Pelo menos 23 mortos em naufrágio nas Filipinas

©facebook.com/PortugueseAirForce

Pelo menos 23 pessoas morreram e seis foram dadas como desaparecidas na manhã de hoje, após um pequeno barco ter virado num lago perto de Manila, nas Filipinas, segundo as autoridades locais.

“As pessoas entraram em pânico após uma rajada repentina de vento. Correram para o lado esquerdo do barco, que acabou por virar”, disse o porta-voz da Guarda Costeira filipina, Armando Balilo, a uma rádio local.

O território filipino foi afetado pela passagem do tufão Doksuri. Classificado como um super tufão, quando atravessou o oceano Pacífico, na terça-feira, o Doksuri perdeu a força ao aproximar-se das Filipinas.

As previsões apontam para que a tempestade continue a perder intensidade antes de atingir o sudeste da China, na sexta-feira.

O acidente de hoje ocorreu no lago de Laguna, a cerca de 40 quilómetros a sudeste de Manila. A embarcação fazia a travessia habitual entre a cidade de Binangonan e a ilha de Talim, no meio do lago.

Quarenta pessoas foram resgatadas com vida e 23 corpos foram recuperados, segundo as autoridades filipinas.

Várias horas após o acidente, as equipes de resgate continuaram a busca por seis pessoas desaparecidas, disse à agência de notícias AFP Kenneth Cirados, chefe do resgate do município.

O barco é um meio de transporte essencial nas Filipinas, um arquipélago de mais de 7.000 ilhas, e os acidentes são frequentes, principalmente com os pequenos barcos de madeira que se deslocam entre ilhas.

Pelo menos seis pessoas morreram nas Filipinas, na sequência da passagem do tufão Doksuri, indicam dados oficiais hoje divulgados.

Ventos violentos e chuvas torrenciais atingiram as pouco povoadas ilhas Babuyan e as províncias do norte do país, provocando inundações e aluimentos de terras.

Últimas do Mundo

Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.
A liberdade de expressão mundial caiu 10% entre 2012 e 2024, um retrocesso comparável ao ocorrido com a Primeira Guerra Mundial, alertou hoje a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Quinze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas num ataque armado durante uma festa judaica na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, informou na segunda-feira a polícia estadual numa atualização do balanço de vítimas.
A plataforma de arrendamento de alojamentos turísticos Airbnb terá de pagar uma multa de 64 milhões de euros em Espanha por causa da publicação de anúncios ilegais, anunciou hoje o Governo espanhol.
A polícia australiana considerou um “ato terrorista” contra a comunidade judaica o ataque com tiros na praia de Bondi, Sydney, que causou pelo menos 12 mortos.
Pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas com gravidade num tiroteio ocorrido no campus da Universidade Brown, nos Estados Unidos, informou o presidente da câmara de Providence.
Mais de 40% do território espanhol está num processo de degradação devido à atividade humana que pode conduzir a desertificação, segundo o primeiro "Atlas da Desertificação em Espanha", elaborado por cientistas de diversas universidades e publicado recentemente.
O número de vítimas das inundações e deslizamentos de terra que atingiram a Indonésia subiu para 1.003 mortos e 218 desaparecidos, anunciou hoje a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes.
Perante o colapso do sistema de asilo, o Governo britânico avançou com um método relâmpago: milhares de pedidos estão a ser aprovados sem entrevistas, apenas com base num questionário escrito. A oposição acusa Londres de “escancarar as portas” à imigração.
A cidade alemã de Salzgitter vai obrigar requerentes de asilo aptos para trabalhar a aceitar tarefas comunitárias, sob pena de cortes nas prestações sociais.