Charles Michel diz que ataques como o de Praga não podem crescer na UE

O presidente do Conselho Europeu apresentou hoje as condolências às famílias das vítimas de um tiroteio em Praga e defendeu que estes atos violentos não têm lugar nas sociedades europeias.

© Facebook de Charles Michel

“Apresento as minhas condolências mais sinceras às famílias das vítimas deste tiroteio […], não podemos deixar que haja espaço para estes atos violentos nas nossas sociedades”, escreveu Charles Michel na rede social X (antigo Twitter).

Também a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, expressaram horror pelo ataque, cujas motivações ainda são desconhecidas, e apresentaram as condolências das instituições que representam.

As primeiras-ministras italiana, Giorgia Meloni, e francesa, Élisabeth Borne, lamentaram hoje o tiroteio ocorrido na Faculdade de Belas-Artes da Universidade Carolina de Praga, que fez 16 mortos, incluindo o atirador.

Um homem armado matou hoje 15 pessoas e feriu cerca de 30 antes de a polícia o abater, segundo a polícia e os serviços de emergência de Praga.

Há poucas semanas, a comissária para os Assuntos Internos, Ylva Johansson, advertiu que a União Europeia tinha de estar preparada para mais ataques contra cidadãos, na sequência de sentimentos exacerbados, em parte, pelo agravamento das tensões no Médio Oriente e por um clima de polarização crescente para o qual Bruxelas tem alertado.

Contudo, tanto quanto é sabido até às 18:15 de hoje locais (17:15 em Lisboa) não há motivações religiosas ou xenófoba por detrás do ataque.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.
Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.
Espanha recebeu 96,77 milhões de turistas em 2025, mais 3,21% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, revelou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE).
Com centenas de milhares de novos eleitores a entrar no censo nos próximos anos, os dados mostram que as regularizações estão a transformar-se, de forma silenciosa mas decisiva, em poder eleitoral.