Politécnico de Portalegre lança 3 doutoramentos, 1 pioneiro em Portugal

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) tem abertas candidaturas aos seus três primeiros doutoramentos, um deles centrado no Hidrogénio e Gases Renováveis e pioneiro em Portugal, destacou hoje à agência Lusa o presidente da instituição.

© D.R.

De acordo com o presidente do IPP, Luís Loures, os outros dois doutoramentos são dedicados à Agricultura Sustentável e à Economia Circular.

“São doutoramentos com uma componente de ligação à parte industrial muito forte e queremos que os alunos se centrem em soluções específicas para a indústria”, disse o responsável.

No que respeita ao Hidrogénio e Gases Renováveis, não existe em Portugal “nenhuma formação equivalente” a esta, que é “uma aposta” ao nível da transição energética.

“O que nós queremos com este doutoramento é potenciar ainda mais a transformação do ponto de vista energético em Portugal e criar valor”, assumiu Luís Loures.

O doutoramento vai ser ministrado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil, e contar com unidades curriculares dedicadas à prática profissional.

“Nós vamos ter aqui empresas ligadas à parte energética, como a Galp Energias, a EDP, a Petrobras, e, por isso, queremos que a indústria traga os seus problemas e os seus desafios para que os alunos possam dedicar a sua investigação à solução desses problemas”, explicou.

Luís Loures indicou que as inscrições para estes três primeiros doutoramentos do IPP arrancaram no início deste mês, estando previsto que as formações arranquem “em setembro”, ou seja, no próximo ano letivo.

“Temos tido uma procura muito significativa a nível internacional, principalmente para a área do Hidrogénio e Gases Renováveis”, destacou, referindo que este doutoramento tem apenas 10 vagas porque “necessita de um acompanhamento científico e tecnológico muito próximo”.

Em comunicado enviado à Lusa, o IPP explicou também que o doutoramento em Agricultura Sustentável é um curso em associação entre a Escola Superior de Biociências de Elvas do IPP e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.

O curso visa proporcionar formação teórica, metodológica e contextual avançada e “promover investigação pertinente” através da integração de competências em agricultura, ciência e engenharia agronómica.

Por seu turno, o doutoramento em Economia Circular resulta igualmente de uma parceria, envolvendo a Escola Superior de Biociências de Elvas do IPP e a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora.

Este ciclo de estudos vai “dotar os estudantes de competências transversais, técnicas e científicas capazes” de promover a economia circular “de forma generalizada” nos diferentes setores da economia.

Últimas do País

A Região Demarcada do Douro vai transformar um total de 75 mil pipas de mosto em vinho do Porto nesta vindima, menos 15 mil do que no ano anterior, decidiu hoje o conselho interprofissional da região.
A Câmara de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, alertou o ministro da Agricultura quanto aos furtos recorrentes de melão e melancia nos campos agrícolas do concelho e pediu mais policiamento e fiscalização da GNR e ASAE.
Seis urgências vão estar fechadas no sábado e sete no domingo, sendo duas de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 10:45 de hoje.
Cerca de 85% dos fogos no país têm mão criminosa
O diretor do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga deixou o cargo na terça-feira, dois dias antes de notícias sobre contratos de 27 milhões de euros entre a sua empresa privada e aquele hospital, foi hoje anunciado.
O plano de insolvência apresentado pela Trust in News (TiN), dona da Visão, entre outros títulos, não foi homologado de acordo com decisão do tribunal a que a Lusa teve hoje acesso, determinando o encerramento da sua atividade.
O Ministério Público (MP) acusou Joe Berardo e outros três arguidos de burla qualificada por simulação de uma ação cível que impediu três bancos nacionais de reclamarem créditos no valor de mil milhões de euros.
A Media Capital informou hoje a existência de negociações entre o grupo e uma sociedade de capital de risco tendo em vista a compra de uma posição maioritária na Newsplex, que detém os jornais Sol e I.
O sistema de saúde em Portugal enfrenta uma crise grave, com demissões, urgências fechadas e bebés a morrer. Mesmo assim, Montenegro diz que “a saúde está hoje melhor do que há um ano”.
Um menino de 13 anos foi coagido a entrar na loja onde o agressor trabalha, tendo sido violado à força e ameaçado com arma branca.