Cerimónia dos Emmy é adiada por causa das greves em Hollywood

© D.R.

A cerimónia dos Emmy, os prémios norte-americanos de televisão, marcada para setembro, vai ser adiada por causa das greves de argumentistas e atores em Hollywood, revelou a imprensa norte-americana.

adiamento da cerimónia, marcada para 18 de setembro, era previsível por causa das greves, e embora não tenha sido ainda adiantada uma nova data, as publicações Variety e Hollywood Reporter indicam que vai ser reagendada para janeiro de 2024.

A Variety noticiou que os fornecedores para a cerimónia dos Emmy foram já informados de que a cerimónia não vai acontecer a 18 de setembro.

“Tanto a Academia de Televisão como a estação de televisão Fox estão em negociações” para fechar uma nova data, escreveu, por sua vez, a Hollywood Reporter.

A última vez em que houve um adiamento da cerimónia dos Emmy foi em 2001 por causa dos atentados terroristas de 11 de setembro desse ano em Nova Iorque.

Atualmente decorrem duas greves de trabalhadores em Hollywood, que provocaram uma das maiores paralisações da indústria do cinema e audiovisual dos Estados Unidos dos últimos 60 anos, com repercussões durante os próximos meses, com adiamento de produções e estreias.

A greve dos argumentistas dura desde maio e a dos atores teve início há duas semanas.

Tanto o sindicato dos argumentistas como o dos atores consideram que os modelos de negócio do ‘streaming’ pioraram os salários e as condições de trabalho neste setor.

No caso dos argumentistas, o sindicato reivindica “um novo contrato com pagamento justo” que reflita o valor dos contributos dos guionistas para o sucesso das empresas e inclua proteções “para garantir a sobrevivência da escrita como profissão sustentável”.

Já o sindicato dos atores lembra que na última década a remuneração dos intérpretes e ‘performers’ foi “severamente desgastada pela ascensão do ecossistema de ‘streaming'”, e o desenvolvimento da Inteligência Artificial passou a representar “uma ameaça existencial para as profissões criativas”.

A edição deste ano dos Emmy é liderada pela última temporada da série “Succession”, criada por Jesse Armstrong, exibida no ‘streaming’ pela HBO Max, com 27 nomeações.

Com 24 nomeações surge “The Last of Us”, a transposição de um videojogo para série de ficção.

As outras duas séries mais nomeadas são “The White Lotus” e “Ted Lasso” (Apple TV), com 23 e 21 nomeações, respetivamente.

Destaque ainda para a série “O gabinete de curiosidades de Guillermo del Toro”, deste autor mexicano para a Netflix, que valeu uma nomeação para o luso-canadiano Luís Sequeira numa categoria de guarda-roupa em conjunto com Ann Steel e Heather Crepp.

Últimas de Cultura

A Parques de Sintra-Monte da Lua foi distinguida nos World Travel Awards na categoria de “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”, pelo 12.º ano consecutivo, desde 2013, anunciou hoje a sociedade que gere os monumentos e parques sintrenses.
O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai iniciar em 2025 uma expansão do parque dedicada à arquitetura contemporânea, num investimento de sete milhões de euros que inclui obras de Souto Moura, Siza Vieira e Koolhaas.
O único Pai Natal certificado da Península Ibérica vai levar, em dezembro, uma mensagem de boas festas e uma 'prendinha' didática às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho de Vagos, anunciou a Câmara Municipal.
O presidente da Museus e Monumentos de Portugal mostrou-se hoje preocupado com o facto de vários equipamentos tutelados pela empresa pública em Lisboa estarem fechados para obras em 2025, coincidindo com uma campanha turística focada no património.
O Teatro Campo Alegre, no Porto, acolhe nos dias 29 e 30 a Mostra Estufa, uma iniciativa da companhia Erva Daninha, que funciona como "incubadora de novos criadores e propostas emergentes" de circo contemporâneo, foi hoje anunciado.
A obra de Jean Painlevé, pioneiro do cinema documental que desvendou a vida subaquática, é exposta pela primeira vez em Portugal, na Culturgest, em Lisboa, numa revelação do investigador da Sorbonne que foi parte do surrealismo francês.
A proposta da Arte Equestre Portuguesa a Património Imaterial da Humanidade vai ser analisada em dezembro, na reunião do Comité intergovernamental da UNESCO, em Assunção, no Paraguai, disse à agência Lusa fonte da candidatura.
O World Cheese Awards, conhecido por 'Óscares do Queijo', realiza-se pela primeira vez em Portugal, em Viseu, neste fim de semana, com quase cinco milhares de exemplares, 182 portugueses, uma participação recorde, disse hoje a organização.
A cantora Bárbara Bandeira venceu no domingo o prémio Best Portuguese Act na edição de 2024 dos MTV Europe Music Awards, que decorreu em Inglaterra e que consagrou a norte-americana Taylor Swift como a melhor artista.
O festival vai prolongar-se até 16 de novembro e preservará o “pacto de confiança com o público”, sem recorrer aos nomes mais conhecidos do género musical.