Fontes palestinianas indicam que impasse sobre reféns foi ultrapassado

Duas fontes palestinianas próximas das conversações em curso para pôr fim à crise que ameaça a trégua entre Israel e o Hamas disseram hoje à France Presse que há progressos que podem conduzir à troca de prisioneiros no sábado.

© Facebook de Médicos Sem Fronteiras

A sexta troca de reféns está prevista para sábado, mas o Hamas anunciou o adiamento da libertação dos reféns, acusando Israel de não permitir a entrada de fornecimentos humanitários essenciais em Gaza e de atrasar as negociações para a segunda fase.

De acordo com as fontes ouvidas pela France Presse – que não foram identificadas -, o impasse pode ficar desbloqueado assim que os mediadores confirmarem hoje o acordo com Israel sobre “abrigos pré-fabricados, tendas, combustível, equipamento pesado, medicamentos, materiais para a renovação de hospitais e tudo o que se relaciona com o protocolo humanitário”.

Hoje, segundo a Agência France Presse (AFP), registaram-se progressos que podem ultrapassar o diferendo sobre a sexta troca de reféns por prisioneiros.

“Há progressos”, disse uma das fontes palestinianas à Agência France Presse, indicando que os mediadores obtiveram “uma promessa israelita sobre a aplicação das disposições do protocolo humanitário” já a partir de hoje.

“O Hamas confirmou aos funcionários egípcios o compromisso […] de efetuar a sexta troca de prisioneiros a tempo, no sábado, assim que [Israel] honrar o compromisso”, disse a fonte à AFP.

Até ao momento não há qualquer confirmação oficial sobre progressos entre Israel e o Hamas em relação à troca de reféns que se encontram em Gaza por prisioneiros palestinianos em prisões israelitas.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já avisou que os combates poderiam recomeçar se os reféns não forem libertados no sábado.

A ameaça foi semelhante à do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que declarou esta semana que “o inferno pode ocorrer” se o Hamas não libertar todos os reféns israelitas até sábado.

Na quarta-feira, o ministro da Defesa, Israel Katz, seguiu a mesma linha, ameaçando o Hamas com uma “nova guerra (…) de intensidade diferente da que antecedeu o cessar-fogo”, caso o Hamas não liberte os reféns israelitas até sábado.

O acordo de cessar-fogo foi negociado pelo Qatar, o Egito e os Estados Unidos após meses de esforços sob a administração do antigo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Na primeira fase do acordo, as duas partes deveriam iniciar negociações indiretas para a segunda fase 16 dias após a entrada em vigor da primeira fase, a 19 de janeiro.

Até à data, estas negociações não tiveram início, embora se tenham registado cinco trocas de reféns e prisioneiros até ao momento, tal como acordado.

O Hamas libertou 16 reféns israelitas e Israel centenas de prisioneiros palestinianos.

Últimas do Mundo

O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.