Análise a águas residuais europeias aponta aumento do uso de MDMA

As deteções de drogas nas águas residuais na Europa apontam para um aumento dos consumos de cocaína, anfetaminas e sobretudo MDMA/ecstasy, com Lisboa como a cidade portuguesa em destaque, segundo um estudo hoje divulgado.

© D.R.

O relatório da Agência da União Europeia Sobre Drogas (EUDA) relativo a 2024, intitulado “Wastewater analysis and drugs — a European multi-city study”, registou um aumento das deteções de MDMA, cocaína e anfetamina em comparação com 2023 e uma diminuição dos vestígios de canábis nas águas residuais recolhidas pelas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de 128 cidades de 26 países (24 da UE + Turquia e Noruega), incluindo Lisboa, Porto e Almada.

O estudo analisou amostras diárias de águas residuais durante uma semana entre março e maio de 2024 de cerca de 68,8 milhões de pessoas para detetar vestígios de cinco drogas estimulantes ilícitas (anfetamina, cocaína, metanfetamina, MDMA/ecstasy e cetamina) e de canábis, a droga mais consumida em Portugal e na Europa.

Segundo o relatório da agência europeia sobre drogas sediada em Lisboa, as drogas ilícitas investigadas foram detetadas em quase todas as cidades participantes.

O relatório revela que em Portugal, juntamente com a Bélgica, Chéquia e Países Baixos foram encontradas “as maiores concentrações” de MDMA nas águas residuais, acrescentando que, das 76 cidades para as quais estão disponíveis dados relativos a 2023 e 2024, 41 delas comunicaram um aumento das deteções de MDMA, 24 uma redução (principalmente na Europa Central e na região do Báltico) e 11 uma situação estável.

Quanto à cocaína, o estudo aponta que os vestígios nas águas residuais continuam a ser mais elevados nas cidades da Europa Ocidental e do Sul (em especial na Bélgica, Países Baixos e Espanha), mas também foram detetados na maioria das cidades da Europa Oriental, onde continuam a ser observados alguns aumentos.

Das 72 cidades para as quais existiam dados, 39 comunicaram um aumento no ano passado em relação a 2023, 17 não comunicaram qualquer alteração e 16 uma diminuição.

A agência observa que o aumento das deteções de cocaína é uma tendência observada desde 2016 (apesar de alguma flutuação durante os confinamentos da covid-19), sendo que as cidades participantes do Brasil, Chile e Suíça apresentam níveis de consumo semelhantes aos das europeias com as cargas mais elevadas.

O nível de anfetamina foi mais elevado em cidades do Norte e Leste da Europa (Bélgica, Alemanha, Países Baixos, Suécia e Noruega), tendo sido “muito mais baixos” nas do Sul, embora os dados mais recentes mostrem alguns aumentos.

Das 68 cidades que dispuseram dados sobre resíduos de anfetamina para o mesmo período, 34 comunicaram um aumento, 14 uma diminuição e 20 uma situação estável.

As metanfetaminas, tradicionalmente concentrada em cidades da Chéquia e Eslováquia, está agora também presente em localidades da Bélgica, Croácia, Leste da Alemanha, Espanha, Países Baixos, Turquia e de vários países do norte da Europa (como Dinamarca, Lituânia, Finlândia e Noruega).

Das 71 cidades para as quais estão disponíveis dados relativos a 2023 e 2024, 32 comunicaram um aumento dos resíduos, 27 uma diminuição e 12 uma situação estável. Nas restantes cidades europeias, as cargas de metanfetamina eram baixas ou mesmo negligenciáveis, apesar de se terem registado alguns aumentos na Europa Central.

Os dados de 2024 comunicados por 82 cidades revelaram níveis relativamente baixos de resíduos de cetamina nas águas residuais municipais, sendo que das 42 que forneceram informações sobre os resíduos de cetamina para os dois últimos anos, 14 comunicaram um aumento, 15 uma situação estável e 13 uma diminuição.

De acordo com os dados sobre esta substância, as maiores concentrações foram observadas nas cidades da Bélgica, Países Baixos, Hungria e Noruega.

Relativamente à canábis, a droga mais consumida na Europa, a EUDA destaca que as cargas mais elevadas foram encontradas na Europa Ocidental e Sul, em especial na Espanha, Países Baixos, Noruega e Portugal.

Em 2024, adiantam os números, observaram-se tendências decrescentes, com 25 das 51 cidades a comunicarem uma diminuição e 13 a expressarem um aumento desde 2023.

A EUDA avança igualmente que foram detetadas cargas mais elevadas de cocaína em cidades de maior dimensão, enquanto no caso da metanfetamina e da MDMA não foram observadas diferenças acentuadas na comparação dos resultados de grandes e pequenas cidades, “o que sugere que, em alguns casos, os padrões ‘urbanos’ de consumo de droga podem estar a alastrar-se a cidades mais pequenas”.

A análise das águas residuais deteta flutuações nos padrões semanais de consumo de drogas ilícitas, já que mais de três quartos das cidades apresentaram níveis mais elevados de resíduos de droga (cocaína, cetamina e MDMA) associados ao consumo em contextos recreativos durante o fim de semana.

Últimas do Mundo

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A polícia australiana apresentou hoje 59 acusações contra Naveed Akram, de 24 anos, incluindo 15 por homicídio e uma por terrorismo, pelo suposto envolvimento no ataque contra uma celebração judaica ocorrido no domingo numa praia perto de Sydney.
A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor.
A mulher do ex-presidente da Guiné-Bissau foi constituída arguida por suspeita de contrabando e branqueamento, no caso em que um homem próximo de Sissoco Embaló foi detido em Lisboa, confirmou hoje à Lusa fonte ligada à investigação.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou no parlamento que o físico português Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi hoje assassinado a tiro em Boston.
Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.
A liberdade de expressão mundial caiu 10% entre 2012 e 2024, um retrocesso comparável ao ocorrido com a Primeira Guerra Mundial, alertou hoje a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Quinze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas num ataque armado durante uma festa judaica na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, informou na segunda-feira a polícia estadual numa atualização do balanço de vítimas.
A plataforma de arrendamento de alojamentos turísticos Airbnb terá de pagar uma multa de 64 milhões de euros em Espanha por causa da publicação de anúncios ilegais, anunciou hoje o Governo espanhol.