Papa afirma continuar “com confiança na minha hospitalização”

O Papa Francisco, hospitalizado com pneumonia e cujo estado de saúde continua crítico, garantiu hoje que vai continuar a sua hospitalização e tratamento "com confiança", disse no texto da oração do Angelus dominical.

© D.R.

“Pela minha parte, continuo com confiança na minha hospitalização (…), seguindo os tratamentos necessários; e o repouso também faz parte da terapia”, escreveu no texto redigido nos “últimos dias”, segundo fonte do Vaticano.

“Agradeço aos médicos e ao pessoal médico deste hospital pelos cuidados que me estão a dispensar e pela dedicação com que realizam o seu serviço entre os doentes”, acrescentou o Papa na sua mensagem, que, tal como no domingo passado, foi transmitida sem a celebração do Angelus para que o Pontífice pudesse descansar.

“Nestes dias recebi muitas mensagens de afeto e fiquei especialmente impressionado com as cartas e os desenhos das crianças, e agradeço-vos por esta proximidade e pelas orações de conforto que recebi de todo o mundo! Confio todos à intercessão de Maria e peço-vos que rezem por mim”, acrescentou o Papa Francisco.

Numa breve declaração esta manhã, o Vaticano informou que o Papa Francisco, que está internado desde 14 de fevereiro no hospital Gemelli de Roma, passou uma noite tranquila e descansou.

A breve declaração do Vaticano não deu mais pormenores, depois de ter sido noticiado no sábado que “o estado do Santo Padre continua crítico” e que “de momento o seu prognóstico é reservado”.

O Papa sofreu uma crise respiratória asmática prolongada, que também exigiu a aplicação de oxigénio de alto débito”, explicou o relatório médico divulgado no sábado à tarde.

Últimas do Mundo

Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.
A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.
A Comissão Europeia quer a União Europeia (UE) ligada por linhas ferroviárias de alta velocidade até 2040, incluindo a ligação entre Lisboa e Madrid, e criar um único bilhete intermodal para combinar diferentes empresas e modos de transporte.
Cerca de 120 mil pessoas permanecem abrigadas em centros de evacuação ou com familiares em Cuba, após a passagem do furacão Melissa pela costa leste da ilha, na quarta-feira passada, segundo dados preliminares.