Aeroporto de Heathrow reabre parcialmente hoje e totalmente no sábado

O aeroporto londrino de Heathrow vai reabrir parcialmente hoje e deverá estar a funcionar em pleno no sábado, anunciou a administração, pedindo aos passageiros que confirmem os voos junto das respetivas companhias aéreas. 

© D.R.

“Estamos agora em condições de reiniciar os voos em segurança, dando prioridade ao repatriamento e à relocalização das aeronaves”, indicou a entidade gestora, num comunicado publicado na rede social X.

O aeroporto disse também esperar poder retomar “todas as operações amanhã [sábado]”, prometendo mais atualizações.

No entanto, avisou os passageiros para não se deslocarem para o aeroporto sem confirmarem junto das respetivas companhias aéreas a realização do voo.

A decisão foi tomada depois de o fornecimento da eletricidade ao aeroporto ter sido restabelecido ao início da tarde.

Durante a madrugada, a administração de Heathrow tinha anunciado que ia encerrar até às 23:59 de hoje para “garantir a segurança de passageiros e colegas” devido à falta de eletricidade.

O abastecimento de energia foi interrompido devido a um incêndio numa subestação elétrica, cuja causa está a ser investigada pelas autoridades.

A polícia britânica, que mobilizou a unidade de combate ao terrorismo, salientou que atualmente não existe “qualquer indício” de origem criminosa.

O envolvimento de agentes daquela unidade justifica-se por estar causa uma infraestrutura crítica e porque aqueles agentes têm recursos e competências especializadas que podem agilizar a investigação, acrescentou.

O aeroporto de Heathrow é o mais movimentado da Europa, tendo recebido 83,9 milhões de passageiros no ano passado.

Na sequência do encerramento, centenas de voos foram cancelados ou desviados para outras cidades no Reino Unido e em outros países, afetando milhares de pessoas.

Últimas do Mundo

Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.