Estudo revela: falar português nos EUA rende salários 20% superiores

Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.

© D.R.

O novo retrato da diáspora portuguesa nos Estados Unidos, realizado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), indica que os luso-americanos que falam português neste país têm um salário médio anual 20% mais alto.

“O salário médio de um luso-americano que fala português é de 58.923 dólares (cerca de 50.976 euros), um valor muito superior aos 46.762 dólares (cerca de 40.456 euros) da média dos outros residentes nos Estados Unidos”, refere o estudo ‘Um sonho americano em português’.

Esta investigação mostrou que falar a língua portuguesa está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.

Coordenado pelas investigadoras Alda Botelho Azevedo e Lara Patrício Tavares, este retrato concluiu que a comunidade luso-americana atingiu a média de qualificações dos Estados Unidos, com cerca de um terço dos adultos a possuir pelo menos uma licenciatura.

E aponta que os falantes de língua portuguesa, em particular, apresentam uma taxa de licenciados (36%) superior à média nacional norte-americana (33%).

“A aposta na educação traduz-se num retorno claro: um diploma universitário representa um acréscimo salarial de 54%”, lê-se nas conclusões divulgadas pela FLAD.

Alda Botelho Azevedo, coordenadora e coautora do estudo, refere que “a integração não significa a anulação da cultura de origem”.

“Pelo contrário, para estas gerações, a identidade portuguesa é um fator de diferenciação positiva”, explica, identificando “um renovado interesse pela língua e pelas origens, impulsionado também pela imagem moderna e atrativa que Portugal projeta hoje no mundo”.

De acordo com a investigação, registou-se “uma significativa transformação geográfica: Enquanto a população decresce nos polos históricos como Massachusetts e Rhode Island, cresce em novos centros económicos”, com destaque para a Florida, com um crescimento de 23%, e a região de Nova Iorque e Nova Jérsia, onde o número de falantes de português cresceu 32% entre 2013 e 2022.

O presidente da instituição, Nuno Morais Sarmento, considera que “os dados mostram uma comunidade dinâmica, qualificada e próspera, que contribui ativamente para a sociedade norte-americana sem nunca perder a ligação a Portugal”.

“É um motivo de enorme orgulho e um ativo estratégico para o nosso país”, adiantou.

Últimas do Mundo

Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.
A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.
A Comissão Europeia quer a União Europeia (UE) ligada por linhas ferroviárias de alta velocidade até 2040, incluindo a ligação entre Lisboa e Madrid, e criar um único bilhete intermodal para combinar diferentes empresas e modos de transporte.
Cerca de 120 mil pessoas permanecem abrigadas em centros de evacuação ou com familiares em Cuba, após a passagem do furacão Melissa pela costa leste da ilha, na quarta-feira passada, segundo dados preliminares.
Um britânico de 32 anos foi esta segunda-feira, 3 de novembro, acusado por tentativa de homicídio durante um ataque num comboio no sábado que resultou em 11 feridos, um dos quais continua em estado grave, anunciou a polícia.