os saberes e técnicas associados ao ofício, que utiliza pedras recolhidas nas praias e ribeiras da região.
Várias personalidades da cultura estão entre os primeiros subscritores de uma petição pública que pede "a continuidade" do projeto de reconversão da antiga Manutenção Militar em Lisboa, entregue ao anterior Governo.
Um documentário sobre a vida e obra da bailarina e coreógrafa Clara Andermatt, um dos nomes destacados da dança independente em Portugal, vai ter antestreia na sexta-feira, em Lisboa, assinado pela realizadora Cristina Ferreira Gomes.
O programa evocativo dos 700 anos da morte do rei Dinis abriu, na terça-feira, no Mosteiro de Odivelas, com uma cerimónia de apresentação da reconstituição científica do rosto do monarca, anunciou o instituto Património Cultural.
A exposição "Camões 500" vai ser inaugurada na quinta-feira, às 16h00, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), convidando o público a explorar diferentes facetas da vida e da obra do poeta, foi hoje anunciado.
O Teatro Municipal Sá de Miranda (TMSM), em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação sábado divulgada.