Imigrante Iraquiano esfaqueia agente da PSP

Após pedido de asilo, Al Zoubandi ataca esquadra da PSP com o objetivo de matar o chefe da esquadra. Para o CHEGA, qualquer estrangeiro que cometa crimes graves deve ser “imediatamente devolvido ao seu país de origem".

© D.R.

Um imigrante iraquiano, de 28 anos, fez uma emboscada à 1.ª esquadra da PSP, em Braga, com o objetivo de matar o chefe da esquadra, tendo mesmo esfaqueado o chefe supervisor operacional que tentou impedir o crime, segundo notícia avançada pelo Correio da Manhã. Al Zoubandi, de acordo com um documento francês que o identifica, atirou pedras contra a esquadra e contra uma viatura policial, utilizando um saco onde transportava várias pedras.

Com isso, partiu o vidro do gabinete de atendimento, dois vidros da porta do edifício, bem como os vidros do para-brisas e do lado frontal direito de uma das viaturas da PSP. O suspeito atirou ainda garrafas para o interior da esquadra, com o intuito de atrair os polícias para o exterior. Quando avistou o supervisor operacional, retirou uma faca de cozinha de grandes dimensões e desferiu-lhe um golpe.

“Foi por sorte, a apenas poucos centímetros” de atingir um órgão vital, afirmou uma fonte policial, referindo que o agente foi hospitalizado e recebeu tratamento. Na origem do ataque está o facto de o agressor ter reconhecido o agente como sendo aquele que, a 21 de janeiro, recebeu o seu pedido de asilo naquela esquadra. Na noite da sexta-feira anterior ao ataque, três carros terão sido incendiados, um dos quais pertencia à PSP.

O agressor iraquiano foi detido, estando agora a ser investigado por uma possível ligação entre os dois crimes. O partido CHEGA, conhecido por defender as forças de segurança e por se manifestar contra a imigração descontrolada, não tardou a reagir ao caso de Al Zoubandi através das suas redes sociais, reforçando uma das medidas apresentadas pelo seu presidente, André Ventura, que pretende que qualquer estrangeiro que cometa crimes graves “seja imediatamente devolvido ao seu país de origem após cumprir pena de prisão”.

Também em Braga, e ainda no sábado, um homem foi morto à facada durante uma rixa que envolvia cerca de 20 pessoas. Já no domingo, no Seixal, em Setúbal, um homem de 39 anos morreu após ter sido agredido com um martelo na cabeça. Ambos os casos foram divulgados pela agência Lusa, que indica que os crimes estão a ser investigados pela Polícia Judiciária. André Ventura tem deixado duras críticas aos diversos casos de violência a que temos assistido, referindo que “os portugueses sentem o peso da insegurança, a ameaça da criminalidade, da violência e do tráfico de droga.

Os portugueses sabem que o país mais seguro ou dos mais seguros de que fala o primeiro-ministro não existe”. Ventura já afirmou por diversas vezes que esta é a “bandalheira que a esquerda nos deu em Portugal”, incentivando o país a olhar para exemplos como os da França, Bélgica e Alemanha, que “se arrependeram e estão agora a recuar nas leis” que criaram para a imigração.

Últimas do País

Uma mulher de 38 anos foi morta à facada no Porto, esta quinta-feira de manhã, em frente à Escola Básica da Corujeira, na Praça da Corujeira, no Porto.
A gripe das aves voltou a ser confirmada nos distritos de Aveiro e Santarém, em aves em cativeiro, subindo para 31 os focos detetados este ano, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e veterinária (DGAV).
Os trabalhadores dos bares dos comboios de longo curso da CP - Comboios de Portugal decidiram avançar com uma greve e vigília permanente, a partir desta quinta-feira e por tempo indeterminado, para exigir o cumprimento do acordo de empresa.
Os incêndios e a seca no verão provocaram quebras superiores a 75% na produção da castanha martaínha, com prejuízos de milhões de euros, disse à agência Lusa o presidente da Cooperativa Agrícola de Penela da Beira.
O Metropolitano de Lisboa esclareceu hoje que a investigação de Bruxelas para averiguar uma vantagem indevida no concurso da Linha Violeta diz respeito a uma proposta e não ao processo que a empresa lançou.
Os dez distritos costeiros de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja devido à agitação marítima, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Investigadores portugueses estão a testar a forma de bloquear o vírus da gripe A antes de provocar a infeção, o que pode abrir caminho a novos antivirais para vários vírus contra os quais ainda não existem vacinas.
O Tribunal Judicial de Leiria condenou esta quarta-feira 24 arguidos num processo relativo a dezenas de burlas através do MB Way, no qual estavam em causa crimes de burla informática, simples e agravada, e acesso ilegítimo, em autoria singular ou coautoria.
Os cuidadores informais em Portugal enfrentam níveis muito elevados de exigência, falta de apoio e sinais preocupantes de desgaste físico e emocional, conclui um estudo hoje apresentado no VII Encontro Nacional de Cuidadores Informais, no Entroncamento.
Um grupo de alegados guias turísticos tem intimidado turistas na estrada de Monserrate, em Sintra, para aceitarem transporte para os monumentos, enquanto as suas viaturas são assaltadas, alarmando visitantes e residentes, mas as autoridades investigam as denúncias.