Operações de socorro nas Filipinas suspensas dada aproximação de novo tufão após Kalmaegi

As operações de socorro foram suspensas em Cebu, a província filipina mais atingida pelo tufão Kalmaegi, devido à aproximação de uma nova e poderosa tempestade, anunciaram hoje as autoridades locais.

©EPA/TIEN DAT

“Não podemos colocar em risco os nossos socorristas. Não queremos que se tornem as próximas vítimas”, declarou à agência noticiosa France-Presse (AFP) Myrra Daven, responsável pelas equipas de emergência desta região do centro do país.

O tufão Fung-wong deverá transformar-se num “supre-tufão” antes de atingir terra entre domingo e segunda-feira.

A tempestade atingirá as Filipinas apenas alguns dias após a passagem de Kalmaegi, que provocou pelo menos 204 mortos no arquipélago do Sudeste Asiático, onde 109 pessoas continuam desaparecidas, segundo dados oficiais.

Cebu regista cerca de 70% das vítimas.

Por volta das 11:00 locais (03:00 em Lisboa) de hoje, o Fung-wong avançava em direção oeste, rumo à ilha principal de Luzon, com ventos de 140 quilómetros por hora (km/h) e rajadas que chegavam aos 170 km/h.

“Além dos ventos fortes, podemos esperar chuvas intensas […] precipitações de 200 milímetros ou mais, capazes de causar inundações generalizadas, não apenas nas zonas de baixa altitude”, alertou o meteorologista filipino Benison Estareja durante uma conferência de imprensa.

O especialista avisou ainda que o tufão parece suficientemente extenso para cobrir “quase todo o país”.

Na província de Aurora, no norte, localizada na rota prevista do tufão, os socorristas faziam uma operação porta a porta para instar os moradores a procurarem refúgio em locais elevados, disse à AFP um deles, Elson Egargue.

Na ilha de Catanduanes, a leste, os residentes amarravam as suas casas ao solo com cordas “para que não fossem levadas pelo vento”, contou à AFP Roberto Monterola, responsável local pelas operações de socorro.

Segundo a base de dados especializada EM-DAT, Kalmaegi é, até agora, o tufão mais mortal do ano.

Todos os anos, cerca de 20 tempestades ou tufões atingem ou aproximam-se das Filipinas, sendo as regiões mais pobres geralmente as mais afetadas.

Segundo os cientistas, o aquecimento global provocado pela atividade humana torna os fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes, mais letais e mais destrutivos.

Últimas do Mundo

Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas por um tornado que devastou parte de um município no sul do Brasil, no estado do Paraná, informaram as autoridades locais.
As operações de socorro foram suspensas em Cebu, a província filipina mais atingida pelo tufão Kalmaegi, devido à aproximação de uma nova e poderosa tempestade, anunciaram hoje as autoridades locais.
Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.
A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.