“Há uma falta enorme de oficiais de justiça, aqui [Leiria] são gritantes”

O procurador-geral da República, Amadeu Guerra, classificou hoje como gritante a falta de oficiais de justiça na Comarca de Leiria.

© LUSA/ANTUNES

“Há uma falta enorme de oficiais de justiça, aqui são gritantes as situações de falta de funcionários e oficiais de justiça”, afirmou Amadeu Guerra aos jornalistas, no âmbito de uma visita de trabalho à Comarca de Leiria, referindo que “essa é a grande dificuldade” reportada.

Explicando que, “normalmente, são sempre necessários muitos meios, quer [devido à] falta de magistrados, quer às vezes meios tecnológicos”, o procurador-geral da República declarou que, “neste momento, as dificuldades fundamentais é ao nível dos oficiais de justiça nos tribunais”.

Questionado sobre as implicações desta situação no trabalho dos magistrados do Ministério Público, Amadeu Guerra apontou as consequências “na atividade processual, porque, muitas vezes, [os oficiais de justiça] não têm disponibilidade para juntar as documentações aos respetivos processos e apresentá-las aos magistrados”.

“Por outro lado, muitas vezes também para abrir inquéritos, não têm possibilidade de abrir todos os inquéritos necessários, isto em termos gerais. (…) Não têm possibilidade de abrir os inquéritos todos e, portanto, logo na altura como deve ser, e essa falta de funcionários tem essas repercussões na atividade dos tribunais”, declarou.

Em junho último, o Conselho Consultivo do Tribunal Judicial da Comarca de Leiria deliberou, por unanimidade, pedir a célere intervenção da ministra da Justiça para que sejam tomadas medidas que mitiguem a falta de oficiais de justiça.

O Conselho Consultivo emitiu também parecer que reconhece a inexistência de recursos humanos que permitam assegurar qualquer plano de contingência tendente a manter em pleno funcionamento todos os serviços de secretaria da Comarca, estando esgotadas as medidas de gestão para o efeito possíveis.

A deliberação surge na sequência de uma sessão deste órgão na qual foi analisada a situação de rutura iminente de diversos serviços devido à falta de oficiais de justiça.

Num documento enviado à agência Lusa, referiu-se que o quadro legal de oficiais de justiça previsto para a Comarca de Leiria é de 322, mas que em 31 de dezembro de 2023 estavam colocados 271.

Ao longo deste ano, “esses números têm vindo a decrescer”, sendo que, por exemplo, em 14 de março, “o número de oficiais de justiça estava já reduzido a 268”.

Neste cenário, “de iminente rutura do serviço público prestado pelo Tribunal Judicial da Comarca de Leiria”, o Conselho Consultivo frisou que a prestação desse serviço está a ser posta em causa no distrito de Leiria, desde logo, devido à falta de oficiais de justiça.

Fonte da Comarca de Leiria disse hoje à Lusa que desde o envio desta missiva a situação agravou-se.

A visita de trabalho do procurador-geral da República à Comarca de Leiria segue-se às visitas às comarcas de Aveiro e Setúbal, com o objetivo de, “através do contacto direto com a realidade local, identificar dificuldades aí sentidas, bem como estratégias para as ultrapassar”.

Amadeu Guerra faz-se acompanhar do vice-procurador-geral da República, Paulo Morgado de Carvalho, e pelo procurador-geral regional de Coimbra, Tolda Pinto.

A próxima visita é à Comarca de Lisboa Norte, no dia 12 de dezembro.

Últimas do País

O Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP) acusou hoje a TAP e a Azores Airlines de violarem normas do Espaço Schengen em voos nacionais, obrigando as autoridades a realizarem controlos a todos os passageiros.
O setor dos centros de dados irá contribuir com 3,7 mil milhões de euros para o produto interno bruto (PIB) de Portugal em 2031, segundo um estudo da Portugal DC com a Pb7 Research.
A proibição de captura de tamboril por esgotamento da quota nacional ficou sem efeito face à perspetiva de concretizar uma troca de quotas com Espanha, anunciou hoje a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
O Tribunal Judicial de Leiria condenou hoje um jovem na pena única de 10 anos de prisão por crimes sexuais contra a irmã menor.
Oito pessoas ficaram esta terça-feira feridas na sequência de um ataque com arma branca ocorrido nas instalações da Associação Picapau, um centro de tratamento de toxicodependência localizado em Almoster, no concelho de Santarém, informou fonte da Proteção Civil.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) revelou hoje que instaurou um inquérito para investigar o caso do bebé que nasceu na receção da urgência do Hospital Santos Silva, na Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE).
O Passe Ferroviário Verde representou mais de 13 milhões de euros de receita para a CP no primeiro ano em vigor, 120.000 novos clientes de passe e cerca de 650.000 títulos vendidos, avançou hoje o Governo.
A PSP anunciou hoje que desmantelou na Grande Lisboa uma organização criminosa “altamente sofisticada e perigosa" numa operação em que apreendeu a maior quantidade de droga de sempre e em que a investigação cumpriu “todos os protocolos” com a PJ.
Professores entregaram esta semana no parlamento mais de 24 mil assinaturas a exigir a contagem integral de serviço e reposição na carreira de milhares de profissionais, à semelhança do que já aconteceu com outros docentes.
As autoridades detetaram mais de 23.700 infrações rodoviárias na semana da campanha 'Viajar sem Pressa', mais de metade das quais por excesso de velocidade, segundo o balanço divulgado esta terça-feira.