Programa de Capacitação de Agricultores com 2 milhões em formação

© D.R.

O Programa de Capacitação dos Agricultores para Desempenho Sustentável das Explorações, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), deverá chegar a 2.000 explorações açorianas até 2025, com uma dotação de 2,1 milhões de euros, foi hoje anunciado.

Segundo uma nota de imprensa publicada no ‘site’ do Governo dos Açores, a informação foi avançada pelo secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, no Pico, onde acrescentou que o executivo (PSD/CDS-PP/PPM) está a colocar “em marcha” o programa, que será executado “até final de 2025”.

António Ventura, citado na nota, explicou que esta medida prevê “um conjunto alargado e diverso de ações de transferência de conhecimentos e de informação” para capacitar e aconselhar os produtores e trabalhadores agrícolas nas principais fileiras agrícolas regionais e deverá atingir “2.000 explorações agrícolas até 2025”.

“O Serviço de Desenvolvimento Agrário da Ilha do Pico é o primeiro a avançar com esta ação, neste caso em concreto, com uma formação de ‘Introdução à Vitivinicultura'”, que tem início hoje e decorre até 21 de julho, na Madalena, adiantou o governante.

E, “até dezembro, irão decorrer formações de diversas temáticas, de acordo com as necessidades de formação dos agricultores em cada uma das ilhas”, acrescentou.

De acordo com António Ventura, “estas ações vão focar-se na especificidade da produção agrícola de cada ilha, no âmbito da gestão eficiente e sustentável das explorações agrícolas em termos económicos, sociais, ambientais, climáticos, de bem-estar animal, de saúde pública e de eficiência na utilização dos recursos”.

O secretário regional adiantou que, para 2023, estão alocados 250 mil euros para esta medida, sendo que os Serviços de Desenvolvimento Agrário do arquipélago já identificaram as necessidades nas suas ilhas e fundamentaram propostas de planos de intervenção em formação profissional, num total de 58 ações de formação e num investimento de 108 mil euros.

Além destas formações, indicou António Ventura, a Direção Regional da Agricultura, a entidade formadora certificada e a responsável pela aplicação desta medida, prevê ainda “o desenvolvimento de diversas ações externas até ao final do ano, quer para produtores, como para os técnicos que dão apoio à produção”.

O Programa de Capacitação dos Agricultores e de Promoção da Literacia em Produção e Consumo Sustentáveis é uma medida do Relançamento Económico da Agricultura Açoriana, no âmbito do PRR, com enfoque na promoção da convergência económica e da resiliência das economias.

O objetivo é assegurar “o crescimento sustentável de longo prazo e para responder aos desafios da dupla transição para uma sociedade mais ecológica e digital”, lê-se na nota de imprensa.

Últimas de Economia

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a subir a dois, a cinco e a 10 anos, abaixo de 3% em todos os prazos e alinhados com os de Espanha, Grécia, Irlanda e Itália.
As exportações e as importações de bens aumentaram 23,5% e 15,5% em julho face ao mesmo mês de 2023, sobretudo impulsionadas por transações associadas a trabalho por encomenda, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os patrões aguardam que as Finanças deem mais “pistas” sobre as medidas fiscais para 2025, nomeadamente no IRC, enquanto os sindicatos defendem que o Governo pode ir mais longe no acordo de rendimentos para os salários.
Os roubos de cortiça têm vindo a agravar-se nos últimos anos, gerando elevados prejuízos, e os produtores querem que estes sejam classificados como "crime ambiental", exigindo ao Governo o reforço da vigilância, das penas e multas.
O limite total da despesa para 2025 definido pelo Governo vai aumentar 19,3%, para 425,9 mil milhões de euros, segundo o quadro plurianual das despesas públicas, remetido hoje pelo Governo ao parlamento.
Um estudo da associação que representa empresas agrícolas do sudoeste alentejano revela que a escassez de água é a “maior preocupação”, apontando a necessidade de o Governo implementar uma estratégia nacional para a gestão dos recursos hídricos.
As taxas máximas dos cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias, facilidades de descoberto e ultrapassagens de crédito, vão recuar 0,1 pontos percentuais, para 19,1%, no quarto trimestre face ao anterior, anunciou esta quinta-feira o BdP.
O Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) pagou aos agricultores quase 54 milhões de euros até 23 de agosto, destacando-se os montantes no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.
O fosso entre os rendimentos do trabalho e os rendimentos do capital agravou-se nas últimas décadas, advertiu hoje a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A produção industrial recuou, em julho, 2,1% na zona euro e 1,9% na União Europeia (UE), com Portugal a registar a terceira maior subida homóloga (2,0%), divulga hoje o Eurostat.