Governo vai criar rede coordenada pelo IEFP para apoiar integração de imigrantes

O Governo aprovou hoje a criação de uma rede de parceiros, coordenada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), para reforçar a integração de imigrantes que não encontram trabalho ou perderam o vínculo laboral.

© D.R.

“Entendemos que devia ser criada uma rede de parceiros, coordenada pelo IEFP, para reforçar a integração dos imigrantes de países terceiros, desde que estejam inscritos no IEFP como desempregados ou à procura de emprego”, anunciou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, em Lisboa, onde foram aprovadas medidas de promoção do emprego.

Segundo a governante, esta medida envolve o acompanhamento individual através de um tutor e também cursos de formação profissional de língua portuguesa “e outro apoio de que necessitem”.

O Governo aprovou também hoje a expansão da rede de adidos do Trabalho, que serão colocados em embaixadas, para apoiar estrangeiros que queiram trabalhar em Portugal e empresas que queiram recrutar no exterior.

Últimas do País

Os sindicatos dos bombeiros sapadores tiveram mais uma reunião com o Governo na segunda-feira e esperam receber ainda esta semana uma nova proposta do executivo, avançaram hoje à Lusa as estruturas sindicais.
A associação Acreditar alertou hoje para atrasos nas intervenções oncológicas pediátricas que obrigam crianças a fazer vários ciclos de quimioterapia, podendo resultar em sequelas para a vida que poderiam ser evitadas se os tratamentos fossem realizados atempadamente.
Uma equipa de cientistas de várias instituições descobriu um novo mecanismo de mutação responsável pelo desenvolvimento de um cancro ósseo pediátrico agressivo, uma investigação que forneceu ainda pistas para melhorar a gestão dessa doença.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve no aeroporto de Lisboa uma mulher que transportava cerca de 200 mil doses individuais de heroína proveniente de um país asiático, estando em investigação o possível envolvimento de um grupo criminoso organizado.
A ministra da Administração Interna revogou hoje a portaria que altera os requisitos de admissão ao curso de formação de agentes da PSP duas semanas depois de ter sido publicada em Diário da República.
O Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol) exigiu, na segunda-feira, à ministra da Administração Interna um tratamento igual aos sindicatos da PSP que em julho assinaram um acordo com o Governo e pediu para se preocupar com as negociações que vão agora começar.
Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) estão integrados num estudo europeu que pretende recolher, em 2025, informações genéticas para uma plataforma duradoura, que visa facilitar os ensaios clínicos sobre o autismo e o posterior desenvolvimento de terapias personalizadas.
O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) defendeu hoje a atuação da polícia na Rua do Benformoso, no Martim Moniz, em 19 de dezembro do ano passado.
“O operacional foi abordado por residentes de um acampamento localizado perto do poço que pertence à autarquia que também queriam retirar água”, cita o CM.
Cinco jovens foram constituídos arguidos por suspeita de furtos a estabelecimentos, residências e garagens em Ponte de Lima e Viana do Castelo, revelou hoje a PSP, que diz ter desagregado um grupo organizado ligado a estes crimes.