Deputado do CHEGA aponta intencionalidade à “gestão incompetente” da saúde

O deputado do CHEGA Pedro Frazão acusou hoje o Governo de ter uma "certa intencionalidade" ao gerir a saúde de forma "tão incompetente", questionou se o objetivo é favorecer os privados.

© Folha Nacional

“É muito difícil conseguir perceber como se consegue ser tão incompetente na gestão da coisa pública sem uma certa intencionalidade”, afirmou o deputado coordenador do partido na comissão parlamentar de saúde.

Pedro Frazão intervinha no segundo e último dia das jornadas parlamentares do Chega, que decorrem sob o mote “os desafios da próxima legislatura” em Matosinhos, distrito do Porto, e que contaram também com a presença dos eleitos nos Açores e na Madeira, além dos 12 deputados à Assembleia da República.

O segundo dia das jornadas é dedicado à saúde e de manhã foi debatido “o modelo de gestão do Serviço Nacional de Saúde” e “crise na saúde, causas e soluções”.

O deputado questionou os oradores se há um plano para “tornar o Serviço Nacional de Saúde menos atrativo para transferir para o setor privado os seus profissionais e os seus clientes”.

Pedro Frazão defendeu ser necessária uma “desburocratização da gestão da saúde em Portugal”, considerando que existem “mais de quatro dezenas de dirigentes da administração pública de primeiro grau”, que gerem o orçamento da saúde “de forma tão displicente”.

O vice-presidente do CHEGA afirmou também que o partido não pode ficar indiferente à “desconsideração pelos profissionais” do Serviço Nacional de Saúde, que “é revoltante”.

Entre os oradores convidados, alguns dos quais que se identificaram como apoiantes do CHEGA, o médico António Palhares Delgado defendeu que quando for possível resolver os problemas dos cuidados de saúde primário, será possível “ter uma melhoria substancial nos serviços de urgência”, enquanto Almeida Dias, presidente do Conselho de Administração da CESPU, assinalou a necessidade de adaptar as respostas de saúde ao envelhecimento da população.

“Este desafio tem de ser preparado com muita antecedência, e não tenho visto por parte dos responsáveis políticos esta preocupação”, criticou.

Mário Nora, da Associação Convergência dos Centros de Responsabilidade Integrados, considerou não que não há falta de médicos em Portugal e apontou um “problema sobretudo geracional” em que os profissionais mais novos estão “mais preocupados com conseguirem ter qualidade de vida” e não estarem tão disponíveis para trabalhar horas extraordinárias.

Neste ponto, Almeida Dias concordou que pode “não haver falta de médicos em termos de números”, mas “há falta de trabalho médico”.

Jerónimo Fernandes, médico e autarca do CHEGA que esteve envolvido em suspeitas relacionadas com a angariação de donativos para apoiar refugiados ucranianos, discordou do nome do painel, afirmando que o SNS não vive um momento de crise, mas sim “uma doença gravíssima que se tem vindo a acentuar nas últimas décadas”, que se prende com a “incompetência de quem faz a gestão”.

A média de família Eunice Ramos apontou que os “médicos vivem num sistema de ditadura encapotada” e classificou o acordo da semana passada como “a ‘black friday’ do médico”, rejeitando “migalhas”.

José Pacheco, deputado regional do CHEGA nos Açores defendeu que “há falta de médicos” e falou também numa “má distribuição” destes profissionais.

Já Miguel Castro, eleito na Madeira, acusou o Governo Regional de “promover o preconceito” face aos serviços privados, dificultando o reembolso a quem recorra a estes prestadores de saúde.

Ainda durante a manhã, o deputado Pedro Pessanha abordou os problemas dos antigos combatentes, defendendo a necessidade de fazer um levantamento das carências destas pessoas, porque “para solucionar o problema é necessário conhecer as necessidades”.

“Portugal tem uma obrigação histórica de lhes dar a dignidade que merecem. Foram os que mais contribuíram para dar dignidade que a pátria lhes pedia”, salientou o eleito por Lisboa.

Últimas de Política Nacional

Socialistas e sociais-democratas prepraram alterações à legislação do Tribunal de Contas que poderão beneficiar Luís Neves. A possibilidade de uma amnistia através de uma mudança legislativa levanta questões sobre o alcance da iniciativa e as suas consequências.
Comissão Parlamentar da Transparência considera grave a conduta de Ventura após a divulgação de um vídeo em que o líder do CHEGA percorreu corredores e espaços de outros grupos parlamentares, questionando a ausência de deputados numa sexta-feira.
André Ventura garantiu que a comissão parlamentar de inquérito à atuação de Luís Neves na Polícia Judiciária vai avançar sem interrupções, mesmo durante a discussão do Orçamento do Estado. À saída da tomada de posse da comissão, o presidente do CHEGA denunciou tentativas de travar os trabalhos e assegurou que a investigação continuará mesmo que Luís Neves abandone o Governo.
PSD e PS aprovaram, na especialidade, alterações ao regime de fiscalização do Tribunal de Contas que incluem o afastamento do visto prévio em determinados procedimentos. André Ventura acusa os dois partidos de enfraquecerem o controlo da despesa pública e classifica a decisão como uma “via verde para a corrupção”.
André Ventura questionou esta terça-feira a permanência de Luís Neves à frente do Ministério da Administração Interna, na sequência das acusações feitas pelo antigo secretário-geral Ricardo Carrilho. O presidente do CHEGA falou em suspeitas de pressões para a prática de ilegalidades, questionou a gestão de 26 milhões de euros destinados ao SIRESP e prometeu impedir que a comissão parlamentar de inquérito seja bloqueada.
O Livre tentou impedir André Ventura de presidir à comissão parlamentar de inquérito à atuação de Luís Neves, alegando um possível conflito de interesses relacionado com o assalto ao gabinete do líder do CHEGA. O pedido foi dirigido ao presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, que rejeitou os argumentos apresentados e não identificou qualquer impedimento legal.
André Ventura anunciou, esta sexta-feira, a recandidatura à liderança do CHEGA, durante o Conselho Nacional do partido, em Lisboa. Perante uma estrutura que afirma ter atingido os 100 mil militantes, garantiu que o CHEGA será o maior partido do país, atacou os interesses instalados e deixou um aviso: “Quem nos vai travar? Bruxelas? A imprensa? Não! Só nós nos podemos travar!”
André Ventura acusou esta sexta-feira Luís Montenegro de transformar a cobrança de impostos numa prioridade do Governo, enquanto as famílias enfrentam despesas cada vez mais difíceis de suportar. No Parlamento, o presidente do CHEGA denunciou uma receita fiscal recorde, criticou a manutenção do IVA dos combustíveis e das portagens e acusou o primeiro-ministro de se "rir da pobreza dos portugueses".
André Ventura acusou esta quinta-feira PS e PSD de bloquearem a investigação parlamentar aos mandatos de Luís Neves à frente da Polícia Judiciária. No debate de urgência na Assembleia da República, o presidente do CHEGA apontou diretamente a Aguiar-Branco e denunciou aquilo que considera ser uma tentativa de proteger o atual ministro da Administração Interna do escrutínio parlamentar.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a Luís Neves toma posse no dia 14, mas o entendimento parlamentar que limita a duas as CPI em funcionamento pode travar o arranque dos trabalhos. Ventura contesta uma regra que não está "nem na lei nem na Constituição".