“A Sicília será o primeiro local fora dos Estados Unidos onde serão formados os pilotos de F-35. Tal como somos o único país do mundo [além dos EUA] onde são montados os F-35”, disse Crosetto, numa cerimónia na base aérea de Decimommanu, na Sardenha.
O ministro referia-se ao facto de Cameri (região de Novara, norte de Itália) acolher o único centro de montagem final e testagem dos caças F-35 destinados à força aérea italiana e outros países europeus, gerido pelo conglomerado industrial italiano Leonardo, que opera nos setores aeroespacial, de segurança e defesa.
O principal centro de produção dos F-35, desenvolvidos pela norte-americana Lockheed Martin, está situado em Fort Worth, no estado norte-americano do Texas.
“Precisamos de uma defesa forte sobretudo para garantir a paz e a segurança, porque não há democracia sem paz e segurança. E o futuro constrói-se não se limitando à defesa, mas fazendo da defesa um motor de inovação social, económica e tecnológica”, declarou ainda o ministro da Defesa.