Super tufão Doksuri atinge norte das Filipinas e obriga a retirar 12 mil pessoas

© D.R.

O tufão Doksuri atingiu hoje o norte das Filipinas, levando 12 mil pessoas a abandonarem as suas casas e a procurarem abrigos em construções mais seguras ou centros de emergência, informou a agência de notícias France-Presse (AFP).

O tufão provocou ainda a queda de árvores, cortes de eletricidade e chuvas fortes, acrescentou a AFP.

O Doksuri apresentava ventos máximos sustentados de 175 quilómetros por hora, ao passar ao largo da ilha de Fuga, na ponta norte da ilha de Luzon, notou a agência meteorológica filipina num balanço feito às 01:00 (em Lisboa).

Esta agência alertou para “condições violentas e de risco de vida” na região escassamente povoada, afetada por ventos fortes e chuvas intensas.

O super tufão Doksuri atravessou o oceano Pacífico na terça-feira, antes de enfraquecer ao aproximar-se das Filipinas.

Cerca de 12 mil pessoas foram retiradas de casa na província de Cagayan (norte), incluindo 431 nas ilhas Babuyan, na sequência de alertas de marés de tempestades de três metros, disse à AFP Ruelie Rapsing, responsável provincial de gestão de catástrofes.

Foram também registadas inundações nos municípios costeiros de Lallo, Pamplona e Claveria.

O super tufão move-se agora em direção às áreas entre a costa leste da província de Guangdong e a província de Fujian, na China, de acordo com os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) de Macau.

Este departamento prevê que o Doksuri entre hoje “na área de vigilância a menos de 800 quilómetros” e, uma vez que o super tufão “tem uma ampla circulação e a intensidade é forte”, será emitido o sinal 1 de tempestade.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, que são emitidos tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.

Últimas do Mundo

As autoridades das Filipinas retiraram mais de 100 mil residentes das suas habitações no leste e norte do país, antes da chegada, prevista para hoje, do supertufão Fung-wong.
Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas por um tornado que devastou parte de um município no sul do Brasil, no estado do Paraná, informaram as autoridades locais.
As operações de socorro foram suspensas em Cebu, a província filipina mais atingida pelo tufão Kalmaegi, devido à aproximação de uma nova e poderosa tempestade, anunciaram hoje as autoridades locais.
Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.
A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.