Grupo de sócios do Benfica quer esclarecimentos sobre revisão dos estatutos

©slbenfica

O Movimento Servir o Benfica informou hoje ter enviado aos presidentes da direção, Rui Costa, e da Mesa da Assembleia Geral, Fernando Seara, uma carta com mais de 300 signatários a pedir esclarecimentos sobre a proposta de revisão estatutária.

“Exortamos a Mesa da Assembleia Geral a esclarecer o processo de revisão estatutária, de acordo com o artigo 81.º dos presentes estatutos”, lê-se na missiva divulgada pelo Movimento Servir o Benfica, que felicita o órgão liderado por Rui Costa “por finalmente ter disponibilizado a sua proposta de revisão estatutária e ter definido um calendário para o período de discussão da proposta”.

Os sócios Nuno Leite, Ricardo Araújo Pereira, Francisco Benitez, João Diogo Manteigas, João Leite, Pedro Ribeiro, João Pinheiro – membro da comissão de revisão estatutária – ou Pedro Brinca, entre outros, fazem parte do coletivo que assinou a carta.

“É fundamental comunicar de uma forma transparente o funcionamento das Assembleias Gerais Extraordinárias necessárias para o efeito, recordando que o histórico do Sport Lisboa e Benfica corresponde a votações individuais de cada proposta, por cada artigo dos estatutos”, realçam os subscritores.

Segundo este grupo de sócios, “por forma a garantir a maior transparência, deverá a Direção divulgar a proposta entregue, em março de 2022, pela comissão criada para o efeito, devendo esclarecer os associados dos motivos pelos quais foi alterada essa proposta pela Direção”.

Em 16 de junho, durante a assembleia geral ordinária do clube, Rui Costa anunciou que o projeto de revisão dos Estatutos do clube da Luz está concluído e será colocado a discussão de todos os associados durante mês de julho.

“Continuaremos a fomentar a discussão pública da proposta da Direção e de outros associados. Enviaremos as nossas sugestões à Direção, sem prejuízo de, na plenitude dos nossos direitos estatutários, entregarmos propostas alternativas, devidamente fundamentadas, para votação na Assembleia Geral que será convocada para o efeito”, lê-se na carta divulgada pelo movimento, em que se assinala que “a revisão estatutária é vital para reforçar a democracia no Sport Lisboa e Benfica e merece de todos – Direção, mesa da Assembleia Geral e associados – que seja um processo claro e participado”.

Últimas de Desporto

O envolvimento de Portugal na organização do Mundial2030 de futebol, juntamente com Espanha e Marrocos, vai gerar uma receita fiscal próxima de 400 milhões de euros (ME), segundo um estudo da consultora PwC.
Pedro Proença vai concorrer à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de fevereiro de 2025, anunciou hoje o líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias.
A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).