Autoridades elevam para dois o número de mortos em atropelamento em Mannheim

Subiu para dois mortos o balanço do atropelamento no centro da cidade alemã de Mannheim (oeste), que causou hoje também vários feridos graves, segundo as autoridades regionais, que já detiveram um suspeito.

© LUSA

O autor do atropelamento é um alemão, de 40 anos, originário da Renânia Palatinado, um estado regional no oeste da Alemanha, informou o ministério da Administração Interna de Baden Württemberg, citado pela agência noticiosa France-Presse.

Continuam desconhecidas as circunstâncias do atropelamento, tendo Thomas Strobl, ministro regional, garantido que a “polícia está a trabalhar arduamente para esclarecer o incidente, as circunstâncias do crime e a motivação do culpado”.

O responsável indicou “vários feridos graves”, sem especificar o número.

Esta semana, a polícia está em alerta devido às festividades carnavalescas, que dão origem a grandes ajuntamentos públicos.

O atropelamento ocorre depois de dois ataques com veículos na Alemanha, desde dezembro, aos quais se juntam outros atos que têm colocado foco na segurança e imigração.

Em meados de fevereiro, em Munique (sul), um condutor lançou o seu carro contra manifestantes, matando duas pessoas, incluindo uma criança de dois anos, e ferindo várias pessoas. O alegado autor, detido no local, é um afegão de 24 anos que terá agido “por motivação religiosa”.

Em Magdeburgo (leste), em dezembro, um médico saudita, de 50 anos, atropelou uma multidão num mercado de Natal, num ataque que fez seis mortos e cerca de 300 feridos.

Mannheim já tinha sido palco de um ataque com uma faca que causou a morte de um polícia na primavera de 2024, durante uma reunião pública. O julgamento do suspeito afegão começou no mês passado.

No oeste do país, em Solingen, um ataque com uma faca, desta vez atribuído a um sírio, durante um festival comunitário no verão passado matou três pessoas.

Um outro ataque com uma faca, cujo alegado autor é um afegão em situação irregular e que sofre de perturbações psiquiátricas, fez recentemente dois mortos na Baviera (sul), incluindo uma criança de dois anos.

A 21 de fevereiro, um refugiado sírio de 19 anos esfaqueou um turista espanhol, ferindo-o gravemente no recinto do Memorial do Holocausto, em Berlim, dois dias antes das eleições legislativas antecipadas na Alemanha.

A eleição foi ganha pelos conservadores liderados por Friedrich Merz e houve uma subida significativa da AfD, que duplicou os seus votos com um discurso marcado pela defesa de expulsões em massa de estrangeiros e um endurecimento da política penal.

Últimas do Mundo

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de Chicago, foi hoje eleito papa pelos 133 cardeais reunidos em Roma e assumiu o nome de Leão XIV.
Fumo negro saiu hoje da chaminé do Vaticano às 21:01 (20:01 em Lisboa) para indicar que os 133 cardeais eleitores, reunidos em conclave desde as 15:30 (16:30), não chegaram a consenso sobre o próximo papa.
Quinze dos 133 cardeais que vão estar a partir de hoje reunidos em conclave, em Roma, para eleger o sucessor do Papa Francisco, já estiveram no Santuário de Fátima a presidir a grandes peregrinações.
O primeiro sinal de fumo do conclave papal deverá sair da Capela Sistina a partir das 19:00 de quarta-feira (18:00 hora de Portugal continental), anunciou hoje o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
Os jovens do Reino Unido entre 11 e 19 anos com problemas de saúde mental declararam passar mais tempo nas redes sociais do que os que não têm problemas, segundo um estudo divulgado hoje na revista Nature Human Behavior.
O número de reclusos na União Europeia (UE) teve, em 2023, um aumento anual de 3,2%, com a taxa de ocupação média das prisões abaixo de 100%, divulgou hoje o Eurostat.
O tráfego aéreo de passageiros na Europa avançou 4,3% no primeiro trimestre face ao período homólogo de 2024 e já está 3,2% acima dos níveis pré-pandemia, anunciou hoje a divisão europeia do Airports Council International (ACI Europe).
As autoridades espanholas detetaram uma terceira perda de geração de eletricidade no sul do país 19 segundos antes do apagão da semana passada, revelou hoje a ministra com a tutela da energia, Sara Aagasen.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro anunciou que terá alta hospitalar hoje, depois de três semanas internado após uma operação para desobstruir o intestino.
Várias pessoas ficaram feridas depois de um carro ter abalroado hoje uma multidão em Estugarda, no sudoeste da Alemanha, indicaram os serviços de emergência locais.