Jovem de 18 anos suspeito de violar ex em Almodôvar fica em preventiva

O Tribunal Judicial de Almodôvar decretou hoje a prisão preventiva do jovem, de 18 anos, suspeito de ter violado a ex-namorada, de 27 anos, em Almodôvar, no distrito de Beja, no domingo, revelou fonte policial.

© D.R

Fonte da Polícia Judiciária (PJ) indicou à agência Lusa que o homem foi presente, na segunda-feira e hoje de manhã, a primeiro interrogatório judicial.

O tribunal decretou a medida de coação mais gravosa e o homem foi conduzido para o Estabelecimento Prisional de Beja, onde vai aguardar o desenrolar do processo, segundo a mesma fonte.

Em comunicado, na segunda-feira, a PJ explicou que o suspeito foi detido, nesse dia, através da Diretoria do Sul da Judiciária, por existirem “fortes indícios da prática do crime de violação”.

A PJ adiantou que recebeu, no domingo, “a comunicação da denúncia, formalizada junto das autoridades policiais pela própria vítima, após ter vivenciado o episódio de violência sexual, agressão suscetível de configurar a prática do crime de violação”.

Na sequência da investigação desencadeada “de imediato”, a PJ apurou “que a vítima, uma mulher, de 27 anos, foi coagida à prática de relações sexuais pelo agressor, com quem havia tido um relacionamento”.

“A agressão sexual ocorreu na residência da vítima, local a que o suspeito acedeu sem autorização”, segundo o comunicado.

Fonte policial indicou à Lusa, na segunda-feira, que a alegada violação ocorreu no domingo à tarde, em casa da mulher, situada naquela vila alentejana, salientando que, no mesmo dia, a vítima apresentou queixa na GNR.

Segundo a fonte policial, a mulher foi depois assistida no hospital de Beja.

O suspeito entregou-se à Guarda, acabando por ser detido pela PJ, na madrugada de segunda-feira, após diligências de investigação, adiantou.

De acordo com a PJ, o conjunto de diligências realizadas permitiu a recolha de “relevantes elementos de prova” que determinaram a detenção do suspeito, fora de flagrante delito.

Últimas do País

O Sistema de Entradas e de Saídas (EES) sofreu alterações técnicas e 24 militares da GNR reforçaram o controlo de passageiros. Teste servirá para fazer avaliação, voltando depois o EES a ser suspenso.
Dois idosos foram hoje transportados ao hospital depois de, juntamente com mais quatro pessoas, terem sido retiradas de um prédio, na rua da Picaria, no Porto, onde deflagrou um incêndio disse à Lusa fonte municipal.
Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada hoje pela Lusa.
Os cinemas portugueses registaram no ano passado 10,9 milhões de espectadores, uma quebra de 8,2% face a 2024, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual, que é o pior número desde 1996, sem contar com a pandemia.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu nos últimos seis anos 19.005 armas, destacando-se as pistolas (8.086), em operações especiais de prevenção criminal, informou hoje aquela força de segurança.
O Estado português pagou nos últimos nove anos cerca de 1,5 milhões de euros em indemnizações a reclusos detidos em celas consideradas desumanas e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) ainda tem mais de 850 queixas pendentes.
Enquanto o socorro médico não chegava, dois militares da GNR assumiram o controlo da situação e impediram uma tragédia. A rápida intervenção foi decisiva para salvar a vida de um homem em paragem cardiorrespiratória.
Onze distritos de Portugal continental vão estar na terça-feira sob aviso amarelo à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um incêndio que terá tido origem numa lareira consumiu hoje, totalmente, uma habitação em Vilarinho de Arcos, concelho de Montalegre, deixando desalojado um homem de 98 anos, revelou à Lusa fonte da GNR local.
As urnas na Cidade Universitária de Lisboa registaram uma participação de 17% até às 12h00, segundo o vice-presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Reis.