Politécnico de Portalegre lança 3 doutoramentos, 1 pioneiro em Portugal

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) tem abertas candidaturas aos seus três primeiros doutoramentos, um deles centrado no Hidrogénio e Gases Renováveis e pioneiro em Portugal, destacou hoje à agência Lusa o presidente da instituição.

© D.R.

De acordo com o presidente do IPP, Luís Loures, os outros dois doutoramentos são dedicados à Agricultura Sustentável e à Economia Circular.

“São doutoramentos com uma componente de ligação à parte industrial muito forte e queremos que os alunos se centrem em soluções específicas para a indústria”, disse o responsável.

No que respeita ao Hidrogénio e Gases Renováveis, não existe em Portugal “nenhuma formação equivalente” a esta, que é “uma aposta” ao nível da transição energética.

“O que nós queremos com este doutoramento é potenciar ainda mais a transformação do ponto de vista energético em Portugal e criar valor”, assumiu Luís Loures.

O doutoramento vai ser ministrado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil, e contar com unidades curriculares dedicadas à prática profissional.

“Nós vamos ter aqui empresas ligadas à parte energética, como a Galp Energias, a EDP, a Petrobras, e, por isso, queremos que a indústria traga os seus problemas e os seus desafios para que os alunos possam dedicar a sua investigação à solução desses problemas”, explicou.

Luís Loures indicou que as inscrições para estes três primeiros doutoramentos do IPP arrancaram no início deste mês, estando previsto que as formações arranquem “em setembro”, ou seja, no próximo ano letivo.

“Temos tido uma procura muito significativa a nível internacional, principalmente para a área do Hidrogénio e Gases Renováveis”, destacou, referindo que este doutoramento tem apenas 10 vagas porque “necessita de um acompanhamento científico e tecnológico muito próximo”.

Em comunicado enviado à Lusa, o IPP explicou também que o doutoramento em Agricultura Sustentável é um curso em associação entre a Escola Superior de Biociências de Elvas do IPP e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.

O curso visa proporcionar formação teórica, metodológica e contextual avançada e “promover investigação pertinente” através da integração de competências em agricultura, ciência e engenharia agronómica.

Por seu turno, o doutoramento em Economia Circular resulta igualmente de uma parceria, envolvendo a Escola Superior de Biociências de Elvas do IPP e a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora.

Este ciclo de estudos vai “dotar os estudantes de competências transversais, técnicas e científicas capazes” de promover a economia circular “de forma generalizada” nos diferentes setores da economia.

Últimas do País

Operacionais da Autoridade Marítima Nacional (AMN) e da Marinha entraram hoje a bordo de um navio mercante ao largo do Algarve, por ter sido detetada a presença de elementos estranhos à tripulação, anunciaram aquelas entidades.
A nova linha nacional para a prevenção do suicídio, que entra em funcionamento na próxima semana, terá o número próprio 1411 e será assegurada por psicólogos e enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiatria.
Mais de 17 mil jovens candidataram-se à segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, que terminou na quarta-feira, menos 2.696 inscritos do que no ano passado.
A urgência geral do hospital de Beja está com constrangimentos, desde as 08h00 de hoje e até às 08h00 de sexta-feira, e aceita apenas doentes referenciados pelo INEM, outros médicos ou Linha SNS24.
Um navio mercante foi atacado por homens armados na madrugada desta quinta-feira, ao largo da costa algarvia, avança o jornal Correio da Manhã.
A Proteção Civil de Lisboa corrigiu hoje o número de vítimas mortais do descarrilamento do elevador da Glória, que é afinal de 16 e não de 17, como divulgado esta manhã.
A violência psicológica e emocional representa quase 78% dos casos de violência doméstica contra adultos mais velhos, sendo as vítimas maioritariamente mulheres e os supostos agressores filhos, noras ou genros, conclui um estudo hoje divulgado.
Nos primeiros seis meses do ano, em média, 17 pessoas praticaram o crime de furto por carteirista por dia, segundo os dados divulgados hoje pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que registou mais de três mil ocorrências.
Um vigilante do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) da Amadora foi esfaqueado esta quarta-feira por um formando daquela instituição.
O concurso público lançado pela Carris para a manutenção do Elevador da Glória foi cancelado em agosto, depois de todas as propostas apresentadas terem ficado acima do preço-base estipulado, revelou o jornal ECO.