Hospital de Almada encerra urgência pediátrica durante a noite a partir de quarta-feira

A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, vai estar encerrada no período noturno, entre as 20:00 e as 08:00, a partir de quarta-feira, anunciou hoje a instituição.

© D.R.

Em comunicado, o hospital explica que o encerramento noturno da urgência pediátrica resulta da incapacidade de assegurar as correspondentes escalas médicas, após entrega de declarações de indisponibilidade para realização de trabalho extraordinário para além do limite legalmente previsto, com efeito a partir de quarta-feira.

O atendimento diurno, adianta a unidade hospitalar, mantém-se todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, e a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos continuará a funcionar ininterruptamente.

“O HGO permanece a trabalhar ativamente com o corpo clínico para encontrar soluções adequadas e reunir as melhores condições para a reabertura da Urgência Pediátrica durante o período da noite, tão breve quanto possível”, assegura.

O hospital acrescenta que é importante que, antes do recurso a outras unidades de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo, seja feito contacto prévio com o SNS24 (808 24 24 24) e, em situações de emergência, o 112.

Para além da urgência, o serviço de pediatria do HGO assegura a resposta nas áreas ambulatórias como a consulta externa de pediatria, o Hospital de Dia de Pediatria, o Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva, bem como o acompanhamento permanente de todas as crianças internadas, incluindo na enfermaria de pediatria médica, na unidade de cuidados intensivos neonatais e pediátricos e no puerpério.

Últimas do País

Um homem foi detido, na noite de terça-feira, por ter entrado e introduzido telemóveis de forma ilegal no Estabelecimento Prisional de Alcoentre, confirmaram hoje fontes da GNR e da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
A nova linha para a prevenção do suicídio entra hoje em funcionamento, com o número próprio 1411, e pretende ser uma resposta para um comportamento que, em média, causa três mortes por dia em Portugal.
Oito pessoas foram detidas em Lisboa por suspeitas de crimes de homicídio na forma tentada, sequestro agravado, extorsão, ofensas à integridade física, ameaças e detenção e uso de armas proibidas, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Portugal continental vai registar nos próximos dias um aumento das temperaturas máximas, que deverão atingir entre 30 e 35 graus em várias regiões, no fim de semana, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Mais de 4.000 crianças do primeiro ciclo correm o risco de começar as aulas sem professor, alertou hoje a Fenprof, que estima em 276 mil os alunos que poderão ser afetados pela falta de docentes.
A Comissão Europeia propõe quase 6 mil milhões de euros em empréstimos para a área da defesa a Portugal, de acordo com a informação divulgada esta terça-feira, de um total de 150 mil milhões de euros.
Um homem de 31 anos foi detido pela Polícia Judiciária, em Oeiras, suspeito de ter violado a sua colega de casa, uma mulher de 34 anos, na primeira noite em que passaram a viver na mesma habitação, avança o jornal SOL.
Imigrante de 44 anos, de nacionalidade tunisina, foi detido pela PSP na madrugada do passado domingo, na rua António Granjo, no Porto, depois de ser surpreendido a tentar assaltar uma residência.
O presumível autor de dois incêndios florestais no concelho de Seia, ocorridos no sábado, ficou em prisão preventiva.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Almada, distrito de Setúbal, um cidadão estrangeiro procurado pelas autoridades brasileiras por abuso sexual da própria filha quando esta tinha dois anos de idade.