Vendas de automóveis elétricos sobem 37% em 2023 na Europa

Os automóveis elétricos novos representaram 14,6% do mercado europeu no ano passado, com 1,5 milhões de unidades vendidas, ou mais 37% do que em 2020, estabelecendo um novo recorde, foi hoje anunciado.

© D.R.

Os automóveis elétricos ultrapassaram os automóveis a diesel pela primeira vez durante um ano inteiro, apesar de um mês de dezembro pouco dinâmico devido ao fim dos subsídios à compra na Alemanha, indicou a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).

No ano passado, as vendas de carros novos na Europa recuperaram 13,9%, impulsionadas pelos veículos híbridos e elétricos, mas também por modelos a gasolina, de acordo com os dados publicados pela ACEA.

Os mercados francês, italiano e espanhol, em particular, registaram aumentos de dois dígitos em comparação com 2022.

No entanto, a Alemanha, o maior mercado do continente, parou em dezembro, registando menos 23% em relação ao ano anterior, com o fim dos subsídios â compra de automóveis elétricos.

Últimas de Economia

O Alentejo está "estupefacto" e "em choque" com a medida aprovada pelo Governo para atribuir aos viticultores do Douro 50 cêntimos por quilo de uva entregue para destilação, afirmou hoje o presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.
O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo (TJCM) decidiu levar a julgamento o banco BCI, subsidiário em Moçambique do grupo português Caixa Geral de Depósitos (CGD), num processo por burla agravada contra um empresário moçambicano.
Em 2024, 5,1% dos portugueses em risco de pobreza não tinham acesso a uma refeição que contivesse carne, peixe ou um equivalente vegetariano, a cada dois dias.
A cotação do barril de Brent para entrega em outubro terminou hoje no mercado de futuros de Londres a subir 1,23%, para os 68,05 dólares.
O diretor de pesquisas do Instituto Alemão de Investigação Económica (Ifo), Klaus Wohlrabe, disse hoje que o mercado de trabalho do país "ainda está estagnado na crise".
Segundo refere a associação em comunicado, citando também dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Banco de Portugal e outras entidades, até ao final de junho, o número de licenças para construção e reabilitação de edifícios habitacionais emitidas aumentou 13,6%, face ao mesmo período de 2024, para um total de 10.262.
Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BCP diz ter recomprado na segunda-feira mais 1.035.538 ações ordinárias próprias representativas de 0,01% do capital do banco.
Dados hoje publicados pelo Eurostat sobre as colheitas de 2024 revelam que Portugal foi o terceiro maior produtor de tomate (1,7 milhões de toneladas), atrás de Itália (seis milhões de toneladas) e Espanha (4,5 milhões de toneladas).
Esta decisão abrange empresas europeias de Itália, Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Finlândia ou Estónia.
Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a subir a dois, cinco e 10 anos, alinhados com Espanha, Grécia, Irlanda e Itália e também com a Alemanha no prazo mais longo.