Cerca de 60 concelhos de oito distritos em perigo máximo de incêndio

© D.R.

Cerca de 60 concelhos de oito distritos do interior Norte e Centro, Alto Alentejo e do Algarve estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão em perigo máximo 58 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Aveiro, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro.

Com perigo muito elevado estão cerca de 90 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Guarda, Portalegre, Viseu Aveiro, Vila Real e Porto.

O IPMA colocou ainda em perigo elevado de incêndio mais de 40 municípios dos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal, Santarém e Portalegre, além de toda a região do Alentejo e de quatro municípios algarvios.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as mais de 5.176 ocorrências de fogo já afetaram mais de 10.545 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente uma pequena subida da temperatura mínima no litoral oeste e a manutenção do vento por vezes forte no litoral oeste a sul do Cabo Raso e nas terras altas que fez a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançar no domingo um aviso à população, devido ao agravamento do risco de incêndio rural, apelando para que sejam tomadas medidas preventivas.

Quanto às temperaturas, as mínimas vão oscilar hoje entre os 13º Celsius (Guarda) e os 20ºC (Faro) e as máximas entre os 24ºC (Braga e Porto) e os 36ºC (Faro, Évora e Castelo Branco).

Últimas do País

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) deu alimentos a 95 mil famílias em 2024, um aumento de quase 60% face a 2023, anunciou hoje a instituição, ao anunciar para esta semana mais uma campanha de angariação de bens.
Dois homens, de 37 e 44 anos, evadiram-se hoje ao final da tarde do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, adiantou fonte da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
O número de reclamações no setor da mobilidade e dos transportes aumentou 7,2% no segundo semestre de 2024 face ao período homólogo, totalizando 15.197 queixas, revelou hoje a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois cidadãos estrangeiros e apreendeu cerca de duas toneladas de canábis, no âmbito da operação “Ortiga”, realizada na zona de Mação, no distrito de Santarém, anunciou hoje aquela força policial.
Portugal continental registou 284 óbitos por excesso durante o período de alerta de tempo quente, iniciado a 28 de junho, maioritariamente entre pessoas com 85 ou mais anos, revelou hoje à Lusa a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Ministério da Saúde remeteu para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) quaisquer esclarecimentos sobre o caso do paciente que esteve mais de cinco horas para ser transportado do Hospital de Covilhã para Coimbra.
As 'portas giratórias' entre Estado e banca diminuíram ligeiramente entre 2005 e 2020, segundo um estudo da Associação para a Resiliência de Lisboa que, contudo, já antevê retrocessos relativamente à passagem de cargos públicos para bancos.
A campanha rodoviária “2 Rodas: Agarre-se à Vida” arranca na terça-feira para alertar os condutores de motociclos e de ciclomotores sobre comportamentos de risco, como condução sob influência do álcool, excesso de velocidade ou utilização incorreta dos dispositivos de segurança.
A PSP contabilizou nos primeiros seis meses do ano e na sua área de intervenção 27.620 acidentes rodoviários que causaram 34 mortos, menos seis do que em igual período de 2024.
Os enfermeiros da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve estão sobrecarregados devido à falta de profissionais e responsabilizam a administração pela degradação das condições laborais e as consequentes implicações na segurança dos cuidados prestados, alertou o sindicato.