Von der Leyen pede UE “unida, pacífica e próspera” no Dia da Europa

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apelou hoje a uma União Europeia (UE) “unida, pacífica e próspera” no Dia da Europa, quando se assinalam um mês antes das eleições europeias de junho.

© Facebook/comissão europeia

 

“No Dia da Europa, honramos a visão de Robert Schuman de uma Europa unida, pacífica e próspera. Celebramos as pessoas que construíram a nossa União e aqueles que a continuam a construir todos os dias”, escreveu Ursula von der Leyen, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

“Este dia pertence a todos os europeus – os sonhadores e os construtores. Juntos, somos mais fortes”, adiantou a líder do executivo comunitário.

Von der Leyen é também candidata do Partido Popular Europeu à Comissão Europeia, visando um segundo mandato à frente da instituição, e na sua página no X enquanto cabeça de lista da bancada de centro-direita pede aos europeus que votem, “não deixando que ninguém decida” por si.

Hoje comemora-se o Dia da Europa, mas também se assinala um mês para as eleições para o Parlamento Europeu, marcadas para de 06 a 09 de junho (em Portugal, o sufrágio é nesta última data).

O Dia da Europa é assinalado em mais de 60 cidades europeias, incluindo em Portugal, com várias iniciativas e com vários monumentos iluminados com mensagens alusivas à UE e a apelar ao voto nas eleições europeias.

A edição deste ano do Dia da Europa realiza-se 45 anos após as primeiras eleições europeias de 1979.

O Arco do Triunfo em Paris, o Coliseu em Roma e a Grand Place em Bruxelas, estão entre os muitos marcos que serão iluminados no âmbito da efeméride, que em Portugal vai incluir, mais de 30 monumentos ou edifícios, incluindo a Torre de Belém, o Cristo Rei, o Palácio de São Bento, o Castelo de Bragança, a escultura “Anémona” em Matosinhos ou os edifícios dos Paços do Concelho de Coimbra e de Tomar.

Nestes locais, serão exibidas as cores da bandeira da UE – azul e amarelo – ou o ‘slogan’ da campanha relativa às europeias: “Use o seu voto. Ou outros decidirão por si.”

O Dia da Europa reporta-se à data, em 1950, em que o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman proferiu a “Declaração Schuman”, na qual propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, a base fundadora do que é atualmente a UE.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1986.

Últimas de Política Internacional

A lusodescendente e senadora republicana de Rhode Island, Jessica de la Cruz, espera que o seu partido "não desperdice a oportunidade” gerada pela vitória de Donald Trump, admitindo à Lusa ansiar pela redução governamental prometida pelo Presidente eleito.
A Alemanha e a França sinalizaram hoje que tomaram nota dos mandados de detenção do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o primeiro-ministro israelita e o seu ex-ministro da Defesa, mas sem indicarem se os aplicarão.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu hoje mandados de captura para o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, o ex-ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, e o chefe do braço militar do Hamas, Mohammed Deif.
A Comissão Europeia adotou hoje um conjunto de diretrizes para melhorar os direitos das pessoas com deficiências e para ajudar na promoção de um estilo de vida independente, com integração nas comunidades.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje que a embaixada de Portugal em Kiev encerrou “temporariamente e por alguns dias”, mas salientou que tal já aconteceu por várias vezes durante a guerra da Ucrânia.
A embaixada dos Estados Unidos em Kiev vai encerrar depois de ter sido alertada para um "possível ataque aéreo significativo" contra a Ucrânia, após Moscovo ter ameaçado responder ao uso de mísseis norte-americanos de longo alcance contra território russo.
O parlamento ucraniano aprovou hoje o orçamento para 2025, no qual 60% da despesa (50 mil milhões de euros) serão consagrados à defesa e à segurança nacional, para combater a invasão russa e suas consequências, anunciou o Governo.
O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou hoje o decreto que alarga a possibilidade de utilização de armas nucleares, depois de os Estados Unidos terem autorizado Kiev a atacar solo russo com os mísseis de longo alcance.
Os ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia (UE) reúnem-se hoje, em Bruxelas, com um primeiro debate sobre as possibilidades de pesca para 2025 na agenda.
O Conselho da UE e o Parlamento Europeu chegaram hoje a acordo para o orçamento de 2025 no valor de quase 192,8 mil milhões de euros em compromissos, 1,78% acima do de 2024, disseram as instituições em comunicados.