“Nunca mais a guerra”, grita Leão XIV perante os peregrinos em São Pedro

O Papa Leão XIV fez hoje um apelo à paz e ao fim dos conflitos de uma “III Guerra Mundial em pedaços”, nomeadamente na Ucrânia e em Gaza, na primeira saudação dominical aos peregrinos em São Pedro, Roma.

© Facebook de Vatican News

“Nunca mais a guerra”, gritou Leão XIV, no discurso integrado na oração “Regina Caeli” (Rainha do Céu), perante os peregrinos, que enchiam grande parte da Praça de São Pedro e interromperam com aplausos o líder da Igreja Católica.

“A imensa tragédia da II Guerra Mundial terminou há 80 anos, a 08 de maio, depois de causar 60 milhões de vítimas”, lembrou.

“No cenário dramático atual de uma III Guerra Mundial em pedaços, como afirmou várias vezes o Papa Francisco, dirijo-me também eu aos grandes do mundo, repetindo o apelo sempre atual: nunca mais a guerra”, afirmou o Papa, eleito na quinta-feira.

Sobre a Ucrânia e os “sofrimentos do amado povo ucraniano”, o líder da Igreja Católica pediu que se faça “tudo o que for possível para alcançar o mais rapidamente possível uma paz autêntica, justa e duradoura” e “que todos os prisioneiros sejam libertados e que as crianças possam regressar às suas famílias”.

“Entristece-me profundamente o que está a acontecer na Faixa de Gaza”, disse o Papa, pedindo um “cessar-fogo imediato” e “que se preste ajuda humanitária à população civil exausta e que todos os reféns sejam libertados”.

Sobre o conflito entre a Índia e o Paquistão, o Papa disse ter acolhido “com satisfação o anúncio do cessar-fogo”, esperando um acordo duradouro, após negociações.

Lamentou os “outros conflitos que existem no mundo” e fez a Nossa Senhora um “apelo angustiado” para que se obtenha “o milagre da paz”.

Na intervenção, Leão XIV pediu mais “vocações sacerdotais e religiosas”, porque “a Igreja tem grande necessidade delas e é importante que os jovens e as jovens encontrem (…) acolhimento, escuta e encorajamento no seu caminho vocacional, e que possam contar com modelos críveis de dedicação generosa a Deus e aos irmãos”.

Por isso, Leão XIV evocou o antecessor, Francisco, no “convite a acolher e acompanhar os jovens”.

Leão XIV evocou também o Dia da Mãe, que se celebra em vários países do mundo hoje e pediu uma oração por elas.

O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito na quinta-feira Papa, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.

Nascido em Chicago, Estados Unidos, o novo Papa tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho, tendo sido bispo de Chiclayo (Peru) e era o Prefeito do Dicastério para os Bispos.

Leão XIV sucedeu ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.

Últimas do Mundo

Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.
Espanha recebeu 96,77 milhões de turistas em 2025, mais 3,21% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, revelou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE).
Com centenas de milhares de novos eleitores a entrar no censo nos próximos anos, os dados mostram que as regularizações estão a transformar-se, de forma silenciosa mas decisiva, em poder eleitoral.
Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.