Sócrates dispensado das sessões e tribunal ouve próximos arguidos

José Sócrates terminou, por enquanto, o seu depoimento no julgamento do processo Operação Marquês, tendo sido hoje dispensado de estar presente nas próximas sessões e o tribunal começa na quinta-feira a ouvir outro arguido.

© Folha Nacional

O antigo primeiro-ministro pediu dispensa hoje à tarde ao coletivo presidido pela juíza Susana Seco, tendo referido que precisa de se deslocar ao Brasil por motivos académicos.

Já durante a manhã, José Sócrates disse ter decidido que não vai continuar a falar, alegando cansaço e deixando para mais tarde o resto do seu depoimento perante o coletivo de juízes.

“Eu não posso continuar assim, isto assim não pode durar sempre. Deliberei que não faço mais declarações” a partir de hoje, disse José Sócrates, acrescentando não querer falar “à pressão”, nem admitir “que o tribunal seja tão violento”.

Terminadas, por agora, as declarações de José Sócrates, o tribunal vai ouvir na quinta-feira, na décima primeira sessão deste julgamento, Diogo Gaspar Ferreira, ex-diretor executivo do empreendimento de luxo Vale de Lobo, que está acusado pelo Ministério Público de dois crimes: um de corrupção ativa e um de branqueamento de capitais.

Durante a tarde de hoje, José Sócrates voltou a acusar o Ministério Público de não apresentar provas e de colocar questões que o antigo primeiro-ministro não conhece. “Essa conta não é minha, não tenho nada a ver com ela. E aquilo que o Ministério Público diz extravasa o tratamento que deve haver entre o Ministério Público e um sujeito processual”, disse José Sócrates quando questionado pelo procurador Rómulo Mateus sobre 4,5 milhões de euros que terão sido transferidos para uma conta na Suíça que era controlada por Carlos Santos Silva.

Já no final da décima sessão deste julgamento, o advogado Francisco Proença de Carvalho, que representa o antigo presidente do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, pediu a palavra, uma vez que o seu cliente foi mencionado por José Sócrates na questão do chumbo da alienação da participação da PT na Vivo. “O direito ao contraditório de defesa de Ricardo Salgado está inviabilizado”, explicou Proença de Carvalho, dada a sua situação clínica – foi diagnosticado com a doença de Alzheimer.

O antigo primeiro-ministro é um dos 21 arguidos da Operação Marquês e responde maioritariamente por corrupção e branqueamento de capitais.

Os 21 arguidos têm, em geral, negado a prática dos 117 crimes económico-financeiros que globalmente lhes são imputados.

O julgamento começou em 03 de julho no Tribunal Central Criminal de Lisboa.

Últimas do País

O Tribunal Judicial de Leiria condenou esta quarta-feira 24 arguidos num processo relativo a dezenas de burlas através do MB Way, no qual estavam em causa crimes de burla informática, simples e agravada, e acesso ilegítimo, em autoria singular ou coautoria.
Os cuidadores informais em Portugal enfrentam níveis muito elevados de exigência, falta de apoio e sinais preocupantes de desgaste físico e emocional, conclui um estudo hoje apresentado no VII Encontro Nacional de Cuidadores Informais, no Entroncamento.
Um grupo de alegados guias turísticos tem intimidado turistas na estrada de Monserrate, em Sintra, para aceitarem transporte para os monumentos, enquanto as suas viaturas são assaltadas, alarmando visitantes e residentes, mas as autoridades investigam as denúncias.
As autarquias portuguesas voltaram a reforçar os cofres municipais com o Imposto Municipal sobre Imóveis. Só em 2024, o IMI rendeu mais de 1,5 mil milhões de euros — com Lisboa a liderar isolada, mesmo aplicando a taxa mínima.
Inibir os efeitos da progesterona pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama em mulheres com maior probabilidade de desenvolver a doença, indica um estudo científico que tem o português Bruno Simões como primeiro autor.
A quantidade de amêndoa produzida em Portugal deverá cair este ano, face à campanha do ano passado, devido ao mau tempo registado no período da floração e polinização das árvores, estimou hoje uma associação do setor.
As exportações de vinho subiram 1,7% em volume para 230 milhões de litros até agosto, mas em valor recuaram 1%, segundo dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).
A Impresa confirmou hoje que estão em curso negociações com o grupo MFE, para venda de até 33% do capital, mas ainda não há acordo vinculativo, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Um assalto transformou a Avenida dos Aliados, no Porto, numa verdadeira cena de filme. Um homem de 31 anos fugia de populares após furtar uma loja quando, em pleno centro da cidade, ameaçou quem o perseguia com um extintor e chegou mesmo a atingir na cara um polícia.
Um jovem de 23 anos, procurado pelas autoridades europeias por homicídio qualificado, foi capturado pela PSP num posto de combustível da Amadora. Além de estar em situação ilegal em Portugal, o suspeito transportava 22 doses de haxixe e 565 euros em dinheiro.