Évora. Capital da Cultura organiza encontro sobre megalitismo em setembro

A importância do megalitismo e da sua salvaguarda está no centro de um encontro internacional que vai decorrer, em Évora, em setembro, integrado na programação de Évora_27 Capital Europeia da Cultura, foi hoje divulgado.

© D.R.

Promovido por Évora_27, em parceria com a Universidade de Évora, o Grupo Pro-Évora e os recintos de Stonehenge, Avebury e Sítios Associados, em Inglaterra, o encontro está marcado para o dia 21 de setembro, na cidade alentejana.

“O Alentejo dá-nos muita informação sobre a importância da preservação e de uma memória de um passado da humanidade e também muita consciência de presente e de futuro”, afirmou hoje à agência Lusa a coordenadora de Évora_27, Paula Mota Garcia.

Já esta quinta-feira, coincidindo com as comemorações do Dia da Europa, a cidade alentejana recebe uma equipa de especialistas dos recintos de Stonehenge, Avebury e Sítios Associados para uma visita e reunião de preparação do encontro internacional.

Segundo a coordenadora de Évora_27, a iniciativa prevista para setembro pretende contribuir para uma reflexão sobre como a humanidade “também se pode juntar e unir a partir do legado da arqueologia megalítica”.

“Vamos celebrar esta ideia de, a partir do megalitismo, podermos conversar e estarmos todos juntos, quase como se estes dados arqueológicos fossem uma linguagem universal”, sublinhou a responsável.

Por outro lado, assinalou, o encontro internacional visa também comemorar os 60 anos da descoberta do Cromeleque dos Almendres e da Anta Grande do Zambujeiro, ambos localizados próximo de Évora.

Paula Mota Garcia salientou que o megalitismo do Alentejo também contribuiu para a definição do conceito “Vagar” da Capital Europeia da Cultura e é “uma parte importante do programa artístico e cultural de Évora_27”.

O encontro internacional sobre megalitismo previsto para setembro faz parte do projeto “Solos para o Sol”, liderado pela associação Monte da Amorada, e integra o programa cultural e artístico de Évora_27.

A iniciativa contará com a participação de arqueólogos, filósofos, antropólogos, historiadores e pessoas interessadas na temática para refletirem sobre o futuro deste património e em particular a sua relação com o conceito “Vagar”.

“Solos para o Sol” é uma coprodução de E´vora_27, Bienal da Dança de Lyon e outros parceiros, para a qual serão convidados vários coreógrafos a celebrar a herança megalítica do Alentejo através da sua relação com outros povos e com o nascer do Sol.

A estreia do espetáculo de dança “Solos para o Sol” está marcada para 2027, em quatro lugares associados ao património megalítico europeu, que serão divulgados posteriormente.

Últimas de Cultura

A canção “Deslocado”, interpretada pelos NAPA, venceu hoje o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.
Nove espetáculos e 25 apresentações integram o programa do Festival de Teatro de Pombal, que este ano se estende pela primeira vez a todas as 13 freguesias daquele concelho do distrito de Leiria, de 07 a 27 de março.
O coordenador científico do Centro de Investigação sobre as Artes do Circo (RISCO), Rui Leitão, alertou que o património circense português está em risco por falta de um espaço digno para armazenamento e conservação de documentos históricos.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia na quinta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa, o bailado 'Stravinsky Violin Concerto', do coreógrafo George Balanchine (1904-1983), inserido num programa com peças de William Forsythe e Andrew McNicol.
O Festival de Cannes escolheu um dos rostos mais conhecidos do cinema francês, a atriz Juliette Binoche, para presidir ao júri da sua 78.ª edição, de 13 a 24 de maio.
A relevância das artes e indústrias gráficas, bem como a história ligada ao movimento associativo daqueles profissionais, são o mote para duas exposições na Universidade de Coimbra (UC) que serão inauguradas na segunda-feira.
O Centro de Ciência Viva do Museu do Côa lançou um desafio aos alunos do 1.º ciclo do Vale do Côa que, desde 2022, os leva numa viagem no tempo, desde o Paleolítico Superior até à atualidade.
Um novo serviço das bibliotecas públicas permite aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país, numa iniciativa da Direção-Geral do Livro.
O museu do Louvre, em Paris, será alvo de uma grande remodelação, que inclui a mudança da icónica obra “Mona Lisa” para uma nova sala, com bilhete próprio de acesso, anunciou o presidente francês.
Fotografias do campo de Auschwitz-Birkenau, testemunhos e documentos integram um dos maiores arquivos sobre o Holocausto que está acessível na internet.