Estudo revela: falar português nos EUA rende salários 20% superiores

Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.

© D.R.

O novo retrato da diáspora portuguesa nos Estados Unidos, realizado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), indica que os luso-americanos que falam português neste país têm um salário médio anual 20% mais alto.

“O salário médio de um luso-americano que fala português é de 58.923 dólares (cerca de 50.976 euros), um valor muito superior aos 46.762 dólares (cerca de 40.456 euros) da média dos outros residentes nos Estados Unidos”, refere o estudo ‘Um sonho americano em português’.

Esta investigação mostrou que falar a língua portuguesa está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.

Coordenado pelas investigadoras Alda Botelho Azevedo e Lara Patrício Tavares, este retrato concluiu que a comunidade luso-americana atingiu a média de qualificações dos Estados Unidos, com cerca de um terço dos adultos a possuir pelo menos uma licenciatura.

E aponta que os falantes de língua portuguesa, em particular, apresentam uma taxa de licenciados (36%) superior à média nacional norte-americana (33%).

“A aposta na educação traduz-se num retorno claro: um diploma universitário representa um acréscimo salarial de 54%”, lê-se nas conclusões divulgadas pela FLAD.

Alda Botelho Azevedo, coordenadora e coautora do estudo, refere que “a integração não significa a anulação da cultura de origem”.

“Pelo contrário, para estas gerações, a identidade portuguesa é um fator de diferenciação positiva”, explica, identificando “um renovado interesse pela língua e pelas origens, impulsionado também pela imagem moderna e atrativa que Portugal projeta hoje no mundo”.

De acordo com a investigação, registou-se “uma significativa transformação geográfica: Enquanto a população decresce nos polos históricos como Massachusetts e Rhode Island, cresce em novos centros económicos”, com destaque para a Florida, com um crescimento de 23%, e a região de Nova Iorque e Nova Jérsia, onde o número de falantes de português cresceu 32% entre 2013 e 2022.

O presidente da instituição, Nuno Morais Sarmento, considera que “os dados mostram uma comunidade dinâmica, qualificada e próspera, que contribui ativamente para a sociedade norte-americana sem nunca perder a ligação a Portugal”.

“É um motivo de enorme orgulho e um ativo estratégico para o nosso país”, adiantou.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia foi alvo de buscas policiais em Bruxelas devido a suspeitas na venda de 23 imóveis ao Estado belga em 2024. A investigação está a cargo do Ministério Público Europeu, que confirmou diligências de recolha de provas.
Dados recentes da agência europeia FRONTEX indicam que, entre 2024 e 2025, mais de 100 mil pessoas entraram ilegalmente em Espanha pelas rotas do Mediterrâneo Ocidental e das Canárias. Cerca de 73% provêm de países sem conflitos armados generalizados.
As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.