PJ detém no Porto homem procurado em Espanha por abuso sexual de menores

Um homem de nacionalidade portuguesa, procurado pelas autoridades espanholas por suspeitas de abuso sexual de menores, foi detido na zona do Porto, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

© Facebook da PJ

 

Segundo adiantou a PJ em comunicado, o suspeito, 49 anos, está “fortemente indiciado da prática de um crime de abuso sexual de crianças”, tendo sido emitido um mandado europeu para a sua detenção.

Os factos, de acordo com polícia portuguesa, ocorreram em 2016, quando o homem alegadamente abusou de uma menor de oito anos, neta da mulher com quem mantinha uma relação conjugal.

“Por este crime, poderá vir a ser condenado numa pena de prisão de 12 anos e seis meses”, referiu ainda a PJ, ao adiantar que o Tribunal da Relação do Porto determinou que ficasse em prisão preventiva a aguardar o desenvolvimento do processo para a sua entrega às autoridades espanholas.

Últimas do País

O Tribunal Constitucional recusou todas as nulidades apresentadas pela defesa de Ricardo Salgado e determinou o encerramento do ciclo de recursos, abrindo caminho ao cumprimento da pena de oito anos de prisão confirmada pelo Supremo Tribunal de Justiça.
Nove em cada dez professores queixam-se de burocracia excessiva e mais de 60% passam cinco ou mais horas semanais em tarefas administrativas, revela um inquérito online realizado pela Federação Nacional da Educação (FNE).
O presidente da AGIF - Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais avançou hoje, no parlamento, que a GNR autuou 120 municípios em 2025 por falta de limpeza de terrenos para prevenção de fogos florestais.
Um homem morreu na terça-feira no Seixal depois de quase três horas à espera de socorro do INEM, confirmou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, admitindo que o novo sistema de triagem possa ter influenciado o desfecho.
A ministra da Justiça disse hoje que durante este ano vão ser criadas 670 vagas nas prisões, após uma reorganização dos estabelecimentos prisionais, uma vez que no ano passado se registou um aumento de mais de 700 presos.
Um professor de 38 anos foi detido na segunda-feira por ser suspeito de crimes de abuso sexual de crianças, em contexto escolar, contra um menor de 12 anos com perturbação neurológica permanente, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul revelou, esta terça-feira, que a "situação crítica" vivida nas urgências do Hospital Amadora-Sintra de sexta-feira para sábado levou à demissão da chefe e da subchefe da equipa da Urgência Geral.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu 11 estabelecimentos comerciais "por violação dos deveres gerais de atividade" e instaurou um processo-crime por géneros alimentícios "avariados", foi hoje divulgado.
Número de utentes sem médico voltou a subir em dezembro: soma três meses consecutivos de agravamento e termina o ano com mais 40 mil pessoas a descoberto do que em 2024.
Os trabalhadores da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra apresentam níveis moderados de stress, ‘burnout’ e problemas de sono, que sugerem desgaste profissional acumulado, compatível com contextos de elevada pressão assistencial e organizacional.