Évora. Capital da Cultura organiza encontro sobre megalitismo em setembro

A importância do megalitismo e da sua salvaguarda está no centro de um encontro internacional que vai decorrer, em Évora, em setembro, integrado na programação de Évora_27 Capital Europeia da Cultura, foi hoje divulgado.

© D.R.

Promovido por Évora_27, em parceria com a Universidade de Évora, o Grupo Pro-Évora e os recintos de Stonehenge, Avebury e Sítios Associados, em Inglaterra, o encontro está marcado para o dia 21 de setembro, na cidade alentejana.

“O Alentejo dá-nos muita informação sobre a importância da preservação e de uma memória de um passado da humanidade e também muita consciência de presente e de futuro”, afirmou hoje à agência Lusa a coordenadora de Évora_27, Paula Mota Garcia.

Já esta quinta-feira, coincidindo com as comemorações do Dia da Europa, a cidade alentejana recebe uma equipa de especialistas dos recintos de Stonehenge, Avebury e Sítios Associados para uma visita e reunião de preparação do encontro internacional.

Segundo a coordenadora de Évora_27, a iniciativa prevista para setembro pretende contribuir para uma reflexão sobre como a humanidade “também se pode juntar e unir a partir do legado da arqueologia megalítica”.

“Vamos celebrar esta ideia de, a partir do megalitismo, podermos conversar e estarmos todos juntos, quase como se estes dados arqueológicos fossem uma linguagem universal”, sublinhou a responsável.

Por outro lado, assinalou, o encontro internacional visa também comemorar os 60 anos da descoberta do Cromeleque dos Almendres e da Anta Grande do Zambujeiro, ambos localizados próximo de Évora.

Paula Mota Garcia salientou que o megalitismo do Alentejo também contribuiu para a definição do conceito “Vagar” da Capital Europeia da Cultura e é “uma parte importante do programa artístico e cultural de Évora_27”.

O encontro internacional sobre megalitismo previsto para setembro faz parte do projeto “Solos para o Sol”, liderado pela associação Monte da Amorada, e integra o programa cultural e artístico de Évora_27.

A iniciativa contará com a participação de arqueólogos, filósofos, antropólogos, historiadores e pessoas interessadas na temática para refletirem sobre o futuro deste património e em particular a sua relação com o conceito “Vagar”.

“Solos para o Sol” é uma coprodução de E´vora_27, Bienal da Dança de Lyon e outros parceiros, para a qual serão convidados vários coreógrafos a celebrar a herança megalítica do Alentejo através da sua relação com outros povos e com o nascer do Sol.

A estreia do espetáculo de dança “Solos para o Sol” está marcada para 2027, em quatro lugares associados ao património megalítico europeu, que serão divulgados posteriormente.

Últimas de Cultura

A Arte Equestre Portuguesa foi hoje classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A Câmara de Paris homenageou a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís dando o seu nome a uma biblioteca, numa iniciativa para promover a literatura portuguesa contemporânea e a obra da autora com uma ligação a Paris.
Conflitos, imigração, INEM e polícia são algumas das dez palavras finalistas para a escolha de “A palavra do Ano”, uma iniciativa da Porto Editora para apurar os vocábulos mais pesquisados e que refletem os temas que marcaram o ano.
A Parques de Sintra-Monte da Lua foi distinguida nos World Travel Awards na categoria de “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”, pelo 12.º ano consecutivo, desde 2013, anunciou hoje a sociedade que gere os monumentos e parques sintrenses.
O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai iniciar em 2025 uma expansão do parque dedicada à arquitetura contemporânea, num investimento de sete milhões de euros que inclui obras de Souto Moura, Siza Vieira e Koolhaas.
O único Pai Natal certificado da Península Ibérica vai levar, em dezembro, uma mensagem de boas festas e uma 'prendinha' didática às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho de Vagos, anunciou a Câmara Municipal.
O presidente da Museus e Monumentos de Portugal mostrou-se hoje preocupado com o facto de vários equipamentos tutelados pela empresa pública em Lisboa estarem fechados para obras em 2025, coincidindo com uma campanha turística focada no património.
O Teatro Campo Alegre, no Porto, acolhe nos dias 29 e 30 a Mostra Estufa, uma iniciativa da companhia Erva Daninha, que funciona como "incubadora de novos criadores e propostas emergentes" de circo contemporâneo, foi hoje anunciado.
A obra de Jean Painlevé, pioneiro do cinema documental que desvendou a vida subaquática, é exposta pela primeira vez em Portugal, na Culturgest, em Lisboa, numa revelação do investigador da Sorbonne que foi parte do surrealismo francês.
A proposta da Arte Equestre Portuguesa a Património Imaterial da Humanidade vai ser analisada em dezembro, na reunião do Comité intergovernamental da UNESCO, em Assunção, no Paraguai, disse à agência Lusa fonte da candidatura.