Cidade de Guimarães formaliza candidatura a Capital Verde Europeia 2025

© D.R.

Guimarães formalizou a candidatura a Capital Verde Europeia 2025, anunciou hoje o município, acrescentando que a lista de finalistas será conhecida em junho e a cidade vencedora revelada em outubro deste ano.

“A cidade de Guimarães acaba de formalizar a candidatura a Capital Verde Europeia 2025. Depois de ter apresentado uma primeira candidatura em 2017, alcançando o 5.º lugar entre as 13 cidades concorrentes, o município continuou a reforçar a sua aposta no desenvolvimento sustentável do território, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo projetos de elevado valor”, indica a câmara, em comunicado.

A autarquia defende que esta nova candidatura demonstra o percurso e as metas a atingir para sete indicadores de sustentabilidade: qualidade do ar; ruído; água; natureza, biodiversidade e uso sustentável do solo; resíduos e economia circular, alterações climáticas; mitigação; adaptação.

“Ao longo da candidatura, Guimarães volta a demonstrar a importância de um modelo de governança integrador e multidisciplinar — Ecossistema de Governança 2030 — assente na aposta na investigação, envolvimento, educação e sensibilização ambiental, através do Laboratório da Paisagem, instituição que coordenou a presente candidatura. A estrutura de redação da candidatura contou com técnicos do município e entidades participadas, assim como especialistas nas diversas áreas em avaliação”, salienta o município.

A autarquia liderada por Domingos Bragança (PS) explica que “os compromissos da cidade para a neutralidade climática e para os Zero Resíduos, a aposta na educação ambiental através do [programa] PEGADAS, ou os projetos estruturantes das Ecovias ou das bacias de retenção, são alguns dos muitos destaques desta candidatura”.

O presidente do município destaca “o percurso de Guimarães na área ambiental”, sublinhando que esta candidatura “demonstra uma grande maturidade e deixa evidente o sucesso dos inúmeros projetos na transformação do território e do cidadão”.

“Guimarães mostra que uma cidade patrimonial, histórica e cultural, pode ser também uma cidade verde”, afirma Domingos Bragança, citado no comunicado.

O Prémio Capital Verde Europeia (‘European Green Capital Award’), atribuído pela Comissão Europeia, reconhece os esforços locais para construir centros urbanos mais sustentáveis e, assim, melhorar a economia e qualidade de vida da população das cidades.

Todos os anos, a distinção é atribuída a uma cidade que se tenha destacado pelo facto de alcançar altos padrões ambientais, de forma consistente, e que aposte no estabelecimento de objetivos ambiciosos no que diz respeito à sustentabilidade urbana e ao combate às alterações climáticas.

O município de Guimarães, no distrito de Braga, explica que para a submissão de candidaturas ao título de Capital Verde Europeia são elegíveis apenas as cidades com mais de 100 mil habitantes dos Estados-Membros da União Europeia, dos países candidatos à União Europeia, da Islândia, do Lichtenstein, da Noruega e da Suíça.

A ‘shortlist’ com as cidades finalistas para o reconhecimento como Capital Verde Europeia 2025 será conhecida em junho e a cidade vencedora anunciada em outubro.

Em caso de vitória, Guimarães tornar-se-á a segunda cidade portuguesa premiada, depois de Lisboa ter vencido este título em 2020.

Últimas do País

A Ordem dos Médicos (OM) vai lançar uma campanha para promover a saúde mental e bem-estar dos médicos e propor alterações legislativas que visam melhorar as suas condições de trabalho, anunciou hoje à Lusa o bastonário.
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) manifestou hoje preocupação com o plano de rescisões de trabalhadores da RTP, anunciado pelo Governo como parte do Plano de Ação para a Comunicação Social, considerando que não defende a empresa e o jornalismo.
A defesa do ex-banqueiro Ricardo Salgado pediu ao tribunal que o arguido seja dispensado de comparecer no julgamento do processo BES, que começa na próxima terça-feira, face à evolução desfavorável da doença de Alzheimer que lhe foi diagnosticada.
O Governo português nomeou o ex-diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) Manuel Jarmela Palos para coordenar o grupo de trabalho que vai executar o Pacto de Migração e Asilo da União Europeia, indica o Diário da República.
Hoje estiveram reunidos o conselho geral da Associação Nacional das Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP), que aprovaram um caderno reivindicativo e pediram ao Governo uma resposta até ao final do mês.
Mais de 200 guardas prisionais concentrados hoje em Vale de Judeus pediram à ministra da Justiça que os ouça e separe a segurança e a reinserção social para que o sistema prisional português possa funcionar.
Meia centena de guardas prisionais estão desde as 11:00 concentrados em frente ao Estabelecimento Prisional de Vale Judeus numa ação de solidariedade em que são esperados cerca de 300 profissionais.
O incêndio que afetou o concelho de Albergaria-a-Velha em setembro causou um prejuízo de 30 milhões de euros, sem contabilizar o valor económico da área florestal ardida, segundo o levantamento feito por aquela autarquia do distrito de Aveiro.
Um dos evadidos há um mês do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Fábio 'Cigano', foi detido no domingo à noite em Tânger, Marrocos, anunciou hoje a Polícia Judiciária portuguesa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 46 ocorrências devido à chuva, sem vítimas, a maioria inundações na via pública.