Violência explode em San Antonio após agressão brutal a idoso

Torre Pacheco, em Múrcia, viveu três noites de tensão após a agressão violenta a um idoso de 68 anos por dois jovens imigrantes. O vídeo do ataque tornou-se viral e gerou uma onda de protestos e distúrbios na cidade. O reforço policial evitou novos confrontos no fim de semana.

© D.R.

Nos últimos dias, a cidade de Torre Pacheco, na região de Múrcia, em Espanha, viveu momentos de elevada tensão social, após a divulgação de um vídeo que mostra a agressão a um homem de 68 anos. De acordo com a Euronews, o idoso foi atacado pelas costas por dois jovens, um deles menor de idade, ambos de origem estrangeira. A cena, filmada e partilhada nas redes sociais, gerou forte indignação e acabou por desencadear uma série de confrontos.

A cidade, que acolhe cidadãos de mais de 90 nacionalidades diferentes, registou três noites consecutivas de distúrbios. Durante esses episódios, foram lançadas pedras e foguetes, registaram-se ataques a propriedades e momentos de grande instabilidade nos bairros com maior presença de famílias imigrantes.

De acordo com as autoridades espanholas, foram detidas oito pessoas ligadas aos incidentes, cinco cidadãos espanhóis e três de origem magrebina, sendo que dois destes últimos estão diretamente relacionados com a agressão ao idoso ou com a tentativa de encobrimento do caso. Os detidos enfrentam acusações por agressão, danos, perturbação da ordem pública e incitamento à violência.

A resposta das forças de segurança foi reforçada com mais de 75 agentes, entre Guardia Civil, Polícia Local e unidades de intervenção rápida. Graças a este reforço, a noite de domingo decorreu sem novos confrontos. A situação continua a ser acompanhada de perto pelas autoridades locais e nacionais, que apelam à calma e ao respeito entre comunidades.

Últimas do Mundo

A impossibilidade de votar por correspondência e a escassez de urnas de voto presenciais vão impedir muitos emigrantes portugueses de votarem nos Estados Unidos, à semelhança do que aconteceu em eleições presidenciais anteriores.
O número de mortos no incêndio que destruiu um complexo residencial em Hong Kong no final de novembro subiu para 168, anunciaram hoje as autoridades, confirmando tratar-se do balanço final após a conclusão das operações de identificação.
Espanha recebeu no ano passado 97 milhões de turistas internacionais, mais 3,5% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, segundo uma estimativa oficial divulgada hoje pelo Governo.
A rede social X anunciou na quarta-feira que implementou medidas para impedir que a sua ferramenta de inteligência artificial Grok dispa "pessoas reais", em resposta às críticas e à pressão das autoridades de vários países.
A autoridade suíça da concorrência anunciou hoje que abriu uma investigação contra a ‘gigante’ americana Microsoft relativamente ao preço das suas licenças.
Portugal determinou na quarta-feira o encerramento temporário da embaixada no Irão, quando ocorrem manifestações massivas contra o regime iraniano, anunciou hoje o Ministério dos Negócios português.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou hoje que 2025 foi um dos três anos mais quentes desde que há registos.
A Google atualizou a sua política de controlo parental para que os pais tenham de dar o seu consentimento antes que um menor possa desativar a supervisão parental gerida pelo ‘Family Link’ na sua conta Google.
A coproprietária do bar La Constellation, na estância de esqui suíça Crans-Montana, onde morreram 40 pessoas num incêndio em 01 de janeiro, incluindo uma portuguesa, ficou hoje em liberdade condicional, decidiu o tribunal do cantão de Valais.
A Tailândia recebeu, no ano passado, 57.497 turistas portugueses, um aumento de 4,93% em relação a 2024, o que constitui um recorde, de acordo com dados hoje divulgados.