Escavações revelaram mais estruturas do Teatro Romano de Lisboa

A equipa do Museu de Lisboa descobriu mais uma parte da área central do Teatro Romano durante escavações que decorreram entre 02 e 12 de dezembro do ano passado, foi hoje anunciado.

© Museu de Lisboa

Em comunicado, o Museu de Lisboa – Teatro Romano adianta que a escavação revelou a continuação do muro que separa o palco da área reservada aos espetadores.

“Contrariando as baixas expectativas, as estruturas arqueológicas encontradas — a parte inferior em que assentava o muro do proscénio, que separava o palco da área reservada aos espetadores — estão em muito melhores condições do que as que neste momento se podem ver no sítio arqueológico do Teatro Romano de Lisboa”, é referido na nota.

A equipa, coordenada por Lídia Fernandes, diz ter encontrado toda a “argamassa em ‘opus signinum'[material de construção usado na Roma antiga] que estaria debaixo do muro proscénio em ótimas condições”.

“Parece que foi acabado de fazer. A argamassa não tem uma beliscadura’, especifica Lídia Fernandes, arqueóloga e coordenadora do Museu de Lisboa – Teatro Romano, citada na nota.

Lídia Fernandes, que desde 2010 coordena o Museu de Lisboa – Teatro Romano, referiu que, apesar desta descoberta, para já as escavações não vão continuar, para que o espaço possa ser usufruídas pelo público.

“O Teatro Romano de Lisboa é o único teatro de época romana musealizado no país. Com um projeto bem pensado e atrativo, poderia ser um polo de atração de público, nacional e estrangeiro, ajudando a desviar a pressão de outras zonas da cidade, e tirando proveito da sua localização, num dos eixos de acesso ao Castelo de São Jorge”, defendeu.

Últimas de Cultura

A canção “Deslocado”, interpretada pelos NAPA, venceu hoje o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.
Nove espetáculos e 25 apresentações integram o programa do Festival de Teatro de Pombal, que este ano se estende pela primeira vez a todas as 13 freguesias daquele concelho do distrito de Leiria, de 07 a 27 de março.
O coordenador científico do Centro de Investigação sobre as Artes do Circo (RISCO), Rui Leitão, alertou que o património circense português está em risco por falta de um espaço digno para armazenamento e conservação de documentos históricos.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia na quinta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa, o bailado 'Stravinsky Violin Concerto', do coreógrafo George Balanchine (1904-1983), inserido num programa com peças de William Forsythe e Andrew McNicol.
O Festival de Cannes escolheu um dos rostos mais conhecidos do cinema francês, a atriz Juliette Binoche, para presidir ao júri da sua 78.ª edição, de 13 a 24 de maio.
A relevância das artes e indústrias gráficas, bem como a história ligada ao movimento associativo daqueles profissionais, são o mote para duas exposições na Universidade de Coimbra (UC) que serão inauguradas na segunda-feira.
O Centro de Ciência Viva do Museu do Côa lançou um desafio aos alunos do 1.º ciclo do Vale do Côa que, desde 2022, os leva numa viagem no tempo, desde o Paleolítico Superior até à atualidade.
Um novo serviço das bibliotecas públicas permite aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país, numa iniciativa da Direção-Geral do Livro.
O museu do Louvre, em Paris, será alvo de uma grande remodelação, que inclui a mudança da icónica obra “Mona Lisa” para uma nova sala, com bilhete próprio de acesso, anunciou o presidente francês.
Fotografias do campo de Auschwitz-Birkenau, testemunhos e documentos integram um dos maiores arquivos sobre o Holocausto que está acessível na internet.