Politécnico de Portalegre lança 3 doutoramentos, 1 pioneiro em Portugal

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) tem abertas candidaturas aos seus três primeiros doutoramentos, um deles centrado no Hidrogénio e Gases Renováveis e pioneiro em Portugal, destacou hoje à agência Lusa o presidente da instituição.

© D.R.

De acordo com o presidente do IPP, Luís Loures, os outros dois doutoramentos são dedicados à Agricultura Sustentável e à Economia Circular.

“São doutoramentos com uma componente de ligação à parte industrial muito forte e queremos que os alunos se centrem em soluções específicas para a indústria”, disse o responsável.

No que respeita ao Hidrogénio e Gases Renováveis, não existe em Portugal “nenhuma formação equivalente” a esta, que é “uma aposta” ao nível da transição energética.

“O que nós queremos com este doutoramento é potenciar ainda mais a transformação do ponto de vista energético em Portugal e criar valor”, assumiu Luís Loures.

O doutoramento vai ser ministrado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil, e contar com unidades curriculares dedicadas à prática profissional.

“Nós vamos ter aqui empresas ligadas à parte energética, como a Galp Energias, a EDP, a Petrobras, e, por isso, queremos que a indústria traga os seus problemas e os seus desafios para que os alunos possam dedicar a sua investigação à solução desses problemas”, explicou.

Luís Loures indicou que as inscrições para estes três primeiros doutoramentos do IPP arrancaram no início deste mês, estando previsto que as formações arranquem “em setembro”, ou seja, no próximo ano letivo.

“Temos tido uma procura muito significativa a nível internacional, principalmente para a área do Hidrogénio e Gases Renováveis”, destacou, referindo que este doutoramento tem apenas 10 vagas porque “necessita de um acompanhamento científico e tecnológico muito próximo”.

Em comunicado enviado à Lusa, o IPP explicou também que o doutoramento em Agricultura Sustentável é um curso em associação entre a Escola Superior de Biociências de Elvas do IPP e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.

O curso visa proporcionar formação teórica, metodológica e contextual avançada e “promover investigação pertinente” através da integração de competências em agricultura, ciência e engenharia agronómica.

Por seu turno, o doutoramento em Economia Circular resulta igualmente de uma parceria, envolvendo a Escola Superior de Biociências de Elvas do IPP e a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora.

Este ciclo de estudos vai “dotar os estudantes de competências transversais, técnicas e científicas capazes” de promover a economia circular “de forma generalizada” nos diferentes setores da economia.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) está hoje a realizar buscas na Universidade do Porto e no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no âmbito de um mesmo processo, confirmou à Lusa fonte daquela força policial.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) deu alimentos a 95 mil famílias em 2024, um aumento de quase 60% face a 2023, anunciou hoje a instituição, ao anunciar para esta semana mais uma campanha de angariação de bens.
Dois homens, de 37 e 44 anos, evadiram-se hoje ao final da tarde do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, adiantou fonte da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
O número de reclamações no setor da mobilidade e dos transportes aumentou 7,2% no segundo semestre de 2024 face ao período homólogo, totalizando 15.197 queixas, revelou hoje a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois cidadãos estrangeiros e apreendeu cerca de duas toneladas de canábis, no âmbito da operação “Ortiga”, realizada na zona de Mação, no distrito de Santarém, anunciou hoje aquela força policial.
Portugal continental registou 284 óbitos por excesso durante o período de alerta de tempo quente, iniciado a 28 de junho, maioritariamente entre pessoas com 85 ou mais anos, revelou hoje à Lusa a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Ministério da Saúde remeteu para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) quaisquer esclarecimentos sobre o caso do paciente que esteve mais de cinco horas para ser transportado do Hospital de Covilhã para Coimbra.
As 'portas giratórias' entre Estado e banca diminuíram ligeiramente entre 2005 e 2020, segundo um estudo da Associação para a Resiliência de Lisboa que, contudo, já antevê retrocessos relativamente à passagem de cargos públicos para bancos.
A campanha rodoviária “2 Rodas: Agarre-se à Vida” arranca na terça-feira para alertar os condutores de motociclos e de ciclomotores sobre comportamentos de risco, como condução sob influência do álcool, excesso de velocidade ou utilização incorreta dos dispositivos de segurança.
A PSP contabilizou nos primeiros seis meses do ano e na sua área de intervenção 27.620 acidentes rodoviários que causaram 34 mortos, menos seis do que em igual período de 2024.