Deputado do CHEGA aponta intencionalidade à “gestão incompetente” da saúde

O deputado do CHEGA Pedro Frazão acusou hoje o Governo de ter uma "certa intencionalidade" ao gerir a saúde de forma "tão incompetente", questionou se o objetivo é favorecer os privados.

© Folha Nacional

“É muito difícil conseguir perceber como se consegue ser tão incompetente na gestão da coisa pública sem uma certa intencionalidade”, afirmou o deputado coordenador do partido na comissão parlamentar de saúde.

Pedro Frazão intervinha no segundo e último dia das jornadas parlamentares do Chega, que decorrem sob o mote “os desafios da próxima legislatura” em Matosinhos, distrito do Porto, e que contaram também com a presença dos eleitos nos Açores e na Madeira, além dos 12 deputados à Assembleia da República.

O segundo dia das jornadas é dedicado à saúde e de manhã foi debatido “o modelo de gestão do Serviço Nacional de Saúde” e “crise na saúde, causas e soluções”.

O deputado questionou os oradores se há um plano para “tornar o Serviço Nacional de Saúde menos atrativo para transferir para o setor privado os seus profissionais e os seus clientes”.

Pedro Frazão defendeu ser necessária uma “desburocratização da gestão da saúde em Portugal”, considerando que existem “mais de quatro dezenas de dirigentes da administração pública de primeiro grau”, que gerem o orçamento da saúde “de forma tão displicente”.

O vice-presidente do CHEGA afirmou também que o partido não pode ficar indiferente à “desconsideração pelos profissionais” do Serviço Nacional de Saúde, que “é revoltante”.

Entre os oradores convidados, alguns dos quais que se identificaram como apoiantes do CHEGA, o médico António Palhares Delgado defendeu que quando for possível resolver os problemas dos cuidados de saúde primário, será possível “ter uma melhoria substancial nos serviços de urgência”, enquanto Almeida Dias, presidente do Conselho de Administração da CESPU, assinalou a necessidade de adaptar as respostas de saúde ao envelhecimento da população.

“Este desafio tem de ser preparado com muita antecedência, e não tenho visto por parte dos responsáveis políticos esta preocupação”, criticou.

Mário Nora, da Associação Convergência dos Centros de Responsabilidade Integrados, considerou não que não há falta de médicos em Portugal e apontou um “problema sobretudo geracional” em que os profissionais mais novos estão “mais preocupados com conseguirem ter qualidade de vida” e não estarem tão disponíveis para trabalhar horas extraordinárias.

Neste ponto, Almeida Dias concordou que pode “não haver falta de médicos em termos de números”, mas “há falta de trabalho médico”.

Jerónimo Fernandes, médico e autarca do CHEGA que esteve envolvido em suspeitas relacionadas com a angariação de donativos para apoiar refugiados ucranianos, discordou do nome do painel, afirmando que o SNS não vive um momento de crise, mas sim “uma doença gravíssima que se tem vindo a acentuar nas últimas décadas”, que se prende com a “incompetência de quem faz a gestão”.

A média de família Eunice Ramos apontou que os “médicos vivem num sistema de ditadura encapotada” e classificou o acordo da semana passada como “a ‘black friday’ do médico”, rejeitando “migalhas”.

José Pacheco, deputado regional do CHEGA nos Açores defendeu que “há falta de médicos” e falou também numa “má distribuição” destes profissionais.

Já Miguel Castro, eleito na Madeira, acusou o Governo Regional de “promover o preconceito” face aos serviços privados, dificultando o reembolso a quem recorra a estes prestadores de saúde.

Ainda durante a manhã, o deputado Pedro Pessanha abordou os problemas dos antigos combatentes, defendendo a necessidade de fazer um levantamento das carências destas pessoas, porque “para solucionar o problema é necessário conhecer as necessidades”.

“Portugal tem uma obrigação histórica de lhes dar a dignidade que merecem. Foram os que mais contribuíram para dar dignidade que a pátria lhes pedia”, salientou o eleito por Lisboa.

Últimas de Política Nacional

André Ventura criticou a decisão de José Luís Carneiro de propor a abstenção do PS no Orçamento do Estado para 2027 antes de ser conhecido o documento. O Presidente do CHEGA considera que os socialistas passam a ser "parceiros" do Governo e questiona que margem resta para negociar medidas em áreas como Saúde, Administração Interna, combustíveis e alimentação.
A Comissão parlamentar vai analisar a atuação de Luís Neves durante os oito anos em que dirigiu a Polícia Judiciária e apurar eventuais responsabilidades dos membros dos governos que o nomearam e tutelaram. O CHEGA fica com a presidência, enquanto PS e PSD assumem as duas vice-presidências.
Miguel Guimarães, antigo bastonário da Ordem dos Médicos e atual deputado do PSD, é visado por acusações que incluem alegados gastos excessivos, abuso de poder e corrupção passiva.
O CHEGA queria que o Governo português promovesse junto da União Europeia a inclusão do Primeiro Comando da Capital (PCC) na lista de organizações terroristas. Mas PSD, PS, Livre e Bloco de Esquerda votaram contra.
A concelhia social-democrata corta com Luís Jesus e Alexandra Moura e acusa os dois eleitos de desrespeitarem as orientações do partido.
O CHEGA levou ao Parlamento a descida do IVA dos combustíveis de 23% para 13%, IVA Zero num cabaz de bens alimentares essenciais e o fim das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Nenhuma das propostas passou. PSD, PS e CDS-PP juntaram os votos contra nas duas medidas fiscais.
André Ventura defendeu esta quinta-feira, no Parlamento, uma redução da carga fiscal sobre os combustíveis e acusou o Governo de não responder ao aumento do custo de vida.
O CHEGA aceita as duas limitações impostas por Aguiar-Branco e desbloqueia a comissão parlamentar de inquérito. Ventura mantém as críticas à decisão, mas garante que não deixará cair a investigação aos mandatos do antigo diretor da Polícia Judiciária, Luís Neves.
Autarquia liderada pelo socialista Gonçalo Lopes repartiu trabalhos semelhantes de gestão florestal por cinco procedimentos, todos abaixo do limiar europeu. Dois ficaram a poucos milhares de euros dos 216 mil e, em quatro concursos, as empresas tiveram apenas cerca de 36 horas para apresentar propostas.
O líder do CHEGA acusa José Luís Carneiro de contradição e sustenta que os socialistas preferem preservar o entendimento político com o PSD a transformar em lei aquilo que dizem defender: baixar o IVA nos combustíveis de 23% para 13%.