À direita, Passos Coelho e André Ventura são os candidatos presidenciais preferidos dos portugueses

Segundo a sondagem da Aximage para o Correio da Manhã /Jornal de Negócios, Passos Coelho seria o candidato presidencial preferidos dos portugueses, recolhendo 15,8% das preferências.

No espectro político da direita, seguir-se-ia André Ventura, Presidente do CHEGA, com 9.5% das intenções de voto, Rui Moreira com 4.7%, Durão Barroso com 4%, Marques Mendes e Cotrim de Figueiredo com 3.8%.

Significa isto que, empatado com o Almirante Gouveia e Melo, o Presidente do Chega é o segundo nome preferido dos portugueses, à direita, para encabeçar uma candidatura presidencial.

Quanto ao espectro da esquerda política, António Guterres, atual secretário-geral da ONU, lidera com 13.5%, seguindo-se António Costa com 10.6%, Ana Gomes com 6%, Mariana Mortágua com 4.3% e Augusto Santos Silva com 3.8%.

De realçar ainda que o Almirante Gouveia e Melo, ex-responsável pela task-force de vacinação contra a covid-19 (não identificado com nenhum campo político específico) surge com 10% e Francisco Assis, atual presidente do CES, reúne apenas 0.5% das preferências dos eleitores.

Últimas de Política Nacional

O presidente do CHEGA anunciou hoje o adiamento da manifestação convocada pelo partido contra a "imigração descontrolada" e "pela segurança", inicialmente prevista para este sábado, para o dia 29 de setembro, em Lisboa.
O parlamento corrigiu hoje de dois para um o número de juízes a eleger para o Tribunal Constitucional (TC), após Almeida Ribeiro ter recebido parecer negativo na sua candidatura ao Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE).
O presidente do CHEGA, André Ventura, pediu hoje ao Governo e autarquia de Lisboa que tomem medidas para reforçar a segurança no centro de Lisboa, referindo um alegado aumento da prostituição e conflitos com gangues.
O presidente do CHEGA agradeceu esta terça-feira aos operacionais em combate aos incêndios, afirmando que este não é tempo de "politiquice", mas ressalvou que o executivo falhou na prevenção e insistiu na equiparação de incendiários a terroristas.
O presidente do CHEGA afirmou hoje que comissária portuguesa Maria Luís Albuquerque ficou com a pasta que lhe é "mais afeta", e insistiu na necessidade de ouvir a antiga ministra no parlamento sobre a TAP.
O líder do CHEGA, André Ventura, disse hoje que, se for necessário, o seu partido avançará com uma investigação parlamentar sobre a lista de pedidos formulados por Nuno Rebelo de Sousa, filho do Presidente da República.
O líder do CHEGA, André Ventura, comparou hoje o Governo a um cata-vento que vira "para onde sobreviver politicamente" e acusou-o de não querer verdadeiramente negociar o próximo Orçamento do Estado.
O Presidente da República assinalou hoje os 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), considerando que melhorou a vida de milhões de pessoas, mas precisa de soluções inovadoras para garantir eficácia e sustentabilidade a longo prazo.
O Presidente da República divulgou hoje a lista de 14 pedidos formulados por Nuno Rebelo de Sousa, salientando que foram na qualidade de presidente da Câmara de Comércio Luso-Brasileira de São Paulo e “todos eles de natureza funcional”.
A deputada Manuela Tender encabeça a única lista candidata às eleições para a comissão política distrital de Vila Real do CHEGA que se realizam no domingo, foi hoje anunciado.