Aveiro comemora a Festa Arte Nova a partir de sábado

A Câmara de Aveiro vai celebrar a Festa Arte Nova, a partir de sábado, com um conjunto de atividades que evocam este dia e realçam a presença desta corrente artística na cidade, informou hoje a autarquia.

©D.R.

“A efeméride, promovida pela Réseau Art Nouveau Network e envolvendo todos os membros da rede, comemora o espírito que preside ao movimento Arte Nova, nas suas diferentes manifestações e geografias”, refere uma nota camarária.

Além de entradas gratuitas no Museu Arte Nova, o programa da iniciativa, que decorre até ao dia 13, inclui duas instalações artísticas, uma exposição e diversos espetáculos, entre os quais o concerto “Paisagens Sonoras da Belle Époque” no sábado, às 18:00, nas janelas e fachada do Museu Arte Nova.

Neste recital, Samuel Marques e Vasyl Tsanko propõem ao público descobrir algumas das mais belas e elegantes melodias compostas na época da Arte Nova, com especial destaque para os países representados na Réseau Art Nouveau presentes em Aveiro.

No domingo, a companhia Coração nas Mãos apresenta no Rossio o espetáculo de Novo Circo “Chá das Cinco”, com sessões às 11:00 e 15:00, e à noite, pelas 21:30, no Rossio, a nova criação de Radar 360.º, “iLUMiNADOS”, vai reforçar o ato criativo das artes de rua com a utilização de candeeiros humanos, autónomos e espalhados por pontos estratégicos.

No dia 10 de junho, quando se assinala o Dia Mundial da Arte Nova, o coreto do Parque Infante D. Pedro irá acolher a instalação artística “Floratech”, do coletivo Persil Noir, que convida os participantes à conexão com a natureza, explorando a sua própria sensibilidade e criatividade. “Através da interação com as flores, os participantes poderão explorar a sua musicalidade, conectando-se com a arte”, refere a mesma nota.

A 11 de junho, pelas 21:30, a associação Plateia Protagonista irá apresentar “Ecos da Belle Époque”, uma gala de ópera focada nas óperas do período Arte Nova. A música dos grandes compositores deste período sobe ao palco situado no Mercado José Estêvão, num concerto comentado que, segundo a organização, promete ser “um excelente momento de fruição histórica e musical”.

A autarquia destaca ainda a inauguração, no dia 12, da exposição “A transformação da Natureza” no Museu Arte Nova, que resulta do convite lançado aos parceiros da Réseau Art Nouveau Network.

O programa termina no dia 13 com uma visita dialogada pelo património azulejar de Aveiro e com destaque para a produção e utilização de azulejos Arte Nova.

Últimas de Cultura

A residência da fadista Mísia (1955-2024) em Lisboa vai acolher artistas de diversas áreas, e alguns objetos pessoais vão a leilão em novembro, divulgou hoje a Fundação Kees Eijrond.
"O Fantasma da Ópera" é uma das produções mais vistas de sempre e estará disponível de 15 a 27 de outubro no Campo Pequeno.
O Fundão promove, de 18 a 20 de outubro, a primeira edição do Festival Amália Rodrigues, com 40 músicos, para descentralizar o fado e homenagear uma filha da terra, onde a fadista tem as raízes.
A Associação Portuguesa dos Amigos do Fado (APAF), num momento de mudança, festeja 30 anos em outubro, com debates, uma exposição e fado por António Rocha e Elsa Laboreiro, entre outros.
Dar a conhecer música nova continua a ser o que, ao fim de 20 anos, move os criadores do Out.Fest - Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, cuja 20.ª edição começa na quarta-feira naquela cidade.
A cineasta portuguesa Laura Carreira foi premiada com a Concha de Prata de melhor realização, no Festival de Cinema de San Sebastian, Espanha, pela longa-metragem de estreia "On Falling", ex-aequo com Pedro Martín-Calero, por "El llanto".
O instituto Património Cultural iniciou na terça-feira a consulta pública sobre a decisão de inscrever no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a Romaria de S. Bento do Cando, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo.
O Agrupamento de Escolas de Mogadouro iniciou a um projeto-piloto na área do ensino da segunda língua oficial em Portugal, com a criação de um "Clube de Língua Mirandesa", disse hoje à Lusa a diretora deste organismo.
A Festa do Outono regressa no próximo fim de semana a Serralves, no Porto sob os temas da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, com centenas de atividades gratuitas para todos os públicos.
A nova temporada do Teatro Nacional São João, no Porto, a decorrer até dezembro, traz seis estreias absolutas e arranca esta quarta-feira, no Teatro Carlos Alberto, com a estreia do monólogo “Homens Hediondos”, de David Foster Wallace.