Trabalhadores no MNE português no Brasil com salários fixos em euros

Os trabalhadores nos postos diplomáticos e consulares de Portugal no Brasil vão ter as suas remunerações fixas em euros, uma reivindicação antiga e que motivou vários protestos, segundo fonte sindical e o Governo.

© D.R.

A portaria, assinada pelos ministros das Finanças e dos Negócios Estrangeiros, ainda não foi publicada em Diário da República, o que deve acontecer em breve.

Ainda assim, o Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas e dos Serviços Centrais do Ministério dos Negócios Estrangeiros (STCDE) fez saber, através de um comunicado, que esta é uma portaria “histórica”, pois “coloca fim a 12 anos de discriminação salarial nos postos diplomáticos e consulares no Brasil”.

Até à aplicação desta portaria, estes funcionários são os únicos dos serviços periféricos externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e da Administração Pública portuguesa a não terem o seu salário fixado em euros.

Para o STCDE, a medida vem colocar um ponto final na precariedade salarial e na inadmissível discriminação vivida por estes trabalhadores desde 2013.

“São assim lançadas novas bases para o trabalho neste país, num ambiente pacificado, podendo os trabalhadores enfrentar o futuro com confiança acrescida, focados na sua missão de serviço público, ao serviço da comunidade portuguesa e dos demais utentes daqueles serviços”, prossegue-se na nota sindical.

Também o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, referiu-se na sua página na rede social Facebook ao acordo como “uma grande conquista”, afirmando que o mesmo vem trazer “paz e tranquilidade numa área onde não existiam”.

A medida terá efeitos a janeiro deste ano, o que significa que os trabalhadores irão receber retroativos referentes aos meses que passaram até à atualização estar em vigor.

Últimas de Política Internacional

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que as relações com a China são "muito boas" e anunciou uma conversa com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, "talvez no final da semana".
Os trabalhadores nos postos diplomáticos e consulares de Portugal no Brasil vão ter as suas remunerações fixas em euros, uma reivindicação antiga e que motivou vários protestos, segundo fonte sindical e o Governo.
O Governo britânico, que tem sido pressionado para conter a imigração, vai endurecer as condições para a concessão de vistos de trabalho e facilitar a deportação de estrangeiros condenados por crimes, anunciou hoje a ministra do Interior.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, voltou hoje a criticar o sistema judicial italiano, acusando os tribunais de ordenarem o regresso a Itália de imigrantes com registo criminal e manifestamente sem direito a proteção, por razões "claramente ideológicas".
A Comissão Europeia anunciou hoje ter levado Portugal ao Tribunal de Justiça da União Europeia por não aplicar na totalidade a nova Lei dos Serviços Digitais, dado que não conferiu poderes supervisores nem definiu regras sobre sanções.
A segunda volta para a eleição de Friedrich Merz como chanceler da Alemanha vai decorrer hoje às 15:15 (hora local, 14:15 em Lisboa), depois do líder dos conservadores ter falhado a primeira votação no parlamento.
O Governo dos EUA anunciou hoje que vai oferecer dinheiro aos imigrantes ilegais que regressem aos seus países, beneficiando aqueles que optem pela autodeportação.
A presidente da Comissão Europeia anunciou hoje uma estratégia para a União Europeia (UE) atrair investigadores estrangeiros, alocando 500 milhões de euros até 2027 com vista a chegar futuramente a um investimento de 3% do PIB neste setor.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, prometeu hoje retaliações contra os rebeldes huthis do Iémen, depois de um míssil ter atingido o aeroporto Ben Gurion em Telavive.
O chanceler cessante alemão, Olaf Scholz, apelou hoje à defesa do ideal europeu surgido após a Segunda Guerra Mundial, durante as comemorações do octogésimo aniversário da libertação do campo de concentração nazi de Neuengamme, perto da cidade de Hamburgo.