Hospital Santa Maria investe mais de um milhão em nova unidade de cuidados neonatais

O Hospital Santa Maria reforçou a resposta neonatal com a nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, aumentando para 28 o número de vagas, das quais 10 de cuidados intensivos, melhorando a resposta aos recém-nascidos mais críticos, foi hoje anunciada.

© D.R.

“Com um investimento global superior a um milhão de euros, a nova valência permite não só aumentar a capacidade de resposta para os recém-nascidos mais críticos, mas também humanizar a experiência de internamento das famílias e as condições de trabalho das equipas”, refere a Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM) em comunicado.

Segundo a instituição, a nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN), que entrou em funcionamento na última semana, é “um projeto de vanguarda que permite aumentar a capacidade total do Serviço de Neonatologia no Hospital de Santa Maria para 28 vagas, 10 das quais de intensivos”.

Denominada UCIN Maria Ofélia Guerreiro, em homenagem “a um nome maior da Neonatologia no Hospital de Santa Maria e figura incontornável na história da Neonatologia em Portugal”, a nova unidade foi projetada com uma área de 350 metros quadrados, dotada da “mais alta diferenciação técnica”.

A Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais tem capacidade para 10 incubadoras, reforçando a diferenciação tecnológica e a otimização das condições de trabalho dos profissionais, e inclui ainda uma sala de isolamento dedicada, garantindo a máxima segurança em casos de necessidade de controle de infecção.

“Com a nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais no Hospital de Santa Maria aumentamos a nossa resposta e a capacidade para acolher as famílias dos bebés internados, mas significa também um reforço nas condições de trabalho para os profissionais, com uma unidade moderna e com tecnologia avançada”, destaca o diretor do Serviço de Neonatologia da ULSSM, André Graça, citado no comunicado.

A ULS salienta que a abertura desta nova unidade permitiu a conversão e reorganização da Unidade de Neonatologia já existente no piso 7 do Hospital de Santa Maria (Lisboa), que passa agora a ser exclusivamente dedicada aos Cuidados Intermédios.

“Esta nova unidade não é apenas um avanço em metros quadrados ou máquinas de última geração, é um compromisso com as famílias que definem em Santa Maria”, reforça o presidente da ULS Santa Maria, Carlos das Neves Martins.

Sublinha que é um “projeto estratégico há muito ambicioso”, que se insere na renovação integral da área Materno-Infantil da ULSSM, de que são exemplos a construção da Maternidade Luís Mendes da Graça e as obras na Urgência de Ginecologia e Obstetrícia.

“Estamos a oferecer às nossas equipas as melhores ferramentas e às famílias um ambiente mais humanizado num dos momentos mais sensíveis das suas vidas”, sublinha Carlos das Neves Martins.

Com a entrada em funcionamento da UCIN, a ULS Santa Maria diz reafirmar “o seu papel como unidade de referência nacional na medicina neonatal, aliando a excelência clínica a um modelo de cuidados centrado no doente e na família”.

Últimas do País

O homem, de 28 anos, acusado de esfaquear mortalmente um jovem junto ao Bar Académico da Universidade do Minho em abril de 2025, em Braga, não vai prestar declarações durante o julgamento, indicou hoje o seu advogado.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) recebeu no ano passado 3.480 queixas de assédio moral e sexual, mas aplicou apenas 20 contraordenações, segundo dados da Autoridade, citados hoje pelo jornal Público.
O Hospital Santa Maria reforçou a resposta neonatal com a nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, aumentando para 28 o número de vagas, das quais 10 de cuidados intensivos, melhorando a resposta aos recém-nascidos mais críticos, foi hoje anunciada.
A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) alertou hoje para os danos económicos graves causados ​​pelo vírus da língua azul que afetam as explorações pecuárias da região e que colocam a sua sustentabilidade em risco.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou hoje para o risco de cheias, durante a semana, com especial incidência no território a norte do Mondego e na bacia do Tejo, particularmente na segunda e terça-feira, disse o presidente.
A praia de Matosinhos, no distrito do Porto, está em risco de não ser considerada zona balnear, aguardando-se que a Câmara Municipal tome medidas imediatas, revelou hoje o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
As autoridades apreenderam quase nove toneladas de cocaína transportadas no semissubmersível intercetadas na sexta-feira ao largo dos Açores, que “será a maior apreensão realizada” desta droga em Portugal, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
A Proteção Civil Municipal do Porto alertou hoje para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas da cidade, recomendando à população a adoção de medidas de prevenção e proteção.
A passagem da depressão Ingrid por Portugal continental já causou um morto, um ferido e 21 deslocados, segundo o mais recente balanço da Proteção Civil hoje divulgado, que reporta inundações, quedas de árvores e estruturas.
Um homem sem abrigo suspeito de ter furtado malas no aeroporto de Lisboa e um carro da Câmara de Lisboa foi detido pela PSP e colocado em prisão preventiva pelo tribunal, anunciou hoje a força policial.