Prémio Bial de Biomedicina 2023 distingue estudo sobre tumor cerebral agressivo

Prémio Bial de Biomedicina 2023 distingue um estudo internacional sobre o glioblastoma, um tumor cerebral agressivo, anunciou hoje a fundação promotora do galardão, no valor de 300 mil euros.

© D.R.

 

O estudo, assinado por cientistas da Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Noruega, foi publicado em 18 de setembro de 2019 na revista Nature e descreve um canal de comunicação direto entre os neurónios e as células tumorais, demonstrando que “os glioblastomas são capazes de se integrar na função do cérebro” e, desta forma, progredirem, segundo um comunicado da Fundação Bial, que atribui em anos ímpares o Prémio de Biomedicina.

Para o presidente do júri do prémio, o neurocientista Ralph Adolphs, citado no comunicado, a investigação representa “um avanço importante e surpreendente na compreensão de como o cancro do cérebro progride, ao descrever um novo canal de comunicação entre os neurónios e o tumor”, sugerindo “caminhos específicos para o tratamento”.

O Prémio Bial de Biomedicina distingue um trabalho na área biomédica que tenha sido publicado nos últimos 10 anos e que traduza resultados de “excecional qualidade e relevância científica”.

Criada em 1994, a Fundação Bial, formada por representantes da farmacêutica portuguesa com o mesmo nome e do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, tem “a missão de incentivar o estudo científico do ser humano, tanto do ponto de vista físico como espiritual”.

Na edição de 2021, o Prémio Bial de Biomedicina distinguiu um estudo pré-clínico de uma vacina contra o vírus Zika baseada na tecnologia genética de ARN mensageiro, atualmente utilizada em vacinas para a covid-19.

O estudo, publicado em 2017, foi conduzido por uma equipa liderada pelo imunologista norte-americano Drew Weissman, que inclui a bioquímica húngara Katalin Karikó, vice-presidente da BioNTech e autora da patente na qual se baseia a vacina contra a covid-19 criada em conjunto pela empresa biotecnológica alemã e a farmacêutica norte-americana Pfizer.

Drew Weissman e Katalin Karikó foram agraciados em 2023 com o Prémio Nobel da Medicina pelas descobertas biotecnológicas associadas à formulação das vacinas de ARN mensageiro para a covid-19, uma doença respiratória pandémica causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado inicialmente em 2019 na China.

Últimas do País

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje para o "agravamento considerável" das condições meteorológicas e da agitação marítima no arquipélago dos Açores, entre as madrugadas de terça-feira e de quinta-feira.
O supercomputador MareNostrum 5, instalado em Espanha e um dos mais potentes da Europa, terá maior capacidade de armazenamento e aplicações de inteligência artificial, num investimento de 129 milhões de euros com participação portuguesa, foi hoje divulgado.
Em Santarém, Rio Maior e Entroncamento, os estrangeiros já representam cerca de 20% da população e são hoje o principal motor do crescimento demográfico.
Cerca de 370 ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas hoje em Portugal continental, até às 15:00, devido à passagem da depressão Joseph, afetando sobretudo Lisboa e Vale do Tejo e a região Centro, revelou a Proteção Civil.
A PSP está a investigar um episódio ocorrido na Alta de Lisboa, onde indivíduos efetuaram disparos para o ar durante uma festa com música e churrasco, na presença de crianças. O vídeo já está nas mãos das autoridades.
O mau tempo e os caudais elevados do Tejo mantêm hoje 26 vias de comunicação afetadas em vários concelhos do distrito de Santarém, num cenário que deverá prolongar‑se nos próximos dias, segundo a Proteção Civil.
O homem, de 28 anos, acusado de esfaquear mortalmente um jovem junto ao Bar Académico da Universidade do Minho em abril de 2025, em Braga, não vai prestar declarações durante o julgamento, indicou hoje o seu advogado.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) recebeu no ano passado 3.480 queixas de assédio moral e sexual, mas aplicou apenas 20 contraordenações, segundo dados da Autoridade, citados hoje pelo jornal Público.
O Hospital Santa Maria reforçou a resposta neonatal com a nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, aumentando para 28 o número de vagas, das quais 10 de cuidados intensivos, melhorando a resposta aos recém-nascidos mais críticos, foi hoje anunciada.
A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) alertou hoje para os danos económicos graves causados ​​pelo vírus da língua azul que afetam as explorações pecuárias da região e que colocam a sua sustentabilidade em risco.